Nesta terça-feira (23), na Santa Missa do sétimo dia da Novena em honra a Frei Galvão, foi confirmada a segunda etapa da geminação do Santuário Cristo Redentor, do Rio de Janeiro com o Santuário dedicado ao primeiro santo brasileiro, em Guaratinguetá (SP).
“Um momento histórico para o nosso santuário, selando esta segunda etapa desta parceira, vamos agradecer a Deus por essa bonita história de celebração e unidade que agora está sendo selada no altar do Senhor! O Cristo Redentor abraçou Frei Galvão! E esta fé chega a muitos corações brasileiros e de fora do Brasil também, tanto que agora estamos traduzindo as pílulas de Frei Galvão para o inglês e o espanhol”, disse o Frei Diego Atalino, reitor do Santuário paulista.
Presidente da celebração e reitor do santuário carioca, Padre Omar Raposo falou da alegria em firmar a parceria e a amizade entre os templos.
“Desde que foi assinado esse importante convênio, percebemos um direcionamento de Deus e identificamos ali uma grande oportunidade para desenvolver o turismo religioso em nosso país e para potencializar a devoção ao Santo frade! Imagine o Cristo, com três milhões de visitantes por ano, e que já é conhecido mundialmente, e que já tem uma capela dedicada à Nossa Senhora Aparecida e que agora tem uma experiência mensal lá no alto do Corcovado com os devotos do Frei Galvão, isso é extraordinário e certamente estava nos planos de Deus. E esta grande parceria será mais intensificada, rumo ao centenário do Cristo Redentor”.
Em julho deste ano foi celebrada a primeira fase da geminação, termo que significa dobrar, duplicar, unir, emparelhar, ou seja, o estabelecimento de relações recíprocas entre as duas entidades.
Para coroar a parceria, o Cristo Redentor foi revestido pelo marrom do hábito franciscano de Frei Galvão. O convênio assinado entre as duas instituições tem por objetivo promover o intercâmbio cultural, fortalecer laços de amizade e colaboração mútua. Além disso, serão desenvolvidas parcerias nas áreas da fé, turismo e desenvolvimento sustentável e social.
“Há mais de dois séculos, Frei Galvão nesta cidade abraçava o Cristo, esta proposta de vida. Saímos com mais de 50 pessoas do nosso santuário e viajamos aqui para o Cristo Redentor em uma noite abençoada, selamos o convênio e a irmandade entre os santuários”, disse Frei Diego Atalino de Melo, reitor do Santuário Frei Galvão.
Padre Omar Raposo, reitor do Santuário do Cristo Redentor, destacou a alegria em poder fomentar e promover a devoção ao primeiro Santo Brasileiro, a partir desse grande símbolo nacional.
“A cidade de Guaratinguetá certamente perceberá um novo movimento para a economia, e o Cristo está de braços abertos para colaborar e estreitar os laços, assim incentivando a fé e a devoção a Frei Galvão, cujo testemunho e vida tem muito a contribuir com a evangelização do povo brasileiro. A história deste santo é inspiradora, a partir da sua caridade, de sua bondade, do olhar sereno e capaz de integrar tantas pessoas em torno do bem se faz necessário hoje”.
Após a assinatura do convênio, houve a celebração da Santa Missa presidida por Dom Ricardo Hoepers, secretário-geral da CNBB, que destacou a importância dessa devoção para toda a Igreja do Brasil, expressando seu desejo pessoal de contribuir com a propagação desse grande santo franciscano.
De agora em diante, todo dia 25 de cada mês, os frades poderão celebrar missas em honra a Frei Galvão aos pés do Cristo Redentor, bem como divulgar o seu Santuário em Guaratinguetá. Outras iniciativas também serão pensadas com o objetivo de fortalecer os laços celebrados hoje em prol do primeiro Santo Brasileiro.
Para o Frei Diego, essa germinação já estava sendo construída há algum tempo, fruto de um processo de proximidade entre os dois santuários, bem como da presença da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, que também tem uma relevante presença na Arquidiocese do Rio de Janeiro. “Esse convênio irá possibilitar a divulgação de Frei Galvão e deste santuário no alto do Corcovado aos pés do Cristo! É um momento histórico que ajuda na difusão do santo brasileiro. Deus seja louvado por isso”, disse o franciscano.
Nossa Senhora e os santos fazem milagres?
Os milagres são sinais do poder e bondade de Deus, intervenções extraordinárias que não podem ser explicadas pelas leis da natureza, mostrando que Deus está presente no mundo.
A queda da monarquia no Brasil e a instauração do regime republicano
Conheça os acontecimentos que levaram à queda da monarquia no Brasil e à proclamação da República em 1889, marcando uma nova era política.
Somos “servos inúteis”?
A expressão "servos inúteis" significa reconhecer, acima de tudo, que somos dependentes de Deus e de seu agir. Leia mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.