Com a chegada das Santas Missões Redentoristas, no ano de 1989, a Paróquia São José de Muzambinho (MG) ganhou um novo rosto. E assim, surgiram novas comunidades e novos setores. Os que já existiam, foram fortalecidos. Já, em 2004, as Missões retornaram, para reanimar as lideranças e criar novos setores e novas comunidades. Leia Mais“Viver com Deus para sempre” é tema de mais um Vozes da MissãoSantas Missões: Redentoristas finalizam missão em Ouro Preto (MG)Missões Redentoristas na Paróquia de São Sebastião em Tapira (MG)
Depois de 20 anos, em 2024, as Santas Missões retornaram, mas desta vez, os fiéis paroquianos estavam muito mais envolvidos e entusiasmados pelas missões, porque as anteriores obtiveram muitos frutos. Os fiéis se doaram, surgindo assim, novas lideranças.
Baseando-se no entusiasmo dos fiéis, os missionários ofereceram um novo conteúdo, para que os leigos batizados da paróquia pudessem ter vez e voz. Essa nova linguagem, encaminhou-os a serem protagonistas da missão, a partir das pequenas redes de comunidades unidas à Matriz. Antes de iniciar a terceira fase da missão, as lideranças passaram pela escola de Jesus e foram educadas pelo Mestre, para serem protagonistas da missão em uma Paróquia Missionária.
No dia 27 de agosto de 2024, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na santa missa das 9h, presidida por mim, Padre José Roberto Pessanha, C.Ss.R., e concelebrada pelos padres da Paróquia São José, Pe. João Batista e Pe. Otávio Lemes, e por outros sacerdotes, a imagem missionária foi enviada para a cidade de Muzambinho, onde foi acolhida no trevo da cidade e seguiu em carreata para a Igreja Matriz, para a celebração da Santa Missa. Já no dia 28 de agosto, houve a missa de envio dos Missionários Redentoristas para as respectivas comunidades da paróquia e, também, da abertura da terceira fase das Missões, que fora presidida pelo reverendíssimo Padre João Batista da Silva e concelebrada pelo Padre Otávio.
No dia 29 de agosto, todas as 32 comunidades da paróquia começaram a ser assistidas pelos missionários. Nas comunidades rurais, as celebrações aconteceram em horários diversos, e a experiência de fé dos fiéis foi a expressão máxima da manifestação de Deus nos setores missionados. Durante a estadia dos missionários na zona rural, aconteceram diversas celebrações e visitas às famílias.
Nas comunidades urbanas, as atividades e celebrações aconteceram no período da manhã com a caminhada da aurora, para rezar o terço pelas ruas da comunidade e concluir a caminhada na igreja, para uma breve catequese missionária.
Nas celebrações da tarde, os fiéis ouviram a mensagem missionária e receberam as bênçãos; ainda, foram abençoados os objetos de devoção, como imagens de santos, rosários, medalhas, novenários etc.
Os missionários também fizeram muitas visitas às famílias, às escolas, aos departamentos públicos, aos centros comerciais, ao Lar São Vicente de Paulo e à Irmandade Santa Casa da Misericórdia, onde foram celebradas as missas, as confissões e Unção dos enfermos.
Com a visita da Irmã Missionária às comunidades, foram formados, na paróquia, 187 setores missionários. A caminhada dos fiéis em seus respectivos setores foi um verdadeiro pentecostes, graças à cooperação dos Coordenadores e Auxiliares, que exerceram com esmero a missão.
Ainda foram recuperadas mais duas comunidades. Uma delas havia sido fechada há aproximadamente sete anos. A comunidade foi atendida com a visita do missionário e do Pároco, que assistiram os fiéis da comunidade e os acolheram, com o surgimento de novas lideranças, tornando-se assim, 34 comunidades. No dia 14 de setembro, os coordenadores e auxiliares estavam entusiasmados pelo bom êxito da missão, em sua terceira fase, demonstrando-se alegres através do sorriso tímido, mas expressivo e profundo.
