O Santo Papa Paulo VI, celebrado pela Igreja neste dia 29 de maio, é um dos três pontífices — e o primeiro deles — que ofertou uma Rosa de Ouro ao Santuário Nacional de Aparecida.
Este símbolo que manifesta a afeição do papa à Padroeira do Brasil foi entregue há quase 57 anos e marcou o início dessa predileção e amor dos papas à Nossa Senhora Aparecida.
Para a entrega da Rosa, São Paulo VI abençoou o símbolo em uma cerimônia no dia 15 de agosto de 1967, no Vaticano, e ali ele fez um pronunciamento ao povo brasileiro onde deixou dois conselhos aos devotos de Nossa Senhora Aparecida.
:: Papa Paulo VI, o santo que ofereceu a primeira rosa de ouro ao Santuário
Piedade e Devoção Familiar
Ao abençoar a Rosa de Ouro, Paulo VI disse que ela era uma expressão do afeto pelo povo brasileiro. Para o papa, este símbolo daria testemunho da constante oração dele à Virgem Maria para o “progresso espiritual e material do Brasil”.
O papa recordou que “conhecia muito bem” o amor dos brasileiros à Mãe do Céu e do seu empenho na oração, especialmente do Santo Terço, através dos meios de comunicação. E por isso, ele reforçou que com os laços familiares “fonte fecunda de um amor perene, são sublimados pela oração no lar”; incentivando assim que cada família mantenha viva sua piedade e devoção mariana.
Não separar a Mãe do Filho
O segundo conselho dado pelo Papa manifesta a nossa fé católica que se alicerça sobre a pessoa de Jesus Cristo no Plano da Salvação, ou seja, o projeto de salvação que se realiza em Jesus Cristo. Paulo VI recomendou aos devotos que “nunca separem Nossa Senhora de Cristo”.
“Não se compreende a Mãe sem o Filho. Os privilégios de Maria Santíssima vêm-lhe de Jesus. Ela é como a lua: se o sol se apaga, não a veremos mais. Se, porém, os raios do sol lhe batem, então se ilumina. O culto de Maria é um culto introdutivo: vamos a Maria para chegar a Jesus”, disse o santo papa.
Por fim, Paulo VI assinalou que ao amar Nossa Senhora deste modo poderemos compreender a sua real grandeza e, através dela, poderemos chegar a Cristo.
Ao final da celebração deixou sua bênção:
“Que o nome bendito de Nossa Senhora Aparecida esteja sempre em vossos corações, como sinal seguro dos vossos passos no caminho ensinado por Jesus”.
:: ROSA DE OURO - Um presente para a Rainha e Padroeira do Brasil
A rosa de ouro ofertada por papa Paulo VI está em exposição no Museu Nossa Senhora Aparecida, além de outros presentes que nossa Mãe já recebeu dos Papas, confira!
Dogmas da Igreja: o inferno
O inferno é o estado de separação eterna de Deus, reservado àqueles que morrem em pecado mortal sem arrependimento.
Doutrina Social da Igreja: bússola que orienta a vida em comunidade
A Doutrina Social da Igreja Católica guia os fiéis na aplicação dos princípios cristãos à vida social, econômica e política, promovendo justiça e bem comum.
Papa incentiva Rede de Mundial de Oração a partilhar o Jubileu
Em encontro no Vaticano, Papa Francisco pediu aos membros da Rede Mundial de Oração a seguir o caminho do coração.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.