Como peregrinos da esperança, pedimos sempre para que a Mãe Aparecida possa acolher nossas orações e súplicas junto a Jesus. E por isso, o A12 continua a série de matérias sobre os Santuários de Nossa Senhora Aparecida em diversas regiões do país.
Leia MaisConheça o Santuário Nossa Senhora Aparecida em Londrina (PR)Conheça o Santuário Nossa Senhora Aparecida da BabilôniaNa Diocese de Jundiaí, no leste do estado de São Paulo, está localizado o Santuário dedicado à Padroeira do Brasil.
Esta história tem início em 1938, quando Henrique de Paula, da Paróquia de Vila Arens, se dirigia até as casas dos moradores de Vila Rami, para rezar o terço e trazia a imagem de Aparecida.
Em um dos terços, Henrique viu que um dos devotos, Antenor Ferrari, cantava com muito fervor e o convidou para ser da Congregação Mariana de Vila Arens e para ajudar na primeira missa na manhã de domingo. Antenor aceitou o convite e além da missa, também eram rezados terços na comunidade.
Após as orações em uma segunda-feira, Antenor passava por uma rua escura com muitas árvores, e foi assaltado com um golpe violento na cabeça, ficando muito mal, tanto que durante três dias, não conhecia ninguém.
No dia seguinte ao atentado, os homens da Congregação Mariana começaram fazer uma novena em sua casa, pedindo a intercessão da Mâe Aparecida. E no décimo primeiro dia, Antenor já retomava o seu trabalho totalmente recuperado.
Até para dar mais segurança aos devotos e também a partir da graça alcançada, em 1948, os terços começaram a ser rezados nas casas dos vizinhos de Antenor e sempre com a imagem peregrina de Nossa Senhora percorrendo as residências.
No ano de 1949 foi realizada a primeira reunião para construir a capela. Em 1950, com a ajuda do Padre Geraldo de Andrade, Vigário de Vila Arens, decidiram erguer a capela em honra a Nossa Senhora Aparecida, pois até aquela época não havia nenhuma igreja na cidade em honra à Rainha do Brasil. Em setembro do mesmo ano foi rezada uma missa campal pelo Padre Geraldo com a abertura simbólica dos alicerces da futura capela.
Em 1951, foi feita uma romaria até Aparecida (SP), com os moradores e membros da diretoria, para buscar a réplica da Imagem de Madeira da Padroeira, a qual está até hoje no Santuário. Em setembro de 1951, houve a inauguração da Capela, e em 1961 foi elevada à Paróquia.
Trinta anos depois, em 1991, aconteceu a Dedicação do templo e a Elevação como Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, consagrada pelo Bispo Diocesano Dom Roberto Pinarello de Almeida.
A devoção cresce a cada ano, e assim como na Capital Mariana da Fé, a Festa e Novena também são celebradas em outubro.
“O Santuário se torna pequeno para abrigar o povo que aqui vem, ou para pagar promessas, ou para conhecer, ou para mostrar a sua fé, agradecer por tanto amor, por tantas graças que ela derrama sobre o povo brasileiro, que mesmo diante das dificuldades, sabe que está debaixo da proteção do manto maternal que Maria”, descreve um trecho da história do Santuário Diocesano relatado em seu site oficial.
Papa: “Os pobres não podem esperar, vamos olhá-los nos olhos”
Papa Francisco refletiu sobre o Dia Mundial dos Pobres, e celebrou a data com almoço para 1.300 pessoas, destacando a importância de gestos simples que imitam Jesus.
O que realmente aconteceu na batalha das termópilas?
Conheça a verdadeira história da Batalha das Termópilas, a luta épica entre gregos e persas que inspirou o filme 300.
Jovens são chamados pelo Papa a serem artesãos da esperança
Em encontro com jovens, Papa Francisco fala sobre sonhos, desafios e a beleza do serviço para construir um mundo mais justo e solidário.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.