Separamos as principais Cruzes presentes no Santuário Nacional para que você conheça, compreenda seus significados e as venha visitar para conferir de perto estas obras tão importantes.
Confira abaixo:
• Cruz do Nada
Uma das cruzes mais admiradas na Casa da Mãe é esta. Localizada no Altar Central, a Cruz do Nada representa a presença de Cristo Ressuscitado no Santuário de Aparecida.
A obra feita por Claudio Pastro, responsável pela arte sacra do Santuário, quando olhada de determinado ponto, tem o encaixe perfeito do vitral vermelho no coração de Jesus. Além disso, dependendo do posicionamento do fiel nos corredores laterais do Altar, não é possível ver a Cruz, fato que faz referência ao trecho da Sagrada Escritura:
“Disse-lhe Jesus: 'Tomé, tu creste porque me viste; felizes aqueles que não viram e creram!'”. (Jo 20, 29).
Continue lendo sobre a Cruz do Nada
• Cruz da Torre
Localizada no topo da Torre Brasília, a Cruz é uma das primeiras e mais vistas cruzes do Santuário. Ela foi posta em 1963, dois anos após a inauguração da torre, por uma cerimônia presidida por Dom Antônio Ferreira de Macedo, arcebispo coadjutor de Aparecida na época.
Ela possui a gravação "Protege Domine plebem tuam per signum Sanctae Crucis" (Protegei, Senhor, o vosso povo pelo sinal da Santa Cruz), junto da assinatura do primeiro arcebispo de Aparecida, Cardeal Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, e a data de 1963.
No evento, foi parafusado no topo da Cruz uma cápsula com a Sagrada Relíquia do Santo Lenho, que é um pequeno fragmento da Cruz de Jesus. Além disso, também foi posto um certificado de autenticidade, uma medalha de Nossa Senhora Aparecida e o Agnus Dei, um objeto sacramental da Igreja Católica, na forma de uma pequena medalha, produzida a partir da cera do Círio Pascal, abençoada pelo Papa.
• Cruzeiro
Separado do Santuário Nacional pela Rodovia Presidente Dutra, o Morro do Cruzeiro pode ser acessado pelos devotos pelo bondinho e proporciona uma ampla e privilegiada vista da Basílica.
No topo do Mirante, há uma cruz feita de aço pelo artista Cláudio Pastro. Chamada de “Cruzeiro”, a obra tem 23 metros de altura e pesa 25 toneladas.
• Cruz da Capela das Velas
Em 2004, a querida Capela das Velas, local para os devotos acenderem suas velas e prestarem suas orações, foi reformada e recebeu uma cruz, também feita pelo artista Cláudio Pastro. Esse é um espaço especial para que, além da prece, os fiéis possam também tirar uma foto abaixo da Cruz.
Com o auxílio do vídeo abaixo, medite os mistérios da Cruz:
15 anos do A12: devoção, formação e informação!
Neste ano de 2025 o A12 comemora 15 anos de trabalho e comprometimento com você que consome os nossos produtos.
Primeira intenção do Papa para 2025 é pelo direito à educação
Papa Francisco pede orações e ações pelo direito à educação dos migrantes e refugiados no primeiro mês do Ano Santo.
Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior é aberta no Jubileu da Esperança
No primeiro dia de 2025, a Porta Santa da Basílica de Santa Maria Maior foi aberta pelo cardeal Rolandas Makrickas, marcando a quarta a Porta Santa do Jubileu da Esperança.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.