Entre os dias 3 e 12 de outubro, mais uma vez vamos celebrar a Novena e Festa da Padroeira, que neste ano terá como tema “Mãe Aparecida, acolhei-nos como Peregrinos da Esperança!”, alinhado com o tema do Jubileu de 2025, escolhido pelo Papa Francisco.
Na página oficial a12.com/padroeira, você acessa a programação do novenário, ouve o Hino do evento, as músicas que serão tocadas nas celebrações, como também adquire itens importantes, como a camiseta e o livreto da Novena.
Seguindo o tema deste ano, lançamos uma série de materiais mostrando os diversos santuários dedicados e também as devoções à Mãe Aparecida espalhados pelo Brasil e pelo mundo, onde como peregrinos, pedimos a intercessão de Maria para que a esperança sempre permaneça em nossa caminhada de fé.
O primeiro exemplo vem de uma comunidade rural em São Carlos (SP), onde fica localizado o Santuário de Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, também conhecido como “Aparecidinha”.
Além do templo, o Santuário tem a capela do batismo e a Sala das Promessas, um espaço para eventos, e assim como aqui na Casa da Mãe, existem rotas de devoção como o Caminho da Fé e a Trilha do Santo Sepulcro. O local é um ponto de encontro para ciclistas e também recebe várias romarias durante o ano, em especial no dia 15 de agosto, festa dedicada à Nossa Senhora por causa da origem desta devoção.
Em 2024, foram celebradas 11 missas durante a Festa, com a celebração solene presidida pelo bispo de São Carlos, Dom Luiz Carlos Dias.
“Temos a oportunidade de nos reunir nesta igreja que foi construída a partir de um sinal de Deus, e assim renovamos nossa fé e nos apresentamos como Igreja, que caminha unida”, disse o prelado.
O atual reitor do Santuário, Padre Everton Luchesi, contou ao A12 do nome “Babilônia” para este título de Maria e como a fé da comunidade na intercessão da Mãe Aparecida permanece viva e atuante há tanto tempo.
“A devoção a Nossa Senhora Aparecida tem se propagado ao longo do tempo, fruto das recorrentes graças, mediante o milagre de seu encontro aos pés de uma árvore, após pavoroso incêndio na Fazenda Babilônia em 1866. Sua presença nessas terras tem tocado o coração dos fiéis. Cada testemunho de fé e cada história de cura e libertação fortalece ainda mais essa devoção, que cresce e se espalha, trazendo conforto e esperança para todos os que buscam o amparo de Nossa Senhora, diante das chamas da vida”.
Após a imagem ser encontrada intacta após o incêndio, em 1870 foi construída uma ermida, em 1894 uma cruz de ferro foi fincada no lugar e nas duas primeiras décadas do século XX correu a fama das graças alcançadas pelos moradores das cercanias. Em 1925 foi construída uma pequena capela, substituída por uma nova no ano de 1944, quando a celebração de “Nossa Senhora da Babilônia” já era aceita pela Igreja. Começavam as peregrinações de fiéis, o que levou a administração municipal a oficializar a data como feriado religioso em 1949.
Padre Everton também falou quais semelhanças do templo de São Carlos com o Santuário Nacional de Aparecida.
“As histórias dos santuários têm comum por causa de dois elementos da natureza: a água e o fogo, ou muito mais que isso, sinais da graça divina, para o sacramento da purificação/batismo. Água e fogo diante dos dois grandes milagres respectivamente, no Rio Paraíba, Nossa Senhora Aparecida, encontrada milagrosamente como Mãe forte e presença na vida do seu povo. No incêndio da fazenda Babilônia, como Mãe intacta (Imaculada), preservada do mal e que também intercede por essa nossa causa”.
Confira as fotos:
1/3
No programa Benção da Manha, Padre Everton mostra mais detalhes do Santuário de Aparecida da Babilônia
Papa: “Os pobres não podem esperar, vamos olhá-los nos olhos”
Papa Francisco refletiu sobre o Dia Mundial dos Pobres, e celebrou a data com almoço para 1.300 pessoas, destacando a importância de gestos simples que imitam Jesus.
O que realmente aconteceu na batalha das termópilas?
Conheça a verdadeira história da Batalha das Termópilas, a luta épica entre gregos e persas que inspirou o filme 300.
Jovens são chamados pelo Papa a serem artesãos da esperança
Em encontro com jovens, Papa Francisco fala sobre sonhos, desafios e a beleza do serviço para construir um mundo mais justo e solidário.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.