A historiadora Tereza Pasin, figura muito querida e respeitada entre aqueles que conhecem um pouco mais a fundo a história da Padroeira do Brasil, há muitos anos estuda a devoção mariana mais brasileira de todas, sendo uma referência no assunto.
No vídeo acima, ela responde sobre o motivo pelo qual a Imagem de Aparecida é negra.
Ela conta que, através de uma carta do Padre Francisco, um jesuíta que esteve em Aparecida em 1748, é mais provável que quem moldou a Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi Frei Agostinho de Jesus, com barro trazido de Santana do Parnaíba (SP).
Este barro foi queimado em forno próprio de cerâmica, mas a imagem ficou por longos anos nas águas do rio, o que acabou escurecendo a sua cor. “Sabemos que ela ficou por 28 anos próxima à chama das velas, assumindo a cor que tem hoje, uma cor de canela escura, a Nossa Mãe Negra, que tem a nossa identidade, dos negros e índios”, relata Tereza.
Quais presentes o Papa Francisco nos deixou?
Neste primeiro aniversário do Papa Francisco na casa do Pai, relembre seu legado enquanto bispo de Roma e o que deixou de ensinamento em 12 anos de Pontificado
O que é a Penitenciária Apostólica?
Aos que buscam a reconciliação e as indulgências, saiba que existe um dicastério na Igreja que seu trabalho atua no cuidado da consciência dos fiéis dentro da Igreja.
Cardeal Dom Américo Aguiar destaca o protagonismo laical
Cardeal Américo Aguiar fala sobre o caminho sinodal percorrido por sua diocese e a importância da compreensão do que é sinodalidade.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.