Esse deverá ser o refrão mais cantado pelos romeiros do Bom Jesus da Lapa (BA), entre os dias 28 de julho e 6 de agosto, quando serão realizados o Novenário e a Festa do Bom Jesus, na cidade do Oeste da Bahia. Leia MaisPadre Roque Silva fala da preparação para a novena de Bom Jesus da LapaConheça a devoção a Nossa Senhora da Soledade em Bom Jesus da Lapa (BA)
Se para os milhares de fiéis - entre lapenses e visitantes de diversos estados do Brasil - o clima é de preparação, com seus tradicionais chapéus brancos com a fita verde, o momento é de extrema alegria para Lucivânia Cardoso. Há 15 anos emprestando a sua voz ao Santuário de Pedra e Luz, a cantora tem um motivo especial na celebração ao Bom Jesus em 2024: é a compositora do Hino Oficial da Romaria.
O Pe. Roque Silva, C.Ss.R., reitor do Santuário de Bom Jesus da Lapa, fez um pedido especial para Lucivânia: criar o hino de 2024, seguindo o tema da Romaria: “Bom Jesus: modelo de oração, louvor a Deus e amizade”, que foi inspirado no Ano da Oração.
A cantora, que conheceu o trabalho dos missionários redentoristas na adolescência e, desde então, passou a admirar a caminhada dos filhos espirituais de Santo Afonso, compartilhou, em entrevista ao Portal A12, o sentimento de ser compositora e uma das vozes do Hino da Romaria de Bom Jesus da Lapa:
“Ser uma das vozes da Romaria é ter uma responsabilidade missionária muito grande. E cuidar da nossa fé é transmitir isso através da nossa voz, que é um instrumento especial, para mim e para o povo. Se eu não sentir aquela emoção vibrando no meu coração, não vai ter como transmitir. Então, ser a voz da Romaria, sendo a voz de Deus para esse povo, cantando as maravilhas de Deus, é gratificante, é sem igual”.
Confira a entrevista completa com a cantora Lucivânia Cardoso:
- Qual a sua relação com a música e com o Santuário de Bom Jesus da Lapa?
A minha relação com a música nasceu na infância, com meus 13 anos. Eu sempre fui uma adolescente missionária. Participei do grupo Esperança Santo Afonso e sempre cantando à frente do meu grupo, cantando nas missas. Ainda não tinha conhecimento da música litúrgica, mas tinha o amor de servir a minha comunidade. O Santuário foi um lugar especial, onde realmente meu coração ardeu o forte desejo de cantar para os romeiros nas romarias. Então comecei a trabalhar na lojinha e livraria Boa Nova e via aquele povo passando com tanta vontade, com tanto amor. O romeiro do Bom Jesus é bem musical, eles sabem cantar, eles trazem suas melodias e composições belíssimas. Então, eu senti a vontade de fazer como eles. A vontade de fazer alguma coisa para aumentar a fé daquele povo. Estou há 15 anos cantando, mas já tenho uma vida missionária com os Redentoristas há 24 anos.
- Como você conheceu o trabalho realizado pelos Missionários Redentoristas?
Eu conheci o trabalho redentorista na minha comunidade, com meus 12 anos. Sempre achava bonito como o Redentorista vai de encontro ao povo, à criança e ao adolescente. Estimula, cativa, anima e tem um trabalho grandioso e bonito. Uma caminhada feliz e bonita. Então, aquilo foi me trazendo mais para perto e o ponto fundamental era o Santuário, a Casa do Bom Jesus, onde eles faziam toda aquela festa com os romeiros, com a comunidade lapense e aquilo me encantou, aquele carisma, a devoção aos santos redentoristas, à Mãe Aparecida e a devoção ao Bom Jesus. E isso foi crescendo, o amor só cresce.
- Qual o sentimento de ser uma das vozes da Romaria do Bom Jesus e de ajudar a propagar um dos maiores movimentos religiosos do país?
