Notícias

100 anos de presença redentorista na Venezuela

Peregrinação da Divina Pastora conta com a participação massiva dos venezuelanos

Escrito por Redentoristas

22 JAN 2025 - 16H10 (Atualizada em 22 JAN 2025 - 16H45)

Scala News

Como parte dos preparativos para o início da celebração dos 100 anos de presença dos Missionários Redentoristas na Venezuela (1925 – 2025), a Congregação no referido país ofereceu a vestimenta processional da devoção mariana com o maior número de fiéis na Venezuela: da Divina Pastora.  Leia MaisConheça a União Nacional dos Ex-Seminaristas RedentoristasConheça a Paróquia Redentorista nos Estados Unidos voltada aos imigrantesEucaristia é tema de novo episódio do videocast Vozes da Missão

Em todos os anos, no dia 14 de janeiro, é realizada uma peregrinação massiva saindo de Santa Rosa até a cidade de Barquisimeto, no interior centro-oeste do país. Uma multidão de fiéis acompanha a procissão até o local de destino, entoando cantos e louvores.

O vestido que a imagem sempre usa em sua procissão é novo a cada ano, porque é confeccionado sob as orientações de algum tema especial para a Igreja. A designada, para 2025, foi presenteada com o título de “vestido da Redenção” e tem na sua parte mais atraente um desenho do escudo da Congregação do Santíssimo Redentor, sob uma cor dourada, que lembra o fundo do ícone da Mãe do Perpétuo Socorro, padroeira da Congregação. 

Scala News
Scala News
Imagem da Divina Pastora foi oferecido pela Congregação Redentorista, que completa 100 anos de presença na Venezuela

A Paróquia São José de Barquisimeto é representada no manto da Divina Pastora, rodeada de lírios. Esta foi a primeira comunidade onde se estabeleceram os padres: Andrés Álvarez Palacios e Esteban Arce, junto com o irmão Rafael Nebot. Eles foram os primeiros Missionários Redentoristas a chegar no país, em 14 de março de 1925. Por lá assumiram a comunidade, que se encontrava em construção.

Na parte inferior do vestido é possível notar um mosaico significativo para os Redentoristas, no qual estão representados: Maria, sob a invocação da Mãe do Perpétuo Socorro, Santo Anfonso Maria de Ligório, São Clemente Maria Hofbauer, São Geraldo Majella e São João Neumann. Outra particularidade é a cor vermelha carmesim do traje do Menino Jesus, que segura a imagem da Divina Pastora - esta representa a vestimenta habitual com que se ilustra Jesus Santíssimo Redentor.

Pe. Aly Villegas, C.Ss.R., consultor ordinário da Província Andino-Caribenha e Superior da Comunidade São José, falou sobre o vestido confeccionado neste ano:

“Foi uma experiência gratificante. O calor e o carinho com que foi confeccionado este vestido, que será usado pela Divina Pastora em sua grande procissão, e que sem dúvida expressa a oração e a beleza de Maria, além dos sinais da Congregação. Acompanhem-nos neste ano especial para nós”.

Para celebrar estes 100 anos de presença missionária na Venezuela diversas atividades foram organizadas, entre as quais se destacam: missões populares, encontros vocacionais e juvenis, atividades paroquiais e eventos comemorativos. Esta oferta da Congregação à Divina Pastora representa o início das festividades do centenário dos Redentoristas no país.

Redentoristas da Venezuela

Fonte: Scala News

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...