No terceiro dia do Encontro de Reitores de Santuários, nesta quarta-feira (23) que tem como sede a Arquidiocese de Aparecida, 50 representantes dos templos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) continuam colhendo o conhecimento e partilhando experiências, sempre a partir do tema central do evento.
"Hoje pela manhã terminamos a primeira parte do encontro, uma reflexão mais teológica e iluminadora sobre o tema do evento 'Vocação e Missão dos Santuários: acolher, celebrar e anunciar', e agora na parte da tarde e amanhã teremos a parte prática do encontro, sobre a gestão e administração de recursos dos santuários, assuntos de grande interesse para nossos reitores. Então, percebe-se que estão aproveitando todo o conteúdo partilhado e também um momento de convivência entre nós padres, realmente cumprindo todos os objetivos que esse encontro nos propõe", explica o Padre Diego Antônio da Silva, C.Ss.R., prefeito de Igreja do Santuário Nacional de Aparecida.
Leia MaisSantuário do Pai das Misericórdias recebe imagem peregrina da Mãe AparecidaObras da estátua de São Miguel continuam no interior de SPDentre os conteúdos aplicados, o diretor de Marketing e Negócios do Santuário Nacional, Marcos Spalding palestrou sobre a atualidade, os desafios e oportunidades na gestão dos templos a partir da missão da Casa da Mãe Aparecida em acolher bem e evangelizar.
“A gente sabe que depois da pandemia, muita coisa reconfigurou no mundo, né? E aqui no Brasil não foi diferente. E para a realidade dos santuários também não. Então, dentro disso, como que a gente pode, mediante todas essas variáveis que surgiram, enfrentar, encarar e tirar o melhor delas?
Para que a gente consiga continuar fazendo nosso trabalho de evangelização, cada santuário do Brasil, principalmente esses aqui da Região Sul 1, continuar fazendo um belíssimo trabalho. Nesta palestra, a gente entra com um olhar mais prático falando sobre gestão eficaz, sobre planejamento estratégico, e focando em três pontos centrais, que é a cultura e pessoas, que é um ponto importante de planejamento, depois a gente vai falar sobre recursos e depois a gente falou também sobre tecnologia”.
Vice-coordenador dos reitores dos Santuários da Regional Sul 1, Frei Diego Atalino de Melo, do Santuário Frei Galvão em Guaratinguetá (SP) falou ao A12 da experiência e conhecimentos adquiridos nesses dias de encontro.
“Acredito que, em primeiro lugar, o intercâmbio entre os diferentes santuários, uns maiores, outros menores, mas cada um com a sua singularidade e, ao mesmo tempo, com pontos em comum. E dentre esses pontos em comum está sempre a colhida dos fiéis, dos romeiros, dos peregrinos e, nesse sentido, a assessoria que nós tivemos, as falas, as conferências nos ajudaram a entender um pouco da realidade do romeiro que nos procura, qual é o seu perfil, o que ele traz, a questão da religiosidade popular que a gente precisa respeitar para acolher e evangelizar também nos santuários”, disse.
Ainda nesta quarta-feira, os reitores celebraram a Santa Missa no Altar Central do Santuário, presidida por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida. O encontro será finalizado nesta quinta-feira (24) com mais uma palestra e Missa celebrada pelo Frei Vitorio Mazzuco, OFM.
Padre Vinícius fala sobre a alegria em peregrinar por Santuários Marianos
Faça prece de Santo Afonso para o Menino Jesus
Reze a prece de Santo Afonso ao Menino Jesus e acolha Cristo em seu coração!
Arquidiocese de Goiânia recebe novo bispo auxiliar
Aos 47 anos, o Monsenhor será o terceiro bispo auxiliar da capital goiana.
Por que Jesus nasceu pobre?
O Natal nos lembra do verdadeiro sentido da celebração: a simplicidade e humildade do nascimento de Jesus, destacando o amor e a presença de Deus em nossas vidas.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.