Aqui no A12 você confere mais sobre Santa Dulce dos Pobres, que celebramos neste 13 agosto, dia em que a religiosa recebeu o hábito da congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus.
Leia MaisOração à Santa Dulce dos PobresDentro desta importante devoção no Nordeste brasileiro, o Santuário de Santa Dulce está localizado em Salvador (BA), ao lado da sede das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), e tem capacidade para mais de mil pessoas sentadas.
O templo está sempre de portas abertas para acolher, evangelizar e dar suporte espiritual a quem mais precisa. Ele funciona desde 2003, erguido graças à contribuição de fiéis por uma campanha de doações. A Igreja está no mesmo local onde, na década de 1940, a Irmã Dulce, com muita fé e trabalho, organizou a construção do Círculo Operário da Bahia e do Cine Roma.
A simplicidade é clara no Santuário, assim como a intercessora. O centro do presbitério, com a pintura da Imaculada Conceição, tem ao lado dela, um pouco abaixo, a figura de Dulce abraçada com seus pobres. Nas paredes, a lembrança de três virtudes teologais — fé, esperança e caridade — que não deixam dúvidas sobre qual caminho a Doce Irmã escolheu para viver sua vocação como seguidora de Cristo.
É no Santuário que estão depositadas as relíquias (termo utilizado para designar o corpo ou parte do corpo dos beatos, ou santos) do Anjo Bom do Brasil, em um espaço chamado Capela das Relíquias, uma sala circular, tendo ao centro o túmulo que guarda os restos mortais da Mãe dos Pobres.
Local de devoção e fé, a Capela das Relíquias foi aberta no dia 9 de junho de 2010, quando o corpo da então Venerável Dulce foi transladado da Capela Santo Antônio (localizada no Memorial Irmã Dulce) para sua nova morada. A transferência foi feita após a exumação do corpo da religiosa, seguida então de uma vigília.
Em setembro de 2019, o espaço passou por uma nova reforma, ganhando um túmulo de vidro com uma representação em tamanho real da Santa Dulce dos Pobres.
O Memorial se une ao Santuário por uma porta anexa, de modo que todos os que entram na Igreja acabam por adentrar um pouco mais, em busca do local onde repousam os restos mortais da religiosa. Cestinhos aos pés do monumento estão sempre repletos de pedidos e intenções. Os que clamaram em vida por ajuda, seguem buscando no bem-aventurado coração de Santa Dulce um porto tranquilo de repouso e bênçãos.
No local, o devoto pode participar das celebrações e conhecer um pouco mais da vida e ministério da santa no memorial que guarda a história dela em fotos e objetos. Além das missas, o Santuário fica aberto à visitação diária, das 6h30 às 18h30.
.:: Confira mais imagens do Santuário de Santa Dulce dos Pobres:
1/5
Arquivo A, da TV Aparecida, realizou uma grande reportagem sobre Santa Dulce:
Como explicar o Jubileu de Esperança para os catequizandos?
Uma explicação do Jubileu de Esperança para crianças e adolescentes, com símbolos, atividades práticas e exemplos simples.
Santos para recorrer na busca por um trabalho
Santos como São José Operário, São Caetano e Santo Isidoro podem auxilar na busca por emprego e proteção no trabalho.
Solidariedade: como podemos ajudar as vítimas dos incêndios?
A fé une pessoas que estão a milhares de quilômetros de distância, em momentos difíceis é preciso reconhecer a importância de apoiar irmãos em meio a desastres naturais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.