No segundo dia do Encontro de Reitores de Santuários, realizado desde a manhã desta terça-feira (22) no Santuário Nacional de Aparecida, os 60 reitores e representantes dos templos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de outras partes do Brasil tiveram palestras e visitas importantes que ressaltam o tema central do evento: “Vocação e Missão dos Santuários: acolher, celebrar e anunciar!”.
Leia MaisConheça Santuários no Brasil com Adoração ao Santíssimo 24 horas por diaLourdes e Aparecida: Santuários marianos se unem em oração pelo mundo e pela paz
"Entregar-se à programação do Santuário é bênção! Uma confiança inabalável. Para o fiel não existe fé pela metade, mas sim totalidade. O coração do fiel simplesmente se abandona. O Santuário é solo sagrado onde há floração e frutos que vêm das raízes do crer".
Na tarde desta terça-feira, os participantes visitam o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP) e celebrarão a Santa Missa no local, presidida pelo reitor Frei Diego Atalino de Melo, OFM, vice coordenador do Regional Sul 1, além de também conhecerem a Casa de Frei Galvão e a Paróquia de Santo Antônio.
1/8
Na segunda-feira (21) houve a abertura oficial da encontro, com a Santa Missa celebrada na capela do Hotel Rainha dos Apóstolos.
A celebração foi presidida pelo Padre Marcio Giordany, Reitor da Basílica de São Miguel Arcanjo (SP), e coordenador do Regional Sul 1, que falou ao A12 como será este encontro, que será realizado até o dia 24 de agosto:
"Temos como primeira finalidade a formação, nós seremos orientados sobre a vocação e a missão de sermos santuários, vocação muito específica dentro da Igreja.
Também estaremos vivendo momentos de partilha, de entrosamento e crescendo com a experiência de cada santuário, porque estas experiências edificam nossa caminhada particular, então esse encontro aos moldes do Encontro Nacional, traz essas duas grandes vertentes, a formação e ao mesmo tempo a partilha dessas experiências".
Reitores falaram ao A12 sobre a importância deste encontro para os Santuários
“Esse evento nos faz entender melhor como pode ser desenvolvida a vocação e a missão dos santuários que trabalhamos todos os dias! Em todo santuário, a Palavra de Deus e a a vivência dos sacramentos são fundamentais para o nosso dia a dia! Escolhemos como tema complementar do nosso encontro é sobre a gestão e a administração dos santuários nos ensinarão como melhorar nesse aspecto. E que nossos corações estejam ardentes pela vocação para qual somos chamados! ” Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R, reitor do Santuário Nacional
“Nós temos essa missão, de acolher, celebrar e anunciar a Palavra de Deus, que é muito necessário, porque o povo que vem ao santuário, ele não vem só pra visitar mas também se alimenta da Palavra de Deus e da experiência concreta que ele faz daquele lugar. ” Padre João Gualberto da Silva, reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).
“Alegra-me estar neste encontro, tendo em vista que nós reitores precisamos nos formar, nos capacitar para que possamos acolher bem os fiéis que nos visitam em nossos santuários, desafiados dia a dia a acolher bem e evangelizar. Além da formação, acredito que teremos a oportunidade de partilhar as realidades de cada santuário nos ajudará muito, pois um santuário pode iluminar o outro, uma forma de contribuirmos para que a Igreja cada vez mais possam evangelizar melhor e dar mais estrutura para nossos peregrinos. ” Padre Michel Pires, reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia (MG)
“Nosso santuário tem um ano e meio de elevação e fundação, então é nossa primeira oportunidade em compartilhar nossa realidade e conhecer a realidade de outros reitores, para melhorar o atendimento dos fiéis que por lá passam, espelhado nos testemunhos de pessoas que tem essa caminhada de longo tempo. Quem é mais novo aprende com quem é mais velho, e aqui tem pessoas peritas no assunto para nos ensinar, e levar esse ensinamento para toda nossa equipe, de como fazer e fazer bem feito!. ”
Padre Jonatas Diniz, reitor do Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós, de Mogi das Cruzes (SP)
Irmão André Luiz mostra o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA)
A era digital: encantamento e dependência na era da inteligência artificial
A era digital encanta com benefícios e tecnologias envolventes, mas esconde nossa crescente dependência. A IA desafia crenças humanas e levanta questões éticas.
Faça prece de Santo Afonso para o Menino Jesus
Reze a prece de Santo Afonso ao Menino Jesus e acolha Cristo em seu coração!
Arquidiocese de Goiânia recebe novo bispo auxiliar
Aos 47 anos, o Monsenhor será o terceiro bispo auxiliar da capital goiana.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.