A Novena Solene da Rainha e Padroeira do Brasil acolhe, todos os anos, a presença de bispos vindos das mais diversas dioceses do País. Eles representam a Igreja do Brasil e, como pregadores nas celebrações, são responsáveis por ajudar os devotos a compreender cada um dos temas ao longo dos nove dias.
Neste ano, o tema geral - “Com Maria, somos povo de Deus, unido pela aliança” - irá convidar os devotos para refletir sobre a Aliança de Deus com seu povo.
Deste tema geral, outros assuntos irão tratar sobre a Aliança Divina, como por exemplo, no terceiro dia da Novena, sob a presidência do bispo de Cruz Alta (RS), Dom Adelar Baruffi, que tratará sobre a "Aliança dos Mandamentos". Outro exemplo, é do tema do nono dia, com o Bispo Prelado Emérito do Xingu-Altamira (PA), Dom Erwin Krautler, que atualizará o tema bíblico trazendo uma reflexão sobre a "Aliança de unidade com o Papa Francisco".
Quem abre a Novena Solene é o Cardeal Sergio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia (BA), com uma reflexão que tem relação direta com o tema central: "Em êxodo para a libertação e aliança!"
Veja todos os bispos que estão na Novena de 2021, junto de uma breve biografia:
1º Dia: 03 de Outubro (Domingo)
Tema: Com Maria, em êxodo para a libertação e aliança!
Pregador: Cardeal Sergio da Rocha, Arcebispo de São Salvador da Bahia - BA
O presidente do primeiro dia da Novena e Festa da Padroeira em 2021 é Dom Sérgio da Rocha. Ele tem como lema episcopal "Tudo na caridade", é bispo desde 2001 e é o atual arcebispo da primeira diocese do Brasil, a Arquidiocese de São Salvador da Bahia. Já foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, entre os anos de 2015 a 2019. Dom Sérgio acumula inúmeros cargos de relevância na Igreja do Brasil e no Vaticano. Ele foi criado cardeal pelo Papa Francisco, em 2016.
2º Dia: 04 de Outubro (Segunda-Feira)
Tema: Com Maria, ser Igreja, Povo de Deus!
Pregador: Dom Celso Antônio Marchiori, Bispo de São José dos Pinhais - PR
O segundo dia terá a presença de Dom Celso Marchiori que é bispo desde 2009. Antes de ser bispo em São José dos Pinhais, passou pela Diocese de Apuracana, também no Paraná, onde permaneceu por oito anos, até 2017, e depois assumiu a diocese atual. Atualmente, é bispo referencial de diversos organismos, entre eles a Pastoral do Dízimo, do Surdo, RCC e RENASEN. Na CNBB, é bispo referencial da Pastoral do Surdo.
3º Dia: 05 de Outubro (Terça-Feira)
Tema: Com Maria, unidos pela aliança dos mandamentos!
Pregador: Dom Adelar Baruffi, Bispo de Cruz Alta - RS
No terceiro dia da Novena, quem preside é Dom Adelar Baruffi que é bispo desde 2015, nomeado pelo Papa Francisco, na Diocese de Cruz Alta (RS). O bispo foi nomeado recentemente para a Arquidiocese de Cascavel (SC), onde deve tomar posse até o fim do mês de outubro. Dom Adelar trabalhou por 15 anos na formação sacerdotal e foi coordenador do Curso de Teologia e Bíblia e Teologia para Leigos, no Regional Sul 3.
4º Dia: 06 de Outubro (Quarta-Feira)
Tema: Com Maria, unidos pela aliança das bem-aventuranças!
Pregador: Dom José Negri, Pime, Bispo de Santo Amaro - SP
No quarto dia da Novena, a presidência é de Dom José Negri, que é um italiano, natural de Milão. Sua vinda ao Brasil se deve ao Pontifício Instituto das Missões Exteriores no qual ele foi ordenado presbítero com caráter missionário. Ele vive no país desde 1987, e teve passagens por seminários, paróquias, entre outros. Em 2006, foi ordenado bispo (auxiliar), para atuar na Arquidiocese de Florianópolis até ser transferido para a Diocese de Blumenau, em 2009 e, finalmente, para a Diocese de Santo Amaro, em 2015.
