Leia MaisVideocast Vozes da Missão traz conversa sobre o acolhimento da Palavra“Pecado” e “Piedade” são temas de episódio do videocast Vozes da MissãoComo acontece o tempo de conversão durante a Missão Redentorista?
As Missões Redentoristas se definem como um tempo especial de evangelização, da graça abundante, de conversão do coração.
Ao fundar a Congregação em 1732, em Scala, no Sul da Itália, Afonso de Ligório tinha no coração o nobre desejo de que os excluídos, os pobres e mais abandonados, conhecessem e experimentassem o grande amor de Deus por eles.
Um Deus compassivo, terno, misericordioso, que não pune, não castiga e não condena, mas o Deus do amor misericordioso, capaz de dar a própria vida para nos salvar. Para revelar aos homens a imensidão desse amor, Afonso reuniu um grupo de padres e irmãos para anunciar a todos, particularmente aos mais pobres e abandonados, a Copiosa Redenção.
Ainda nos dias atuais, os filhos de Santo Afonso continuam o mesmo sonho do fundador. Através do anúncio explícito da Palavra de Deus, os missionários redentoristas vão de cidade em cidade anunciando a Redenção abundante trazida por Jesus Cristo, nosso Redentor. Por isso, o missionário é o homem do povo e para o povo, capaz de acolher a todos e com todos agir com misericórdia e compaixão. Sua mensagem profunda e simples tem endereço certo: o coração das pessoas.
Para o ano de 2024, na grande Província Nossa Senhora Aparecida, as nossas perspectivas são as melhores possíveis. Teremos quatro equipes missionárias totalmente dedicadas à pregação das Santas Missões. Duas no estado de São Paulo, em Araraquara e em São João da Boa Vista, uma em Curvelo (MG) e outra em Salvador (BA).
Outro motivo de esperança e alegria, é o maior número de missionários, padres e irmãos liberados para esse importante trabalho. A partir deste ano, muitas cidades que estão aguardando sua vez, serão evangelizadas.
Para os missionários que residem no estado de São Paulo, as missões em 2024 serão nas seguintes cidades: Presidente Prudente (SP), Desterro do Melo (MG), Tapira (MG), Ouro Preto (MG), Muzambinho (MG), Araraquara (SP), São Paulo (SP), Taciba (SP). Assim como ocorrido no mês de fevereiro, em maio, outubro e dezembro, as equipes missionárias estarão trabalhando no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. A programação é distinta para os residentes em Curvelo (MG) e Salvador (BA).
A realização das missões numa determinada comunidade acontece em quatro etapas distintas: Missão da Visitação, Missão nas Famílias — família evangelizando famílias — Missão nas Comunidades e Missão da Perseverança ou Permanente. Na primeira, todas as casas são visitadas e divididas em pequenos grupos de 20 a 30 famílias, chamados Setores Missionários; na segunda, as famílias se reúnem para rezar juntas e refletir a Palavra de Deus; na terceira, com a presença dos missionários padres e irmãos, acontecem as celebrações, procissões, encontros, visitas; e na quarta, toda comunidade, motivada pelas fases anteriores, imbuída pela força do Espírito Santo, dá continuidade à dinâmica missionária como Igreja em constante estado de missão, uma Igreja em saída.
Para coordenar as duas primeiras etapas contamos com a importante participação das Irmãs Missionárias, neste ano: Ir. Marlene Inês Teixeira e Ir. Lúcia Natália de Assis.
As Santas Missões são a atividade que mais caracteriza o carisma e a missão dos filhos de Santo Afonso. Ao fundar a Congregação, Santo Afonso assim escreveu: “A obra das Santas Missões é uma das principais tarefas do nosso Instituto visando a Glória de Deus, a edificação e a salvação das almas” (Ordini da osservari nelle missioni, in AGHR, II, P. 109).
Por necessidade da nossa Igreja, estamos comprometidos com outras formas de evangelização, mas a que mais confirma a nossa fidelidade carismática é a prática das Missões Populares, o anúncio explícito do evangelho aos mais pobres e abandonados.
Ser missionário Redentorista é desafio, dom e graça de Deus, é continuar a missão de Jesus: “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16,15).
.:: Conheça o Videocast sobre as Santas Missões Redentoristas ::.
Fonte: Texto escrito originalmente para a revista "Focus Provincialis"
Jubileu 2025: Chamados a ser peregrinos da esperança
Somos chamados a percorrer um caminho de paz para nos tornarmos sinais e instrumentos de esperança e amor onde vivemos.
Contemplar o mistério do Natal com o coração de uma criança
Santo Afonso Maria de Ligório tinha uma forma toda especial de contemplar o mistério do Natal. Entenda!
O mistério do Natal em Santo Afonso de Ligório
Santo Afonso nos ensina que o nascimento de Jesus na condição humana é fruto de sua total liberdade. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.