Santuário Nacional

Santuário Nacional recebe Romaria do Povo de Deus do Estado de São Paulo

Missa foi celebrada por Dom José Bertanha que refletiu sobre os ensinamentos da Palavra de Deus

Escrito por Lais Silva

25 SET 2022 - 10H26 (Atualizada em 26 SET 2022 - 07H44)

Mariana Jofre / A12

Neste domingo, 25 de setembro, o Santuário Nacional recebeu a 1ª Romaria do Povo de Deus, das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’s) e dos movimentos sociais e pastorais do Estado de São Paulo.Leia MaisQual a diferença da Bíblia Católica para a Bíblia Protestante?Interpretar e entender a BíbliaO conselho mais repetido na Bíblia pode te acalmar neste momento

A celebração foi presidida por Dom José Luiz Bertanha, que iniciou sua reflexão destacando que neste domingo a Santa Missa foi celebrada em comemoração ao Dia Nacional da Bíblia, lembrando os fiéis que é preciso buscar a sabedoria e que este não é apenas um livro para ser guardado:

“Não deixe a Bíblia guardada na gaveta, esse é um livro que a gente deve ter na mão, no coração e na mente. Devemos rezar com a Bíblia na mão, acolher a Palavra, celebrar a Palavra e viver a Palavra”.

Ainda falando sobre a Palavra de Deus, Dom José falou que abrir o coração para o Evangelho, levar à frente os ensinamentos da Bíblia, querer estudar mais este importante livro.

“Temos que ouvir o Senhor. A Palavra é fonte de luz e inspiração”

O bispo emérito lembrou em sua homilia da população que vive em situação vulnerável e afirma que é preciso acabar com o abismo das classes sociais.

O Brasil é um país desigual de muitos privilegiados e a maioria na luta, no trabalho, no sacrifício, muitas vezes pisados e não valorizados. É preciso acabar com esse abismo para que o rico e pobre possa gozar um dia, todos juntos, participando dos mesmos bens que Deus coloca para todos. Que a Palavra de Deus ilumine ricos e pobres para sermos um povo fraterno sem privilégios, mais igualitários, buscando sinais sempre, não de morte, mas sinais de vida e de esperança”.

De acordo com Dom José, a Igreja, Romaria do Povo de Deus, os movimentos sociais e pastorais podem ajudar muitas pessoas a enfrentar tantas questões sociais, entre elas a fome:

“Esta romaria vem aos pés de Nossa Senhora para que diminua o número de muitos Lázaros que estão com fome. Os meios de comunicação dizem que no Brasil 33 milhões de brasileiros vão dormir com fome, é um país desigual, com gente privilegiada recebendo muito e a grande maioria humilhada. Que esta romaria nos ajude a sermos mais irmãos. A todos que trabalham nos movimentos sociais, nossa gratidão”.

Mariana Jofre / A12
Mariana Jofre / A12


1ª Romaria do Povo de Deus

Esta foi a primeira Romaria do Povo de Deus, foram dois anos de organização entre as CEB’s, as pastorais e os leigos para então visitar o Santuário Nacional a mensagem da romaria a diante.

Seguindo o pedido do Papa Francisco para uma Igreja em saída, a participação dos leigos é fundamental dentro de pastorais para que as ações da comunidade possam ir além das paredes e chegar a todos.

Silvia Macedo, representante da CEB’s do estado de São Paulo, explicou ao Portal A12 um pouco do trabalho da Romaria:

“Conseguimos fazer o trabalho de pastoral de conjunto, junto com as pastorais sociais, PJ, organismos do estado de são Paulo. Estar na Casa da Mãe junto com esse povo na época da eleição e muito importante para nós”.

Ela lembrou ainda do 15º Encontro Intereclesial, que acontece em Rondonópolis em 2023 e que vai ser o encontro das “pastorais sociais e com o Povo de Deus, com as comunidades que estão espalhadas no Brasil inteiro”.

Alex Pontes, representante da coordenação estadual das CEB’s destacou a importância da participação dos leigos nas ações da Igreja.

“Os leigos são a base da igreja, são o núcleo fundamental e as CEB’s são isso. O leigo atuando sendo a fonte que liga a Igreja com a sociedade, com a comunidade. Essa é a importância da participação dos leigos tanto na Igreja, quanto na sociedade, transformando e mudando para melhor, construindo Reino de Deus”.

Mensagem

Antes da celebração foi lida uma mensagem da 1ª Romaria do Povo de Deus para todos fiéis presentes e aos que assistem as transmissões da Rede Aparecida de Comunicação. Na mensagem, os representantes lembram que a solidariedade com o próximo é o caminho para nos aproximarmos de Deus.

É preciso que confiemos plenamente no Senhor, que depositemos nossa esperança num país melhor e mais fraterno, onde as armas que utilizaremos são as do amor, da compaixão e da misericórdia. O que desejamos é alcançar a vida eterna, cultivamos aqui agora as sementes do Reino de Deus, por isso o Senhor nos pede atenção especial para com os irmãos que vivem na pobreza, passam fome e vivem excluídos. Cada gesto nosso de solidariedade nos fará alcançar mais rapidamente o Reino de Deus”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Lais Silva, em Santuário Nacional

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...