Santuários

Basílica de Nazaré em Belém (PA) entrega capelas restauradas

Projeto de restauração tem cinco fases que será encerrado em até 18 meses

Escrito por Redação A12

14 AGO 2024 - 09H58 (Atualizada em 14 AGO 2024 - 10H39)

Karol Coelho - ASCOM

Desde janeiro de 2024, a Basílica Santuário de Nazaré está passando por um processo de restauro e conservação. Esta é a primeira vez que a igreja passa por obras de restauração, em mais de 100 anos de história.

Leia MaisCírio de Nazaré reúne dois milhões de fiéis nas ruas de Belém (PA)
O projeto anda da seguinte maneira: restauro do altar principal, telhado, forro, de todas as 10 capelas laterais da nave, do lado esquerdo e direito, dos elementos decorativos, vitrais e capitéis, que se desgastaram ao longo do tempo e a requalificação da cripta, localizada no subsolo do Santuário paraense.


“Um dos objetivos é preservar o patrimônio histórico e cultural que a Basílica representa, não só para a capital paraense, Belém, mas para toda a região amazônica e para os fiéis que visitam o Santuário anualmente, especialmente durante o Círio de Nazaré”,
relata a coordenadora geral do projeto, Luci Azevedo.

A cerimônia de entrega à população das capelas laterais do lado esquerdo da Igreja, restauradas e com nova iluminação, acontece neste sábado (17), Dia do Patrimônio Histórico Nacional. O projeto é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A previsão para a execução e término da obra é de até 18 meses.

Renato Chalu - Basílica Santuário de Nazaré
Renato Chalu - Basílica Santuário de Nazaré


Fases do projeto na Basílica

O restauro do Santuário tem cinco etapas. Na primeira, houve o restauro nas capelas laterais do lado esquerdo (das Santas Mulheres, Sagrado Coração de Jesus, São José, Santa Terezinha e Nossa Senhora das Dores) que passaram também por revitalização nos ambientes da área que dá acesso à cripta e ao confessionário.

Padre Francisco Cavalcante, pároco da Basílica de Nazaré, falou do sentimento para a entrega dessa fase da obra. “Para nós, religiosos barnabitas, esse momento de entrega da primeira parte do restauro da Basílica é um momento de alegria. É um marco que expressa vitória; a colheita de tantos irmãos religiosos e leigos que trabalham para que o restauro possa acontecer”.

A obra está em fase de conclusão da terceira fase. “A expectativa é que em setembro a quarta etapa também esteja avançada, já que os trabalhos também avançam nas cúpulas laterais do lado direito, onde estão montados os andaimes e os trabalhadores atuam nos mosaicos e vitrais, além de outras partes específicas”, ressalta Marcos Oliveira, um dos engenheiros responsáveis pela obra.

Basílica Santuário de Nazaré
Basílica Santuário de Nazaré


Requalificação da Cripta

Com a restauração concluída, o local ganha uma nova funcionalidade, para que os devotos possam visitar e que celebrações possam ser realizadas. A arquiteta fiscal da obra, Ísis Ribeiro, destacou que a obra está sempre de portas abertas.

“É importante ressaltar que a obra está sendo feita sem que haja interdição do acesso dos frequentadores da Basílica, e adequada de modo que as celebrações possam ocorrer normalmente, com segurança reforçada, através de sinalização e equipamentos de segurança instalados por toda extensão do Santuário”.

O projeto iniciou em novembro de 2023. Cerca de 100 profissionais estão envolvidos, entre arquitetos, engenheiros, restauradores, mestre de obras, operários, administrativo, fiscalização da obra, coordenação do projeto e equipe de comunicação. Para a segurança desta equipe, foram desenvolvidos cursos e treinamentos, exigidos pelo Ministério do Trabalho.

Basílica Santuário de Nazaré
Basílica Santuário de Nazaré


A12 faz cobertura do Círio de Nazaré

Durante todo o mês de outubro, milhões de fiéis de todo o Brasil estarão na capital paraense para a grandiosa manifestação de fé e devoção a Nossa Senhora de Nazaré. Além do próprio Círio, acontecem outras doze procissões, como a Trasladação, a Romaria Rodoviária, a Romaria Fluvial, o Círio das Crianças e o Recírio, dentre outras.

São milhões de pessoas nas ruas de Belém durante toda a quinzena festiva, que também conta com uma extensa programação: missas, vigílias de oração, o Arraial de Nazaré, o Círio Musical e a descida da Imagem do Achado, do Glória para o Altar da Basílica Santuário, onde fica durante os quinze dias de festa para visitação.

Em 2024, o tema do Círio é Perseverar na oração, com Maria, Mãe de Jesus”, em sintonia com o que o Papa Francisco nos pede para esse ano: orarmos sem cessar para o Jubileu de 2025.

E nesta edição, teremos a cobertura do Portal A12, direto de Belém, mostrando, com testemunhos e notícias, a vivência do mistério do “sim” de Maria, um dos eventos fundamentais para a Igreja, que convida multidões à comunhão com Jesus.

Romeiros e promesseiros falaram ao A12 da devoção à Rainha da Amazônia


Fonte: ASCOM - Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Santuários

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...