Aqui no A12, você confere que existem 1500 templos ao redor do mundo que são conhecidos como “basílica menor” pelo Vaticano, inclusive o Santuário Nacional de Aparecida.
A mais recente nomeação em nosso país é a da Catedral da diocese de Apucarana (PR), que na última quarta-feira (30) recebeu o título de Basílica, passando a se chamar Catedral Basílica de Nossa Senhora de Lourdes.
O Papa Francisco assinou o documento que oficializa o título e a conquista foi comunicada pelo bispo diocesano, Dom Carlos José de Oliveira, que se encontra em Roma.
“Agradecemos ao Santo Padre, o Papa Francisco, este grande presente nos 60 anos dessa diocese. Alegremo-nos, deixemos nos envolver pela alegria da Virgem Maria. Nossa alma engrandece o Senhor. Obrigado ao Deus uno e trino por mais esse presente: Catedral Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, a Catedral de Apucarana”, disse o bispo em frente à Basílica de São Pedro.
A Catedral de Apucarana, além de ser a única do Brasil dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, é também a única a ter a Padroeira dos enfermos no topo da sua torre principal. A imagem foi esculpida dentro da Igreja, pelo artista plástico Ângelo Franco Perez e depois levada, em partes, até o alto do campanário em um elevador improvisado.
É a escultura de Nossa Senhora mais alta de todo país. Com a imagem, a torre tem 50 metros de altura. Durante a semana, 10 missas são celebradas na Basílica, e todo dia 11 do mês é celebrada a Santa Missa Devocional a Nossa Senhora de Lourdes, com procissão de velas e o Santo Terço.
A Novena em honra à Nossa Senhora em Apucarana acontece no início de fevereiro, e a grande festa no dia 11 de fevereiro, quando relembramos a primeira aparição da Virgem Maria em Lourdes, na França.
História de fé e devoção
Quando a Companhia de Terras Norte do Paraná em 1934 iniciou a venda de terras para a formação do Patrimônio de Apucarana, os pioneiros trouxeram a fé consigo. Graças a isso, em 8 de dezembro de 1937, em uma clareira na mata, onde hoje está a Praça Ruy Barbosa, foi celebrada a primeira Santa Missa, e outras celebrações forem realizadas em um Altar com a madeira e palmeiras que a natureza oferecia.
Em 1940 foi erguida a primeira capela com um quadro de Nossa Senhora de Lourdes emprestado por um devoto. Um ano depois, Atílio Carletto doou a primeira Imagem de Nossa Senhora de Lourdes (que se encontra hoje junto ao Crucifixo no Presbitério da Catedral).
Uma grande mostra da fé do povo paranaense aconteceu em 10 de novembro de 1941, quando um vendaval destruiu completamente a Capela. Entretanto, um detalhe marcou o episódio, somente restou no meio do terreno o Altar e sobre ele a Imagem de Nossa Senhora de Lourdes intacta.
Após a construção da nova capela em 1942 e deste testemunho a fé pela intercessão de Maria só cresceu, tanto que 8 de dezembro de 1944, Dom Ernesto de Paula, então Bispo de Jacarezinho (PR) assinou o Decreto criando a Paróquia de Apucarana, tendo como Padroeira Nossa Senhora de Lourdes.
Oficialmente a Igreja tornou-se catedral em 28 de março de 1965, quando foi instalada a Diocese de Apucarana, que teve Dom Romeu Alberti (1965-1982) como seu primeiro bispo. A Diocese de Apucarana está localizada na região centro-norte do Paraná, composta por 36 municípios, 64 paróquias, diversas comunidades, diaconias e grupos de vivência. A população atual da diocese é de 500.468 habitantes (Censo 2010).
1/2
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.