5º Dia: 07 de Outubro (Quinta-Feira)
Tema: Com Maria, unidos pela misericórdia samaritana!
Pregador: Dom João Francisco Salm, Bispo de Tubarão - SC
O quinto dia da Novena tem a presença de Dom João Salm, que é bispo desde 2012, atuando desde então nesta diocese catarinense. É desta diocese a Beata Albertina Berkenbrock. Seu lema episcopal é "Ide para a vinha". Este bispo assumiu em sua trajetória a formação de padres, sendo reitor em vários seminários, ele foi ainda reitor do Santuário Episcopal de Nossa Senhora de Azambuja. Ele também foi Juiz no Tribunal Eclesiástico de Florianópolis, e assumiu outras funções nesta Igreja local, até ser nomeado bispo de Tubarão pelo Papa Bento XVI.
6º Dia: 08 de Outubro (Sexta-Feira)
Tema: Com Maria e José, viver a aliança em família, Igreja doméstica!
Pregador: Dom Carlos Silva, Bispo Auxiliar de São Paulo - SP
No sexto dia da Novena, a presidência é de Dom Carlos Silva, ordenado bispo há poucos meses, em fevereiro de 2021. Ele atuava, até então, como Conselheiro Geral da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (OFMCap), em Roma, na Itália. Foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, sendo designado Vigário Episcopal da Região Brasilândia. Ele já foi missionário no Norte do México, onde assumiu diversas funções, e depois de volta ao Brasil, ocupou cargos de destaque na sua congregação religiosa.
7º Dia: 09 de Outubro (Sábado)
Tema: Com Maria, uma aliança pela defesa da vida e do meio ambiente!
Pregador: Dom José Carlos de Souza Campos, Bispo de Divinópolis - MG
No sétimo dia da Novena, temos a presença de Dom José Carlos Campos que é bispo desde 2014, atuando sempre na mesma diocese mineira. É mestre em Teologia e, durante boa parte de sua vida, exerceu o magistério, sendo professor de diversas disciplinas em vários lugares. Atualmente é presidente do Regional Leste 2 da CNBB.
8º Dia: 10 de Outubro (Domingo)
Tema: Com Maria, celebrar a Eucaristia como aliança redentora!
Pregador: Dom Carlos Alberto Breis Pereira, Bispo de Juazeiro-BA
O oitavo dia da Novena traz na presidência Dom Carlos Alberto Breis, conhecido como Dom Beto Breis, que é bispo desde 2016, então como coadjutor (com direito a sucessão) na diocese baiana. Antes de assumir o episcopado, ele estava provincial na Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil. Em sua ordem religiosa, exerceu diversas funções de serviço, formação e liderança.
9º Dia: 11 de Outubro (Segunda-Feira)
Tema: Com Maria, na aliança de unidade com o Papa Francisco!
Pregador: Dom Erwin Krautler, Bispo Prelado Emérito do Xingu-Altamira - PA
No nono e último dia, a presidência da Novena será de Dom Erwin Krautler, que é um austríaco que se naturalizou brasileiro em 1978. Foi ordenado bispo no ano de 1981, em Altamira (PA), com o lema "Servo de Cristo Jesus". Dom Erwin chegou à Amazônia muito antes, em fins de 1965, atuando na então Prelazia do Xingu, o que fez por mais de cinco décadas. Foi presidente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), e assumiu ainda outros cargos na Igreja da América Latina, até que em 2015, renunciou por limite de idade. Atualmente, é presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), onde atua na contínua defesa dos direitos humanos de ribeirinhos, indígenas, quilombolas, extrativistas, pescadores, e tantas outras expressões e trajetórias de vida emersas na Amazônia.
ACOMPANHE A NOVENA E FESTA
Acompanhe toda a programação e a cobertura oficial da Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida no site A12.com/Padroeira e ainda em nossas redes sociais oficiais.
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Papa Francisco escreve autobiografia: Esperança
É inédita a atitude de um Pontífice escrever sobre sua própria vida
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.