O encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, em 1717, no rio Paraíba do Sul, foi o início da devoção à Padroeira do Brasil, a partir da fé dos pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia e suas famílias.
Foi durante essa pescaria que os três tiveram o primeiro encontro com a Imagem de Nossa Senhora e foram abençoados com a pesca abundante de peixes, após horas de tentativas frustradas.
O primeiro local de acolhida da Imagem foi a casa de Domingos Garcia, pai de João Alves. Ela esteve na casa da família entre os anos de 1717 a 1732, aproximadamente. Em 1732, Felipe Pedroso entregou a imagem a seu filho Atanásio Pedroso, que construiu o primeiro oratório aberto ao público.
Daquela pescaria, fica a recordação e a gratidão a Deus por mais esse sinal de amor para com a humanidade, lembrando que a Mãe acolhe e socorre a todos os seus filhos.
Atualmente, os devotos vivem a mesma emoção que os pescadores tiveram em sua pescaria, e experimentam a alegria das graças e bênçãos de poder contar com a intercessão de Nossa Senhora Aparecida, especialmente quando têm a oportunidade de trocar olhares com a pequenina Imagem no seu nicho, no Santuário Nacional.
👉No Porto Itaguaçu, local do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida existem dois espaços que recordam a pesca de 1717.
👉Outro local é o Morro do Presépio, no pátio do Santuário. O atrativo dedicou um espaço para recordar o encontro da Imagem, inclusive simulando o rio Paraíba do Sul.
👉Na rampa de acesso ao nicho de Nossa Senhora Aparecida, a obra em azulejos traz a representação da pesca da Imagem.
👉E nos Jardins do Santuário, o monumento em homenagem aos 300 anos do encontro da Imagem traz os três pescadores no barco, uma trama de peixes e a imagem de Nossa Senhora Aparecida. A peça está instalada próxima à Avenida do Convento dos Redentoristas.
👉 Outro espaço que também homenageia os pescadores é o Salão 3 Pescadores, localizado no subsolo do Santuário, e que é utilizado para reuniões e atividades internas com os colaboradores.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.