Acompanhar as vocações é sempre um desafio, seja pela constante necessidade de se fazer próximo dos adolescentes e jovens e ajudá-los em suas interrogações, como para que percebam qual o chamado de Deus para suas vidas e assumam sua vocação confiantes.
Junto desse desafio soma-se a carência de vocações ao sacerdócio, à vida consagrada e, cada vez mais, ao matrimônio, e essa realidade exige uma postura cada vez mais engajada de toda a Igreja quando se fala de uma Cultura Vocacional. Essa tarefa não é apenas dos serviços de animação vocacional, congregações religiosas ou organizações que acompanham as vocações.
Oferecer perspectivas vocacionais seguras aos jovens é responsabilidade de todos, aliás deve começar pela família!
Existem muitas maneiras de apoiar e contribuir com a promoção das vocações, seja para o sacerdócio, vida consagrada ou a vida matrimonial. Aqui destacamos algumas das várias maneiras que todos podem ajudar.
1 - Ore constantemente pelas vocações. Você pode fazer isso individualmente, com sua família ou com a comunidade paroquial.
2 - Reze um rosário em família na hora do jantar ou na hora de dormir, ou individualmente, para as vocações.
3 - Escreva cartas, e-mails, envie mensagens nas redes sociais aos jovens que estão nos seminários e conventos, animando-os no processo de discernimento e assegurando suas orações. Se quiser enviar para os seminaristas redentoristas, envie para o e-mail vocacional@a12.com.
Leia Mais3 dicas para você descobrir sua vocação no ano que se inicia 4 - Visite a Capela do Santíssimo Sacramento para rezar pelas vocações.
5 - Celebre as festas dos santos, especialmente São João Maria Vianney, padroeiro dos párocos e sacerdotes (4 de agosto), Santa Teresinha, padroeira das missões (1º de outubro), São Bento, pai da vida monástica (11 de julho).
6 - Leia sobre a vida dos santos e converse sobre eles com os jovens e as famílias.
7 - Dê exemplo de oração e santidade, e de seguimento ao chamado de Deus. Reflita sobre a importância de como seguir o chamado de Deus todos os dias.
8 - Incentive aqueles que você conhece que podem ser chamados ao sacerdócio ou à vida consagrada a considerarem essa vocação.
9 - “Adote” um padre ou consagrado (a) em suas orações ou mesmo para manifestar sua amizade e solicitude em suas necessidades.
10 - Aos pais: sejam testemunhas para os filhos, encoraje-os a considerar a vocação ao sacerdócio ou à vida consagrada e reze para que um deles seja chamado para uma dessas vocações. Ore para que seus filhos sigam o chamado de Deus, seja ele qual for.
11 - Considere se Deus pode estar chamando você para o sacerdócio ou para a vida consagrada.
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.