No dia 14 de novembro de 2022, o Pe. José Carlos dos Santos, pároco da Paróquia de Santa Ifigênia, de Ouro Preto (MG), escreveu uma carta para o Conselho Missionário dos Missionários Redentoristas, solicitando as Santas Missões Redentoristas para uma ação missionária em sua paróquia. Leia MaisVozes da Missão traz bate-papo sobre “Fraternidade Cristã”Missões Redentoristas na Paróquia de São Sebastião em Tapira (MG)Missionários Redentoristas buscam os afastados em nome de Deus
O pedido foi acolhido e encaminhado para os demais procedimentos que antecedem as Santas Missões, em Reunião Missionária dos Missionários Redentoristas.
Um primeiro passo, após essa acolhida dos missionários ao pedido feito, foi a realização da visita do “Olheiro”, Pe. Herivelto Jeder Pereira, C.Ss.R., tendo um contato com a geografia da paróquia e, depois, uma reunião com as lideranças e Conselho Paroquial. O Pe. Carlos Alberto Pereira, C.Ss.R., que retornara para o Brasil após estudos na Itália, assumiu a tarefa da coordenação da missão na histórica cidade de Minas Gerais.
Pré-Missão
Entre os dias 27 a 30 de junho de 2024 os missionários redentoristas, Pe. Carlos Alberto Pereira, Pe. José Roberto Pessanha e Pe. Luis Almir, realizaram o trabalho de Pré-Missão na Paróquia de Santa Efigênia.
A cada dia foi realizada a visita missionária, com a celebração do envio dos “Andorzinhos” de Nossa Senhora. Foram 13 comunidades visitadas, incluindo a Matriz de Santa Efigênia.
A formação das lideranças se deu no espaço Lírio dos Campos, com a presença de mais de 200 lideranças, representando 110 setores missionários formados.
Vale destacar que a paróquia é constituída de um terreno bastante acidentado, o que dificulta o acesso das pessoas, sendo que o local onde houve a formação era um local de difícil acesso. Mesmo assim, não foi empecilho para a participação de um bom número de pessoas.
O Pároco, Pe. José Carlos, se alegrou com a resposta dada pelo povo e ficou muito confiante no trabalho a ser realizado na Evangelização da Paróquia Santa Efigênia nessa segunda fase: a Evangelização nas Famílias.
Terceira fase
No dia 30 de julho, no Santuário Nacional de Aparecida, com a presença de uma comitiva vinda da Paróquia de Santa Efigênia, acompanhada de seu pároco, Pe. José Carlos dos Santos, houve o envio da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida para o início das Santas Missões Redentoristas. Presidiu a celebração o coordenador da missão, o Pe. Carlos Alberto Pereira.
No dia 31 de julho, com a chegada da Imagem Missionária de Nossa Senhora Aparecida, aconteceu uma carreata, que a levou até o local da celebração de abertura das Santas Missões Redentoristas.
Foi significativa, emocionante e cheia de fé, a participação de fiéis à missa. Os nove missionários foram apresentados: Pe. Carlos Alberto Pereira, Pe. José Manoel Belo, Pe. Luiz Carlos Cruz, Pe. José Roberto Pessanha, Pe. Ronaldo, Ir. Ernesto Coelho da Costa, Ir. João Batista de Viveiros, Ir. Antonio Monteiro de Melo e Fr. Ronald Agapito Bolivar Aparicio.
No dia 1º de agosto, dia de Santo Afonso – fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, realizamos uma reunião de embalo para os trabalhos a serem realizados em cada comunidade.
Crônica das atividades
Desta forma, entre os dias 1 e 18 de agosto, as comunidades da Paróquia foram missionadas. Foram atividades das mais diversas, com os temas missionários para cada dia, de acordo com o querigma missionário, como atos de piedade (procissões, reza do terço da penitência e catequese missionária), celebrações de missas especiais, renovação da fé, consagrações a Nossa Senhora Aparecida.
Além disso, algumas visitas missionárias aconteceram, com trabalhos específicos para as Escolas, coordenado pelo Ir. Viveiros. Foi uma forma de atingir as crianças e jovens da paróquia.
Atenção especial se deu às famílias, com encontros dos homens e mulheres, visando celebrar a importância da família. Quando não possível, o missionário buscou acentuar em sua evangelização a importância de construir uma família sólida, com a presença de Deus.
De modo geral, as Santas Missões Redentoristas se desenvolveram e foram bem acolhidas por todas as comunidades. Foram dias intensos de evangelização, onde se buscou apresentar a importância do ser Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, como pensada a partir do Concílio do Vaticano II: a Igreja é o povo de Deus, comunhão e participação. Com isso, buscou-se incentivar a importância da perseverança nos setores missionários.
Como lema de todo o trabalho das Santas Missões, os missionários incentivaram as comunidades a viverem “Unidas em Cristo, com Maria, para viverem e crescerem em comunidade”. Viva as Santas Missões Redentoristas!
.:: Conheça a Comunidade Provincial da Província Nossa Senhora Aparecida! ::.
São João Neumann: homem comum que fez coisas extraordinárias
Conheça a história do primeiro santo dos Estados Unidos, que é considerado um grande apóstolo dos imigrantes!
4 atitudes para aprender com o primeiro santo dos Estados Unidos
São Joao Neumann foi o primeiro santo canonizado no país da América do Norte. Saiba mais sobre sua história!
A fé nos leva a contemplar um horizonte de possibilidades
Sob a luz da fé, iniciemos o ano como pessoas virtuosas, que desejam crescer gradualmente na santidade cristã
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.