A tradicional Romaria das Santas Missões Redentoristas ao Santuário Nacional de Aparecida chega a sua 34ª edição neste dia 16 de novembro.
O encontro reúne coordenadores e auxiliares de paróquias que já receberam este trabalho evangelizador para uma programação especial e com transmissão pela Rede Aparecida de Comunicação (Rádio Aparecida, TV Aparecida e A12) e também cobertura nas redes sociais da Província Nossa Senhora Aparecida.
A romaria é um momento de celebração pela realização das Santas Missões e também de reencontro de lideranças de paróquias com os missionários redentoristas.
Neste ano, a romaria traz o seguinte tema "Unidos em Cristo com a Mãe Aparecida, somos Missionários da Esperança" e o lema "E Maria estava com eles!", retirado do livro dos Atos dos Apóstolos 1,14. A reflexão convida a vivenciar o Ano Santo de 2025, proclamado pelo Papa Francisco, e que tem como tema "Peregrinos da Esperança".
Programação da Romaria
O momento de maior expectativa da programação da 34ª Romaria ocorreu com a Santa Missa às 9h, no Altar Central, presidida pelo padre José Manoel Belo, C.Ss.R, que integra a equipe missionária.
Na missa das 9h, Irmão Viveiros, C.Ss.R., animador da celebração e que atua nas Santas Missões destacou a presença da romaria em Aparecida:
"Celebramos a 34ª Romaria das Santas Missões Redentoristas aqui no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Viemos agradecer a Deus, agradecer a Nossa Senhora, os abundantes frutos dos trabalhos missionários em várias cidades do Brasil. Viemos pedir a graça da perseverança em nossa missão".
Na entrada da imagem de Nossa Senhora Aparecida foram acolhidos leigos representantes das paróquias que foram evangelizadas em 2024.
Durante a homilia, outro missionário atuante na equipe missionária Padre Pedro Gruzdz, C.Ss.R., falou sobre a fé e o comprometimento que ela implica:
"Como é a minha fé? Será que quando Jesus voltar, ele vai me encontrar como uma pessoa de fé? Eu vou acreditar nele? E parece que a resposta para essa pergunta é muito óbvia. Claro que sim. Jesus vai encontrar a fé sobre a terra. Tanta gente aqui na igreja, tanta gente assiste à missa na televisão, tantos missionários, coordenadores, auxiliares das santas missões que vieram em Romaria aqui para participar. Jesus, quando voltar, vai encontrar a fé sobre a terra. Parece que é óbvio, mas não é", refletiu o missionário.
Padre Pedro ao exortar a assembleia, quis levar a refletir como temos vivenciado a fé; se como quem confia e deposita toda vida em Jesus:
"Eu confio e mesmo que eu passe por momentos difíceis, trágicos, dramáticos na minha vida, eu não desisto?! Símbolo dessa fé é a viúva do evangelho, a fé de confiança, que é a fé persistente. Eu creio que é este tipo de fé que Jesus quer encontrar. Porque Jesus sempre considerava Deus por seu Pai, e confiava totalmente n'Ele. Até no momento da sua crucificação, Paixão, Jesus confiava totalmente em seu Pai. E, agora, surge para nós a pergunta, caros irmãos e irmãs. Como surge este tipo de fé de confiança? A resposta é fácil. São Paulo vai dizer para nós, que a fé nasce da pregação. Quanto mais você anuncia, tanto mais desperta a fé nas pessoas. Sobre isso sabem muito bem os missionários que vieram e que atuaram nas Santas Missões Redentoristas quando vão fazer as visitas nas famílias, evangelizar as casas, se encontrar com as pessoas e anunciar a palavra de Deus. A fé nasce da pregação", enfatizou padre Pedro.
A programação da romaria no período da tarde, continua com a Hora Mariana, às 14h, no Altar Central, e às 22h, alguns missionários e leigos rezam o Terço nos estúdios da Rádio Aparecida. Os missionários também estarão presentes em outros programas da TV Aparecida ao longo do dia.
Veja fotos da celebração:
Reveja a homilia:
Confira entrevista do padre Carlos Alberto sobre a romaria na Rádio Aparecida:
Para saber mais sobre as Santas Missões acesse A12.com/missoes
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
O primeiro redentorista professo brasileiro
José Ferreira Caminha nasceu no dia 18 de novembro de 1841. Leia sobre sua história!
O que é a vida em clausura ou a vida monástica?
Quer saber mais sobre esse modo de vida consagrada? A vida em mosteiros continua atraindo vocações em todo o mundo. Saiba mais.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.