As Santas Missões Redentoristas na Paróquia São José, em sua terceira fase, aconteceram durante os dias 28 de agosto a 15 de setembro. A programação missionária foi refletida e elaborada, em conjunto com o Padre João Batista, o Padre Otávio Lemes, a Irmã Silvana e as lideranças da paróquia.
Com o sopro do Espírito Santo, aconteceu uma forte manifestação de fé, por meio da procissão do Santo Cruzeiro, que fora carregado pelos fiéis até a comunidade São Benedito e Santo Antônio, para ser fincado ao lado da capela, como marco central das Santas Missões Redentoristas e expressão máxima de amor e fé dos fiéis pelo Redentor. Na carreata da missa dos trabalhadores, os fiéis acompanharam com seus veículos motorizados, a imagem de Nossa Senhora Aparecida, para expressar o grande amor a Mãe de Deus. Na noite das luzes, após as missas nas comunidades, os fiéis saíram e seguiram em procissão, para se encontraram em frente à Igreja Matriz.
Ao chegarem, houve uma grande concentração, e na praça, em frente à igreja, o missionário transmitiu a mensagem, com o tema: “Jesus Cristo: Rei do Universo e Luz das nações”. Depois, os fiéis leigos rezaram os Compromissos Cristãos, com a Profissão de Fé e Renovação do Batismo. Concluiu-se a noite luminosa, com a Consagração a Nossa Senhora e muitos louvores e aclamações.
No sábado de manhã, dia 14, a Igreja Matriz não suportou tamanha quantidade de crianças, na celebração da Missa das Crianças. Após a missa, os missionários caminharam pelas ruas da cidade com as crianças. Também, na Missa da Juventude, os jovens expressaram seu amor por Deus e Nossa Senhora Aparecida. Por último, ainda aconteceu o encontro com os homens e as mulheres do terço, que rezaram piedosamente o santo terço e consagraram-se a Nossa Senhora Aparecida.
Conforme aconteciam as visitas às famílias e a partilha de experiências de vida com elas, ficou em evidência que os membros das famílias são pessoas de profunda fé. Além de cultivarem uma religiosidade de piedade popular, ainda guardam muitas imagens de santos e bíblias em suas casas. A experiência de fé dos fiéis católicos dessa cidade está alicerçada, também, nos Sacramentos da Igreja.
Com a presença dos Missionários Redentoristas, a chama de fé dos fiéis leigos foi se acentuando de forma gradativa, por meio do anúncio da Palavra e do testemunho de vida dos missionários. A semente já foi plantada, mas é preciso de tempo, para que a planta cresça e dê fruto em abundância.
Na Missa de encerramento da terceira fase, o Pe. Werner Antônio, C.Ss.R., salientou sobre a importância da Perseverança, tendo como base de vida, a experiência de fé dos fiéis, que está alicerçada na unidade. No final da Santa Missa, o Padre Werner foi homenageado pelos paroquianos da Paróquia São José, ao receber, de forma honrosa, uma placa que expressa o reconhecimento e gratidão por completar 600 Missões, na Comunidade Paroquial.
.:: Acompanhe o videocast das Santas Missões Redentoristas ::.
Fonte: Pe. José Roberto Pessanha, C.Ss.R.
São João Neumann: homem comum que fez coisas extraordinárias
Conheça a história do primeiro santo dos Estados Unidos, que é considerado um grande apóstolo dos imigrantes!
4 atitudes para aprender com o primeiro santo dos Estados Unidos
São Joao Neumann foi o primeiro santo canonizado no país da América do Norte. Saiba mais sobre sua história!
A fé nos leva a contemplar um horizonte de possibilidades
Sob a luz da fé, iniciemos o ano como pessoas virtuosas, que desejam crescer gradualmente na santidade cristã
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.