Redação A12

Homem, reze o Terço!

Fenômeno Terço dos Homens é crescente em todo o Brasil

Escrito por Redação A12

29 JAN 2021 - 10H30 (Atualizada em 30 OUT 2024 - 16H18)

Thiago Leon

No último mês de fevereiro de 2024, o Santuário de Aparecida acolheu a 17ª edição da Romaria Nacional do Terço dos Homens.

Os devotos puderam acompanhar toda a programação pelo Aplicativo Aparecida, pela Rede Aparecida e pelo YouTube do Santuário Nacional.

Em 2021, o A12 conversou com o Irmão João Batista de Viveiros, C.Ss.R. sobre a importância desse grande evento para os homens do Terço.

Relembre essa entrevista e os principais momentos da romaria!

Como começou o fenômeno?

O religioso contou ao jornalista Eduardo Gois que, em fevereiro de 2009, enquanto era Prefeito de Igreja no Santuário, foi procurado pelo senhor Valter, da cidade de Campestre (MG), que lhe pediu permissão para realizar uma romaria do Terço dos Homens.

Na época, Irmão Viveiros disse que nem conhecia ainda o movimento, e que o Sr. Valter explicou que se tratava de um grupo no qual os homens se reúnem uma vez por semana, ou na igreja, ou na sua família, para rezar o Terço de Nossa Senhora.

O devoto relatou na ocasião que, em Minas Gerais, já haviam muitos grupos e, com isso, o redentorista redigiu uma carta-convite ao grupo, para que viessem ao Santuário no mês de maio daquele ano, que é o mês mariano.

Porém, com a romaria marcada, o desafio era atingir mais grupos, para que viessem também. Foram distribuídos então alguns convites pelo sul de Minas, foram feitos alguns anúncios na Rádio e TV Aparecida e, assim, se deu então a primeira romaria.

Foi celebrada uma missa e, em seguida, o saudoso padre Carlos Arthur conduziu uma reflexão para aquele grupo que, mais tarde, também participou da Consagração a Nossa Senhora Aparecida, às 15h. Ao todo, participaram 632 homens nesta primeira edição.

Irmão Viveiros contou que, nos anos seguintes, esse número só foi crescendo:

“Tivemos depois 2 mil homens, no anos seguinte 6 mil, depois 12.600 homens (quando a romaria aconteceu no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida) e, com esse número crescendo tanto a cada ano, a romaria voltou a ser realizada no Santuário, com 18.600 homens, depois 25 mil, 34 mil, 43 mil, 51 mil, 60 mil e, no ano passado, atingimos o número de 80 mil homens inscritos na romaria, comemorou.

.:: Veja aqui vídeo em que Irmão viveiros explica como cresceu o movimento

O valor do homem que reza

Gustavo Cabral
Gustavo Cabral


Irmão Viveiros destacou que os grupos de Terço dos Homens trazem uma enorme contribuição para a Igreja, dentro da espiritualidade e da vivência da fé:

Durante muitos anos, quem rezava o Terço eram as mulheres. Hoje, a Igreja está descobrindo que a devoção do Terço não é apenas uma devoção a Nossa Senhora. A oração do Santo Terço é uma oração bíblica, tirada da palavra de Deus. Este elemento bíblico dá uma base, uma consistência para a oração. Ela também é uma oração cristológica, porque quando a gente contempla os mistérios do Terço, a gente está contemplando a vida de Jesus, os acontecimentos salvíficos da vida de Jesus, desde a sua infância, a anunciação do anjo, a paixão, o sofrimento e a glória da Ressurreição”, destaca.

Ele também destaca que mais tarde, com São João Paulo II, aprende-se que a reza do Terço não é uma devoção, é uma oração missionária: ela compromete você com a missão.

Quando você contempla desde a anunciação do anjo, o mistério de Deus que vem salvar a humanidade, Maria que responde esse mistério, como Ela é chamada a acolher a palavra de Deus, como Ela é chamada a viver o Evangelho… Então, a partir da experiência de Nossa Senhora, a gente olha para Ela como alguém que pode me abençoar também. Então, o homem é chamado a tomar consciência do seu batismo, do seu compromisso de cristão e levar Jesus para o mundo; ele é missionário”, completa.

.:: Acesse o vídeo abaixo e veja mais explicações de Irmãos Viveiros:


Homem, reze o Terço! 

O redentorista cita o Papa São Pio X, que disse Se você deseja a paz dentro da sua casa, reze o Terço”. Diz ele: Reze o Terço em família todos os dias! É a receita que São Pio X está dando para as famílias. A oração do Terço tem o poder de unir as pessoas, tem o poder de trazer para dentro da nossa casa a espiritualidade mariana, bíblica, cristológica, vai comprometendo as pessoas com a vivência do Evangelho”.

Ao final da entrevista, Irmão Viveiros motivou os homens a continuarem em sua vida de oração: 

“Sejam perseverantes, sejam fiéis a essa vocação, a essa missão. Não vá rezar só quando está descansado. Reze sempre!”.

Confira abaixo!

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redação A12, em Redação A12

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...