Um dos principais pontos turísticos de São Paulo (SP) a Catedral da Sé, tem 111 metros de comprimento, 46 de largura, torres com 92 metros de altura e capacidade para 8 mil pessoas.
Leia MaisSantuário recebe a 123ª Romaria da Arquidiocese de São PauloA Catedral, sonhada pelo então Arcebispo Dom Duarte Leopoldo e Silva, é hoje o que um dia ele mesmo desejou: “Uma escola de arte e um estímulo a pensamentos mais nobres e elevados (…) uma Catedral opulenta que, testemunhando a fartura dos nossos recursos materiais, seja também um hino de ação de graças a Deus Nosso Senhor."
A inauguração parcial da Catedral da Sé como conhecemos hoje, aconteceu no dia 25 de janeiro de 1954 durante as comemorações dos 400 anos de São Paulo, após atrasos na construção e das duas guerras mundiais em que o mundo passou naquele período.
No entanto, o templo foi dedicado (cerimônia solene na qual a catedral é consagrada e dedicada ao culto divino) somente em 5 de setembro daquele ano. O rito solene de dedicação foi presidido por Dom Adeodato Giovanni Piazza, enviado pontifício para o primeiro Congresso Nacional da Padroeira do Brasil, realizado entre São Paulo e Aparecida, evento que também marcou o centenário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição (1854).
A padroeira é Nossa Senhora da Assunção, referência ao outro dogma mariano proclamado pouco antes de sua inauguração, em 1950, que afirma que, após terminar o curso terreno de sua vida, a Virgem Maria foi assunta, isto é, levada de corpo e alma à glória celeste.
"A Catedral Metropolitana está localizada a poucos passos do Pateo do Collegio, onde São Paulo teve início em 1554, com a missão jesuítica que contou, entre outros, com o padre Manoel da Nóbrega e São José de Anchieta. Entre as casinhas dos indígenas e dos poucos portugueses, erguia-se a primeira capela da cidade. Consta que o terreno onde está situada a atual Catedral da Sé foi doado aos missionários pelo cacique Tibiriçá. A vida da atual metrópole teve início mediante o encontro de povos, raças, culturas e religiões. Esse mesmo encontro e interação marcaram também o seu desenvolvimento. A catedral é testemunha desse encontro. Oxalá siga sendo assim também para o futuro de nossa cidade", disse o Cardeal Odilo Scherer, Arcebispo de São Paulo.
O local já abrigava a fé católica da comunidade desde 1591, ainda como Vila de São Paulo Piratininga. O terreno foi escolhido pelo cacique Tibiriçá, primeiro indígena catequizado pelo padre José de Anchieta, e o templo foi feito com barro e palhas socados em formas de madeira, sendo elevada à Catedral em 1745.
Por causa deste título, em 1764 foi inaugurada a primeira versão da Catedral em estilo barroco, substituída pela nova construção no estilo eclético.
A igreja foi o cenário de momentos importantes da história do Brasil, como o movimento pelas Diretas Já em 1984, o ato inter-religioso em repúdio à morte do jornalista Vladmir Herzog, entre outros.
No final dos anos 1990 até o início dos anos 2000, a igreja ficou fechada para restauração, reabrindo em 2002. Em 2016, o templo foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat).
Locais para contemplação e oração
Na lateral esquerda da Catedral da Sé, está localizada a Capela do Santíssimo Sacramento, onde imensos anjos observam a entrada dos fiéis.
Lado a lado estão os Santos Doutores da Eucaristia, acima das bodas de Caná e da cena de Emaús. O carrilhão de sinos, localizado nas torres da Catedral, é um dos maiores do Brasil, com 61 sinos, 35 são acionados eletronicamente.
Em meio à agitação é o corre-corre do centro da maior cidade do País, a Igreja Mãe da Arquidiocese de São Paulo é, sobretudo, um ponto de referência para a fé dos paulistanos. Na conta oficial da Catedral da Sé no Instagram você confere horários de missa, confissões e visitas ao templo.
No programa Santa Receita, Letícia Andrade mostra mais da Catedral da Sé
Fonte: Arquidiocese de São Paulo
Em família, celebre a quarta semana do Advento!
Padre Jorge Américo orienta como viver esta semana antes do Natal de Jesus!
Como viver o Natal em tempos de redes sociais?
Em tempos digitais, desconectar das redes sociais no Natal nos ajuda a reconectar com o verdadeiro espírito da celebração e fortalecer a fé e comunhão.
Natal é tempo de presentear: Qual presente dar para Jesus?
Com a chegada do Natal, somos convidados a refletir sobre o verdadeiro presente que podemos oferecer a Jesus: um coração disposto a amá-lo e segui-lo.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.