Um lugar rico de espiritualidade e história no território europeu fica localizado no principado das Astúrias, ao norte da Espanha.
A Caverna Sagrada de Covadonga é considerada um santuário e símbolo da resiliência histórica do povo espanhol.
Leia MaisProjeto do novo Santuário de Nazaré é apresentado em Belém (PA)Basílica de Nazaré em Belém (PA) entrega capelas restauradas O templo está associado aos primórdios da Reconquista, do esforço cristão para recuperar terras do domínio muçulmano, se tornando um local de peregrinação para os fiéis e um destino de pesquisa para os apaixonados por história. Covadonga é o lugar onde se iniciou a Reconquista da Península Ibérica a cargo do Rei Pelágio, considerado como um grande herói e líder do movimento.
Foi exatamente neste processo que Portugal, até então uma região da Espanha, surgiu primeiro como o Condado Portocalense, em 868 e, em 1143, como um reino independente liderado por Afonso Henriques, que combateu tanto os mouros quanto os espanhóis para obter a autonomia.
Em pouco tempo, portugueses e espanhóis fizeram um acordo de paz. As batalhas pela Reconquista continuaram. Lisboa, por exemplo, só foi tomada dos mouros em 1147.
Durante a Batalha de Covadonga em 718, Pelágio e seu pequeno grupo de lutadores fizeram uma resistência desafiadora contra as forças muçulmanas.
O rei e seus homens se esconderam na caverna e sobreviveram com mel encontrado nas fendas da rocha.
Em contraste, os relatos cristãos enfatizam a intervenção milagrosa da Virgem Maria, cuja proteção foi vista como a chave para sua improvável vitória.
Da batalha ao santuário
Após a vitória, o rei Alfonso I honrou a Virgem Maria construindo uma capela na caverna. Dedicado a Nossa Senhora de Covadonga (caverna de Nossa Senhora) — e carinhosamente chamada de La Santina — o santuário se tornou um local importante para os peregrinos cristãos.
A Caverna Sagrada também abrigou altares para São João Batista e Santo André, e foi confiada a monges beneditinos.
A estátua mariana original foi perdida em um incêndio em 1777, mas uma imagem de madeira da Virgem com o Menino do século XVI, doada pela Catedral de Oviedo, tomou seu lugar e permanece lá até hoje.
Restauração e legado
No século XIX, o bispo Dom Benito Sanz y Forés liderou esforços para restaurar a Caverna, o que ocasionou na construção de uma nova capela em estilo românico. O arquiteto Luis Menéndez Pidal projetou a estrutura atual, inaugurada em 1874. A estátua da Virgem desapareceu momentaneamente durante a Guerra Civil Espanhola e foi encontrada na embaixada da Espanha na França no ano de 1939.
A basílica é um edifício com duas altas torres que beiram a entrada principal. Em seu interior o templo abriga obras de grande valor, como uma tela de Madrazo. Na praça, está a estátua do Rei Pelágio. Em uma caverna, acessada por uma grande escada, está a imagem da Santina, a tumba do Rei Pelágio e a do rei Alfonso I.
Da gruta, surge uma catarata e aos pés desta uma fonte de sete orifícios. No altar, um painel de ouro representa a batalha de Covadonga.
Atualmente, são celebradas diversas missas durante a semana no Santuário, como também a oração do Santo Rosário, Adoração Eucarística, como também o devoto pode conhecer a história da devoção através do Museu e da Capela das Velas.
Confira nas imagens!
1/4
Papa: “Os pobres não podem esperar, vamos olhá-los nos olhos”
Papa Francisco refletiu sobre o Dia Mundial dos Pobres, e celebrou a data com almoço para 1.300 pessoas, destacando a importância de gestos simples que imitam Jesus.
O que realmente aconteceu na batalha das termópilas?
Conheça a verdadeira história da Batalha das Termópilas, a luta épica entre gregos e persas que inspirou o filme 300.
Jovens são chamados pelo Papa a serem artesãos da esperança
Em encontro com jovens, Papa Francisco fala sobre sonhos, desafios e a beleza do serviço para construir um mundo mais justo e solidário.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.