Santuários

Em Aparecida, reitores refletem vocação e missão dos Santuários

Acolher, celebrar e anunciar a Palavra de Deus: palestras e visitas sobre o tema fazem parte do encontro regional dos representantes

Escrito por Alberto Andrade

21 AGO 2023 - 21H07 (Atualizada em 24 AGO 2023 - 08H39)

Thiago Leon

No segundo dia do Encontro de Reitores de Santuários, realizado desde a manhã desta terça-feira (22) no Santuário Nacional de Aparecida, os 60 reitores e representantes dos templos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e de outras partes do Brasil tiveram palestras e visitas importantes que ressaltam o tema central do evento: “Vocação e Missão dos Santuários: acolher, celebrar e anunciar!”.

Leia MaisConheça Santuários no Brasil com Adoração ao Santíssimo 24 horas por diaLourdes e Aparecida: Santuários marianos se unem em oração pelo mundo e pela paz

Frei Vitorio Mazzuco Filho, OFM, mestre em espiritualidade franciscana e coordenador de Pastoral da Universidade São Francisco (USF), entre os conteúdos sobre o tema falou da importância do santuário como lugar da comunhão e da sacralidade da nossa fé.

"Entregar-se à programação do Santuário é bênção! Uma confiança inabalável. Para o fiel não existe fé pela metade, mas sim totalidadeO coração do fiel simplesmente se abandona. O Santuário é solo sagrado onde há floração e frutos que vêm das raízes do crer". 

Na tarde desta terça-feira, os participantes visitam o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP) e celebrarão a Santa Missa no localpresidida pelo reitor Frei Diego Atalino de Melo, OFM, vice coordenador do Regional Sul 1, além de também conhecerem a Casa de Frei Galvão e a Paróquia de Santo Antônio. 


Na
segunda-feira (21) houve a abertura oficial da encontro, com a Santa Missa celebrada na capela do Hotel Rainha dos Apóstolos. 

A celebração foi presidida pelo Padre Marcio Giordany, Reitor da Basílica de São Miguel Arcanjo (SP), e coordenador do Regional Sul 1, que falou ao A12 como será este encontro, que será realizado até o dia 24 de agosto:

"Temos como primeira finalidade a formação, nós seremos orientados sobre a vocação e a missão de sermos santuários, vocação muito específica dentro da Igreja. 

Também estaremos vivendo momentos de partilha, de entrosamento e crescendo com a experiência de cada santuário, porque estas experiências edificam nossa caminhada particular, então esse encontro aos moldes do Encontro Nacional, traz essas duas grandes vertentes, a formação e ao mesmo tempo a partilha dessas experiências".

Mariana Joffre - A12
Mariana Joffre - A12


Reitores falaram ao A12 sobre a importância deste encontro para os Santuários

Família dos Devotos
Família dos Devotos


“Esse evento nos faz entender melhor como pode ser desenvolvida a vocação e a missão dos santuários que trabalhamos todos os dias! Em todo santuário, a Palavra de Deus e a a vivência dos sacramentos são fundamentais para o nosso dia a dia! Escolhemos como tema complementar do nosso encontro é sobre a gestão e a administração dos santuários nos ensinarão como melhorar nesse aspecto. E que nossos corações estejam ardentes pela vocação para qual somos chamados! ” Padre Eduardo Catalfo, C.Ss.R, reitor do Santuário Nacional

Daniel Xavier - Canção Nova
Daniel Xavier - Canção Nova


“Nós temos essa missão, de acolher, celebrar e anunciar a Palavra de Deus, que é muito necessário, porque o povo que vem ao santuário, ele não vem só pra visitar mas também se alimenta da Palavra de Deus e da experiência concreta que ele faz daquele lugar. ” Padre João Gualberto da Silva, reitor do Santuário do Pai das Misericórdias, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).

Santuário Santa Rita de Cassia
Santuário Santa Rita de Cassia


“Alegra-me estar neste encontro, tendo em vista que nós reitores precisamos nos formar, nos capacitar para que possamos acolher bem os fiéis que nos visitam em nossos santuários, desafiados dia a dia a acolher bem e evangelizar. Além da formação, acredito que teremos a oportunidade de partilhar as realidades de cada santuário nos ajudará muito, pois um santuário pode iluminar o outro, uma forma de contribuirmos para que a Igreja cada vez mais possam evangelizar melhor e dar mais estrutura para nossos peregrinos. ” Padre Michel Pires, reitor do Santuário de Santa Rita de Cássia (MG)

Reprodução Facebook
Reprodução Facebook

“Nosso santuário tem um ano e meio de elevação e fundação, então é nossa primeira oportunidade em compartilhar nossa realidade e conhecer a realidade de outros reitores, para melhorar o atendimento dos fiéis que por lá passam, espelhado nos testemunhos de pessoas que tem essa caminhada de longo tempo. Quem é mais novo aprende com quem é mais velho, e aqui tem pessoas peritas no assunto para nos ensinar, e levar esse ensinamento para toda nossa equipe, de como fazer e fazer bem feito!. ” Padre Jonatas Diniz, reitor do Santuário Nossa Senhora Desatadora dos Nós, de Mogi das Cruzes (SP)
Irmão André Luiz mostra o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA)



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Alberto Andrade, em Santuários

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...