Frade católico e primeiro nascido no Brasil a estar elevado aos altares de Deus, Santo Antônio de Sant'Anna Galvão, conhecido como Frei Galvão, será celebrado no dia 25 de outubro, e muitos fiéis já estão celebrando a Novena e Festa para o padroeiro.
Leia MaisO ardor missionário da vocação de Frei GalvãoFrei Galvão: 16 anos de canonização do primeiro santo brasileiroEm Guaratinguetá (SP), está localizado o Santuário Arquidiocesano de Frei Galvão, que promove a devoção ao santo de modo acolhedor e fraterno a todas as pessoas, proporcionando vivências de fé e plena misericórdia, à luz da Espiritualidade Franciscana.
O templo pertence à Arquidiocese de Aparecida (SP) e desde 2021, está sob cuidados pastorais e administrativos dos Frades Menores, da mesma Ordem religiosa do primeiro santo brasileiro.
“Nos sentimos como irmãos cuidando de outro irmão que é o nosso santo Frei Galvão. Para nós é claro que estamos dando uma contribuição a partir do nosso carisma.
Não vem somente um reitor, mas uma fraternidade que sempre atendem as romarias. Sempre tem um frade para atender os devotos de todo o Brasil, para ser uma presença franciscana no meio do povo!”, disse o Frei Diego Melo, reitor do Santuário de Frei Galvão.
Templo dedicado ao franciscano pela vontade de Deus
A curiosidade sobre o Santuário é que inicialmente o local não estava definido para ser em honra ao santo frade.
Em setembro de 1987, a família do frei realizou uma doação de um terreno para a construção de uma igreja dedicada a São José, comunidade da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Jardim do Vale, em Guaratinguetá (SP). As obras já estavam sendo realizadas desde 1990, quando foram construídas as paredes da igreja.
Mas a partir do início do processo de beatificação do Frei, em 1996, quando a Igreja o declarou Venerável, o projeto foi renovado, e com a aprovação da comunidade, a devoção ao franciscano começou a ser cultivada e as obras foram finalizadas e se tornou a primeira igreja dedicada ao ainda beato.
O dia 11 de maio de 2007 foi histórico: um milhão de pessoas estavam no Campo de Marte, em São Paulo (SP) para presenciar a canonização de Santo Antônio de Sant'Anna Galvão em solo brasileiro e a missa rezada em português, somente com os ritos de conclusão feitos em latim. Em 2010, Dom Raymundo Damasceno de Assis, na época Arcebispo de Aparecida constituiu de forma canônica o templo como Santuário Arquidiocesano.
Capela do Santíssimo e a expectativa do Novo Santuário
Nesta matéria do portal A12 você pode conferir os detalhes da nova Capela do Santíssimo no Santuário de Frei Galvão, reinaugurada no início de outubro, que foi pensada em três características da espiritualidade franciscana: o mistério da Cruz, da Eucaristia e da encarnação.
Em junho de 2021, Dom Damasceno deu a bênção à pedra fundamental do novo Santuário de Frei Galvão. Uma área de construção com mais de 52 mil metros quadrados e reunirá a Igreja com capacidade para 3 mil pessoas, as Capelas devocionais (do Santíssimo, de São José e de Confissões), a Praça de Celebrações, com capacidade para 10 mil pessoas, o Monumento de Frei Galvão (com 28 metros de altura), o Mirante que poderá receber até 70 pessoas, o Centro de Memória e Cultura (com auditório, exposições e livraria), estacionamentos e área administrativa e o parque Laudato Si, uma área para lazer, meditação, caminhada e oração.
No atual Santuário, a expectativa dos frades franciscanos é que passem pelo Santuário cerca de 55 mil pessoas durante a Novena e Festa ao Padroeiro. Nesta quarta-feira (25), às 9h acontece a Missa Solene, celebrada pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes e transmitida pela TV Aparecida, com a cobertura do portal A12, e também a Procissão Solene, às 17h. A programação completa você confere no site oficial do Santuário de Frei Galvão.
Em dezembro de 2022, o portal A12 esteve no Santuário de Frei Galvão
6º Congresso Americano Missionário reúne cerca de 1500 participantes
Desde 19 de novembro, missionários de 36 países participam do CAM6 em Porto Rico. O evento reúne 1500 missionários, incluindo 62 brasileiros, até 24 de novembro.
Ação de Graças é uma Festa Litúrgica na Igreja?
No Brasil não é uma festa litúrgica oficial, mas sim com caráter mais social. Entenda o porquê!
Como as paróquias e comunidades vão celebrar o Jubileu da Esperança?
A partir da véspera de Natal, vamos intensificar nossas orações e atos de fé para celebrar integralmente o Jubileu de nossa Igreja
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.