Neste Dia Oracional Mariano, os devotos foram convidados a refletir sobre a figura de Maria sendo mulher, mãe e protetora de Cristo e de seu povo. Este dia 12 de abril marca também a terça-feira da Semana Santa, onde somos convidados refletir a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
A Missa das 9h, no Altar Central do Santuário, foi presidida pelo Padre Eduardo Catalfo, reitor do Santuário Nacional, e a animação da celebração foi feita pelo Padre Mauro Vilela, que iniciou a celebração falando sobre Maria que exerceu o serviço da salvação ao lado de seu Filho.
“Chegando para o meio da Semana Santa, hoje neste Dia Oracional Mariano, nós queremos celebrar a Mãe que participa da Paixão do Filho. Maria rainha do céu, senhora do mundo, Maria nossa Mãe, Maria presente em nossa vida. Esteve de pé junto da cruz toda compassiva, dolorosa, mas ao mesmo tempo fiel, exercendo o serviço da salvação. Maria consoladora do Filho, Maria que consola a todos nós”.
Comentando ainda sobre o papel de Maria na história de nossa salvação, Pe. Mauro refletiu sobre a fé da Mãe do Salvador.
“Nossa Senhora foi participante no processo de redenção, porque ela mostra uma mulher forte ao lado de um sofrimento muito grande. Somente sua fé a fez assim e pela fé de Maria nós olhamos como exemplo, para que a nossa fé possa ser mais sólida, uma fé que nos faz ficar de pé diante de todas as cruzes”.
O presidente da missa, Pe. Eduardo Catalfo, comentou sobre o livro de Judite e relacionou com a força de outras mulheres da Bíblia que são prefigurações de Maria.
“A história de Judite, talvez um pouco desconhecida para muitos de nós; é a história de uma mulher escolhida por Deus para proteger seu povo. O livro de Judite conta a história de uma jovem senhora, viúva, que com sua astucia, beleza e inteligência, ofereceu a seu povo liberdade, vida nova e alegria. Essa é a missão de Maria na vida da igreja e de Maria na vida de Jesus”.
O Missionário Redentorista aproveitou a reflexão para falar da mensagem da Semana Santa: “Deus se faz presente. Deus se faz realidade”.
“A Missa de hoje nos faz olhar para a bem aventurada Virgem Maria aos pés da cruz do Senhor. Nós estamos em festa porque é o Dia Oracional Mariano, estamos alegres, mas o nosso coração se dirige também para a seriedade deste tempo, nessa Semana Santa, semana de oração, contemplação da paixão, morte e ressurreição de Jesus".
E finalizou lembrando os fiéis da mensagem que Deus nos deixou. A ressurreição de Cristo representa uma história de amor e de esperança.
“O Evangelho de hoje seguramente não é o capítulo mais triste do evangelho de São João, pelo contrário, é o capítulo de esperança. Fica claro que Jesus nos oferece como presente a sua mãe, por isso que os cristãos desde a mais remota memória da tradição, olharam para Maria e reconheceram que ela é de fato a mãe de Deus”.
Padre Eduardo Catalfo lembrou com carinho das mães ucranianas que assim como Maria que acompanhou seu Filho, desde o nascimento até sua idade adulta, sofrem a perda de seus filhos.
“Rezando com a bem aventurada Virgem Maria aos pés da cruz do Senhor, com todas as mães ucranianas que sepultam seus filhos que choram pelos seus filhos. E no coração de Maria, assim como no coração de todas as mães, está sempre a esperança cristã, a certeza de que nas mãos de Deus a nossa vida é transformada, a nossa vida é imortalizada".
O Dia Oracional Mariano é marcado também a presença de representantes da Família dos Devotos, que recebem em suas mãos a capelinha missionária com a imagem de Nossa Senhora, como o sinal de missão da Igreja. Assim como o Papa Francisco nos pede, um processo sinodal que sai do Santuário Nacional e vai pra várias regiões do país com a missão de evangelizar.
“Atendendo ao pedido do Papa Francisco de uma Igreja em saída, respondemos positivamente com Aparecida pelo Brasil. Levando a fé e devoção à Nossa Senhora Aparecida por todo o nosso país”.
Leia MaisDia Oracional Mariano: reveja como foi a celebração Aparecida pelo Brasil!Dia Oracional Mariano reflete a alegria de ser devoto de Nossa SenhoraDia Oracional Mariano traz reflexão sobre o serviço a Deus e ao próximo
Papa pede respeito e admiração às mães durante oração do Angelus
No Angelus deste domingo, Francisco destaca beleza da maternidade, convoca fiéis a celebrarem a vida e enfatiza que “nenhuma criança é um erro”.
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.