Como você está acompanhando aqui no A12, estamos próximos de iniciar o Jubileu Ordinário da Igreja Católica, a partir do tema “Peregrinos da Esperança”, um tempo especial de graça, conversão e renovação espiritual, marcado por eventos litúrgicos e peregrinações.
Serão diversos eventos específicos e mensais no período de 29 de dezembro de 2024 até 28 de dezembro de 2025 e aqui você confere o calendário completo do ano jubilar.
Leia MaisBispos do Brasil partilham sobre o Sínodo e a preparação para o Jubileu 2025Assim como nos fala o Papa Francisco na bula de proclamação do Jubileu, Spes non confundit, além das quatro basílicas maiores romanas (São Pedro, São Paulo, Santa Maria Maior e São João do Latrão), onde serão abertas as portas santas jubilares, outras igrejas ao redor do mundo, (catedrais, basílicas menores, santuários e demais templos designados pelos bispos diocesanos) serão destino da peregrinação dos fiéis, por meio das quais poderão obter indulgências neste período.
Diante de Deus, a indulgência plenária é a remissão da pena temporal devida aos pecados perdoados quanto à culpa que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições (confissão, comunhão eucarística e oração nas intenções do Papa e peregrinações) alcança por meio da Igreja.
No fim da Missa Solene da Festa da Padroeira do Brasil, em 12 de outubro, foi assinado o decreto que define que templos da Arquidiocese de Aparecida serão Igrejas Jubilares: o Santuário Nacional, a Basílica Histórica e a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida e de São Benedito em Aparecida (SP), além do Santuário Arquidiocesano de Santo Antônio de Sant`Anna Galvão e a Igreja Matriz de Santo Antônio, em Guaratinguetá (SP).
Arquidioceses brasileiras também estão divulgando quais serão as suas igrejas jubilares. Na Arquidiocese de São Paulo (SP) serão 12 templos dedicados ao Jubileu, duas em cada região episcopal: Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção (Sé); Santuário Nossa Senhora de Fátima, no Sumaré (Sé); Santuário São Judas Tadeu, no Jabaquara (Ipiranga); Santuário Nossa Senhora Aparecida (Ipiranga); Basílica Menor de Sant’Ana (Santana); Santuário Nossa Senhora da Salete (Santana); Igreja Nossa Senhora da Lapa (Lapa); Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Vila Leopoldina (Lapa); Igreja São José do Belém (Belém); Igreja Nossa Senhora de Fátima e São Roque, em Sapopemba (Belém); Igreja Nossa Senhora da Expectação, na Freguesia do Ó (Brasilândia) e o Santuário Nossa Senhora Mãe e Rainha, no Jaraguá (Brasilândia).
“Cada paróquia também deverá preparar os seus peregrinos, promovendo abundantes celebrações do Sacramento da Penitência ao longo do ano. Recomendo muito que cada paróquia organize a sua peregrinação, estimulando o povo a participar. A participação não deveria ser apenas 'por representação', com poucas pessoas, mas deve ter um envolvimento popular amplo. O Jubileu é um tempo de graças especiais para todo o povo e para manifestações expressivas de piedade popular. Desde logo, convido todos a prepararmos bem a celebração do Jubileu, mediante a oração, para que o povo tenha o melhor proveito deste tempo favorável”, disse o Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo.
No Rio de Janeiro, o Cardeal Orani João Tempesta assinou em outubro uma nova Carta Pastoral: “Missão, Esperança e Paz”, por ocasião do Ano Santo de 2025.
“Portanto, todos os organismos de nossa Arquidiocese são chamados, durante o Ano Santo, a viver este tempo forte da graça de Deus, promovendo estudos, formações, peregrinações, visitas aos lugares sagrados previstos (Igrejas Jubilares), para lucrar as indulgências e reavivar a esperança de todos. Cada pároco ou reitor deve usar da criatividade pastoral para favorecer o propósito do jubileu, adotando uma postura de acolhimento alegre, disponível e generoso, bem como a formação de equipes de acolhida e catequese, entre outros”, disse o Arcebispo do Rio de Janeiro.
Ao todo são 21 locais de peregrinação: Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro, as basílicas menores da Imaculada Conceição, em Botafogo, Imaculado Coração de Maria, no Méier, Nossa Senhora de Lourdes, em Vila Isabel, Santa Teresinha, na Tijuca, Nossa Senhora da Penha, na Penha, São Sebastião, na Tijuca, São João Batista da Lagoa, em Botafogo, os santuários arquidiocesanos do Cristo Redentor, no Corcovado, Mãe e Rainha três vezes admirável de Schoenstatt, em Vargem Pequena, Nossa Senhora de Fátima, no Recreio, Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa, na Tijuca, Nossa Senhora do Loreto, na Freguesia, Divina Misericórdia, em Vila Valqueire, e as paróquias São Jerônimo, em Coelho Neto, Imaculada Conceição, no Recreio, Nossa Senhora do Desterro, em Campo Grande, Nossa Senhora da Conceição, em Campinho, Nossa Senhora da Apresentação, em Irajá, Nossa Senhora da Conceição, em Realengo e Nossa Senhora da Conceição, em Santa Cruz.
Como afirmou o Santo Padre, na bula pontifícia do próximo Jubileu, as igrejas jubilares poderão ser “oásis de espiritualidade nos quais será possível restaurar o caminho da fé e matar a sede nas fontes da esperança, a começar pelo sacramento da Reconciliação, ponto de partida insubstituível de um verdadeiro caminho de conversão”.
.:: Qual a expectativa da Igreja para o Jubileu 2025?
Fonte: Arquidiocese do Rio de Janeiro / Arquidiocese de São Paulo
Faculdade de São Bento promove encontro de Arte Sacra Cristã Ocidental
Participe do 1º Encontro do Grupo ‘Estética & Arte Sacra’ na Faculdade de São Bento, dia 5/12. Palestras, debates e lançamento de livro!
A Igreja católica tem dois novos Beatos: Gaietà Clausellas e Antoni Tort
Na manhã do último sábado (23), a Basílica da Sagrada Família em Barcelona foi palco da cerimônia de beatificação de dois mártires: Gaietà Clausellas que foi morto enquanto rezava o Te Deum e Antoni Tort que protegeu a Eucaristia da profanação antes de ser assassinado.
Rumo ao Céu: casais que podem se tornar santos
Na Igreja há casais que são modelos de santidade para a nossa sociedade. Conheça 3 que estão em processo para se tornarem santos!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.