Seguindo o tema deste ano da Novena e Festa da Padroeira, continuamos a série de materiais mostrando os diversos santuários dedicados e também as devoções à Mãe Aparecida espalhados pelo Brasil e pelo mundo, onde como peregrinos, pedimos a intercessão da Virgem Maria para que a esperança sempre permaneça em nossa caminhada.
Leia MaisConheça o Santuário Nossa Senhora Aparecida da BabilôniaDesta vez, vamos falar sobre o Santuário dedicado à Mãe Aparecida em Londrina, ao norte do estado do Paraná. Em um dos primeiros bairros da cidade, o Vila Nova, um dos primeiros habitantes da região, Benjamin Nalin cumpriu uma promessa pelo reestabelecimento da saúde da filha e construiu uma capelinha em honra à Mãe Aparecida.
Em 1952, a capela foi elevada à paróquia pelo então bispo da Diocese de Jacarezinho, Dom Geraldo de Proença Sigaud, já que a região da Vila Casoni, que foi inicialmente escolhida para a construção da nova paróquia, não poderia recebê-la por questões de urbanização.
Então, a capela da Vila Nova se transformou na segunda paróquia de Londrina, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em terreno doado por Benjamin Nalin.
O padre Beno Wenner, da Congregação dos Padres Missionários Xaverianos, assumiu a função de pároco. Com o rápido crescimento da Vila Nova, a igrejinha se tornou pequena e o povo, unido ao padre, deu início à construção de uma nova matriz provisória, terminada em 1953.
Em setembro de 1955 foi lançada a pedra fundamental da igreja e o início as obras dos alicerces do novo templo. Pouco tempo depois, a construção parou em razão dos custos com a escola paroquial. Em 1959, o primeiro Bispo de Londrina, Dom Geraldo Fernandes Bijos, designa a direção da paróquia da Vila Nova aos padres Scalabrinianos (Carlistas). As obras da nova igreja de alvenaria são retomadas e a inauguração acontece em 1960.
A fachada tinha características modernistas, do mesmo modo o campanário junto à edificação. Em 1965,foi iniciada a construção da torre e no dia 1º de outubro foi recebida a imagem de Nossa Senhora, diretamente de Aparecida (SP). A inauguração da torre aconteceu em 1968.
Com o tempo, foram feitas reformas e melhorias. Em 1997, o templo recebeu obras em suas partes interna e externa, com o acréscimo de ornamentos na fachada e a criação de espaços de apoio. A igreja foi elevada à categoria de Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná, pelo arcebispo Dom Albano Cavallin, no dia 12 de outubro daquele ano, sendo assim sua denominação desde então.
Em outubro de 2005, o Santuário recebeu a Comenda Ouro Verde, título dado pela Câmara de Vereadores de Londrina em reconhecimento aos seus trabalhos. Um ano depois, em 5 de fevereiro de 2006, assumiu o décimo quarto pároco, o padre Moacir Calza, encerrando-se o ciclo dos padres scalabrinianos (carlistas) e, passando, assim, para a Arquidiocese de Londrina a responsabilidade da administração do santuário.
Assim como o Santuário Nacional, os paranaenses celebram a Mãe Aparecida, o dia 12 de outubro é marcado por diversas missas, começando às 5 horas e seguindo durante todo o dia.
Além disso, diversas atividades acontecem de forma paralela, como confissões, benção dos carros, Santo Terço, entre outras. Por fim, para marcar o encerramento de um dia repleto de graças, os devotos percorrem as ruas em torno do Santuário para a procissão luminosa e retornam à igreja para a coroação da imagem de Nossa Senhora Aparecida.
No espaço em Londrina, o devoto pode adorar ao Senhor na Capela do Santíssimo e outras atividades como Espaço Mariano, Sala de Promessas, Queimatório de velas, orar a Novena de Nossa Senhora Aparecida, entre outras.
Em 2009, foram executadas várias mudanças no espaço físico do Santuário. Com a demolição da antiga casa paroquial, em seu lugar foi construído um espaço mariano com o mosaico, reforma do salão paroquial com colocação do piso cerâmico e novos banheiros, nivelamento do pátio externo, onde servia de estacionamento, com colocação do piso cerâmico, nova cozinha e pintura da área externa.
O crescimento da comunidade se confunde com o desenvolvimento do bairro, da região e da própria cidade. A paróquia se tornou ponto de encontro para a comunidade com quermesses, jogos de futebol, almoços, reuniões de oração, legiões de Maria, grupos, catequese e outros.
1/5
Camila Morais mostra o Santuário de Aparecida em Londrina
Papa: “Os pobres não podem esperar, vamos olhá-los nos olhos”
Papa Francisco refletiu sobre o Dia Mundial dos Pobres, e celebrou a data com almoço para 1.300 pessoas, destacando a importância de gestos simples que imitam Jesus.
O que realmente aconteceu na batalha das termópilas?
Conheça a verdadeira história da Batalha das Termópilas, a luta épica entre gregos e persas que inspirou o filme 300.
Jovens são chamados pelo Papa a serem artesãos da esperança
Em encontro com jovens, Papa Francisco fala sobre sonhos, desafios e a beleza do serviço para construir um mundo mais justo e solidário.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.