Ser uma das vozes da Romaria é ter uma responsabilidade missionária muito grande. E cuidar da nossa fé é transmitir isso através da nossa voz, que é um instrumento especial, para mim e para o povo. Se eu não sentir aquela emoção vibrando no meu coração, não vai ter como transmitir. Então, ser a voz da Romaria, sendo a voz de Deus para esse povo, cantando as maravilhas de Deus, é gratificante, é sem igual.
- Como foi o processo criativo para a criação do Hino da Romaria de 2024?
O Papa Francisco dedicou o ano de 2024 ao Ano da Oração. Então é um ano motivador e o Pe. Roque, nosso reitor, sentou comigo e pediu a criação do hino. Eu rezei, busquei orientação nas palavras e nos artigos do Papa e comecei a escrever. Depois eu voltei ao Pe. Roque e disse: ‘já que vamos falar sobre a oração, vamos inserir na nossa música as nossas orações diárias, o Pai Nosso, a Ave Maria, Salve Rainha, Glória ao Pai’. Comecei a escrever, mandei para um padre e amigo, Padre Marcel Gustavo, de Campinas (SP), para ele fazer a correção. O padre me elogiou, corrigiu alguma coisinha ali, e disse que estava perfeita, teológica, alegre, vibrante e que o povo iria cantar junto. A música então foi criada, extraída de uma oração. É realmente um convite à oração.
- Como a região e a cultura baiana influenciam na criação das canções?
A Bahia é a terra da alegria. Dizem que baiano não nasce, estreia (risos). A nossa cultura é muito vibrante, inspiradora e a gente vai trazendo isso e vai fazendo festa. Isso é maravilhoso! A gente traz na Romaria tudo o que há de bom nessa terra, tudo o que há de bom nessa cultura nossa, a cultura baiana. E também tudo o que vem de outros estados que chegam. Então a gente soma e faz uma alegria só. A nossa cultura é muito vibrante, inspiradora e de fé.
- Durante a Romaria, qual é o momento mais emocionante para você?
Nós temos nove dias e nove noites preparando, encontrando, olhando as histórias. Tantas pessoas que deixam tudo para visitar o Santuário e contam suas histórias. Nós mesmos somos muito próximos desses romeiros e parece que não vai ter fim, parece que a festa começou para não mais acabar. O que mais me emociona é o encerramento, ao ver os romeiros partirem. Eu estou aqui, vejo o Bom Jesus todos os dias, estou na Casa do Bom Jesus. E são tantos os romeiros que não podem estar aqui, não podem vir todos os anos. Vejo aquela experiência bonita deles se despedindo do Bom Jesus e pedindo a força e a garantia de voltarem no próximo ano. Isso me emociona muito, a despedida dos romeiros.
Confira o Hino da Romaria do Bom Jesus da Lapa de 2024:
Pelo sinal da Santa Cruz de Cristo
nós pedimos isto, ó Deus e Senhor:
dos inimigos todos protegei-nos,
também defendei-nos de todo furor
Deus uno e trino, Criador clemente
Filho obediente e Espírito de amor
Eis-nos aqui, Bom Jesus da Lapa
cheios de fé, contemplando a Cruz
na oração – nossa expressão de amor
no Teu olhar – Vossa divina luz
Louvor e Glória demos ao Pai Santo
que este nosso canto inspira e sustém.
Ao Verbo Eterno que se fez menino
e ao Sopro Divino que de ambos vem.
Que a Soledade por nós interceda
na longa vereda para o céu. Amém.
.:: Entenda a tradição do chapéu utilizado na Festa do Bom Jesus da Lapa ::.
Desafios e superações na formação de novos religiosos redentoristas
Irmão Cláudio Teixeira, C.Ss.R., participou do programa Bênção da Manhã, da TV Aparecida, e falou sobre os desafios da caminhada vocacional e formativa para os jovens.
Dez características do Missionário Redentorista
Fé, oração, caridade, alegria são algumas das características da Congregação do Santíssimo Redentor. Saiba mais!
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.