Em 1979, durante viagem apostólica aos Estados Unidos, o Papa João Paulo II visitou o túmulo de São João Neumann na cripta da igreja de São Pedro, na Filadélfia. Era sua quarta viagem internacional, logo no primeiro ano de seu pontificado.
Leia Mais4 atitudes para aprender com o primeiro santo dos Estados UnidosSão João Neumann teve um forte efeito na vida religiosa dos Estados Unidos. Fundou escolas católicas e promoveu a devoção à Eucaristia. Em apenas sete anos, construiu 89 igrejas, bem como vários hospitais e orfanatos. Como bispo, Neumann foi incansável em visitar sua vasta diocese.
Ele morreu repentinamente, em 05 de janeiro de 1860, aos 49 anos, ao sofrer um ataque cardíaco em uma rua da Filadélfia. Neumann foi beatificado durante o Concílio Vaticano II, em 13 de outubro de 1963, e canonizado em 19 de junho de 1977. Na homilia, por ocasião da canonização de Neumann, o papa Paulo VI resumiu a atividade do novo santo: “Ele estava perto do doente, amava estar com os pobres, era amigo dos pecadores e agora é a glória de todos os imigrantes".
São João Neumann é invocado como patrono das crianças doentes e dos imigrantes e sua festa é celebrada no dia 05 de janeiro.
Confira a oração que São João Paulo II rezou próximo do túmulo de São João Neumann, no dia 04 de janeiro de 1979:
“Aqui estou na igreja de São Pedro para rezar sobre o túmulo de São João Neumann, missionário zeloso, pastor sacrificado, filho fiel de Santo Afonso na Congregação do Santíssimo Redentor, e quarto Bispo de Filadélfia.
Estando nesta igreja, penso no único motivo de toda a vida de São João Neumann: o seu amor por Cristo. As suas orações mostram-nos este amor; porque desde pequeno costumava dizer: ‘Jesus, por ti quero viver, por ti quero morrer, quero ser teu na vida; quero ser todo teu na morte’ (Nicola Ferrante, S. Giovanni Neumann, C.Ss.R., Pioniere del Vangelo, pág. 25). E como sacerdote assim orou na sua primeira missa: ‘Senhor, dá-me a santidade’.
Meus irmãos e irmãs em Cristo: esta é a lição, que aprendemos da vida de São João Neumann e esta é a mensagem que eu hoje vos deixo: aquilo que verdadeiramente importa na vida é que sejamos amados por Cristo, e que O amemos por nossa parte. Em comparação com o amor de Jesus, qualquer outra coisa é secundária. E sem o amor de Jesus, qualquer outra coisa é inútil.
Maria, Mãe do Perpétuo Socorro, interceda por nós; São João Neumann interceda por nós; e com a ajuda das suas orações consigamos nós perseverar na fé, alegres na esperança e fortificados no nosso amor por Jesus Cristo, nosso Redentor e nosso Senhor”.
Fonte: Com informações do The National Shrine of St. John Neumann. Originalmente publicado em 2019.
A exigente tarefa do amor humano
As relações humanas são autênticas quando colocam sua fonte em Deus e, pela sua perseverança, tornam-se testemunhas deste amor. Confira a reflexão!
Conheça a Paróquia Redentorista nos Estados Unidos voltada aos imigrantes
Fiéis se unem diante da adversidade da imigração, contribuindo para uma rica diversidade cultural e religiosa. Saiba mais!
Eucaristia é tema de novo episódio do videocast Vozes da Missão
Ir. Viveiros, C.Ss.R., comanda bate-papo com o Pe. Antônio Agostinho Frasso, C.Ss.R., que compartilha um pouco dos seus 51 anos de vida sacerdotal. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.