Neste dia 12 de outubro, Solenidade de Nossa Senhora Aparecida, é celebrado também o Dia das Crianças. A Santa Missa das 12h, no Altar Central do Santuário foi dedicada ao público infantil e presidida pelo ecônomo adjunto do Santuário Nacional, padre Heliomarcos Costa Ferraz, C.Ss.R., concelebrada pelo padre Reinaldo Benjamin da Silva, C.Ss.R., superior da Comunidade Redentorista – Seminário Santo Afonso, e também pelo padre Antônio Maria. Leia MaisPequeno Príncipe e o Evangelho: ser como criança
Esse momento reúne o projeto Devotos Mirins, da Família dos Devotos, que contribui na evangelização das crianças e auxilia as famílias na educação da fé dos seus filhos.
Além disso, o projeto integra uma parceria do Santuário Nacional com o Ministério Público do Trabalho e o Tribunal Regional do Trabalho, que se empenha na erradicação do trabalho escravo infantil.
Na Missa foram distribuídos para as crianças cata-ventos nas cores azul, verde, vermelho, amarelo e laranja, que simbolizam a alegria, a liberdade, o jeito espontâneo de ser criança. As 5 pontas representam os cinco continentes, num símbolo que se tornou ícone na erradicação do trabalho infantil no mundo.
Durante a homilia, padre Heliomarcos comentou sobre a primeira leitura, na qual Ester recebeu o direito de fazer um pedido.
“Quando nós temos um relacionamento com Deus, nós sabemos pedir por coisas boas, rezar por coisas importantes. Ela disse 'eu quero a vida do meu povo'. Pedir coisas boas é a sabedoria de Deus que ajudou Ester e ajuda cada um de nós”.
No Evangelho, ouvimos que Jesus foi a uma grande festa onde as pessoas estavam, e uma convidada especial, Maria, a Mãe de Jesus, estava presente. “Ela percebeu que a festa iria ficar triste e foi falar com o seu filho Jesus”.
O padre perguntou às crianças: “Sabe o que faltava nessa grande festa? A alegria!” E explicou que Jesus realizou algo que devolveria alegria àquele evento. Nesse sentido, segundo ele, é preciso reinar a paz, o bem, o direito e a justiça.
“Por isso crianças, na escola, em casa, nos seus afazeres, no lazer vocês têm que fazer de tudo para reinar a alegria, na obediência aos pais, na convivência pacifica com os colegas, na comunhão com os irmãos e irmãos. Fazer tudo o que Jesus quer que a gente faça.
Nós adultos precisamos ajudar para que as crianças possam viver nesse reino de paz. Ajudem-nas a perceber a grandeza do Evangelho. E na festa de Nossa Senhora, que Ela nos inspire, derrube toda maldade que possa vir em nossa vida. Ela é Mãe, Rainha”.
Erradicação do Trabalho Escravo
No final da celebração, José de Lima Ramos Pereira, procurador regional do Trabalho, leu a Sétima carta de Aparecida pela abolição do trabalho infantil, pelo acesso à educação e pela proteção integral e prioritária de crianças e adolescentes.
:: Leia aqui a carta na íntegra
Confira imagens da Missa com as crianças:
Pela primeira vez, Papa abre Porta Santa em penitenciária
"Abra os corações para a esperança”, exorta o Papa na Penitenciária de Rebbibia, na abertura da segunda Porta Santa.
7 lições do Papa para o Jubileu na benção Urbi et Orbi
Papa destaca Jesus como a Porta Santa da Paz, convidando a todos a vivenciar o Jubileu vencendo as divisões.
7 agendas de Aparecida para te acompanhar em 2025!
Leve um pedacinho do Santuário Nacional e a Mãe aAparecida em seus planejamentos, sonhos e organizações!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.