O dia 6 de maio é para a Congregação Redentorista uma data histórica, pois, neste dia, tinha início o primeiro Capítulo Geral da nascente Congregação, que escolheria Afonso de Ligório como Reitor-Mór do nascente instituto. Leia MaisProjeto do amor de Deus Pai é tema de novo episódio do “Vozes da Missão”Confira a trajetória de um dos melhores amigos de Santo AfonsoEntenda o significado e os simbolismos do Rosário Redentorista
Onze anos após a fundação do Instituto, Santo Afonso reuniu ao redor de si alguns padres diocesanos para juntos, trabalharem na salvação das almas, preparando-se para viverem a vida religiosa.
Afonso não fez prevalecer o seu direito de fundador, porque queria que se fizesse a nomeação de um Superior definitivo, em cujas mãos ele e seus companheiros fizessem os seus votos religiosos.
Este primeiro capítulo foi realizado em Ciorani, primeira casa da congregação, doada pelos barões de Ciorani, sendo composto por cinco membros, que haviam feito o voto de perseverança em 21 de julho de 1742: Santo Afonso, César Sportelli, Mazzini, Rossi e Villani, aos quais se juntaram Paolo Cafaro e Benigno Giordano que há pouco haviam entrado para Instituto. Neste capítulo, Afonso foi eleito Reitor-Mór.
Após a eleição, os membros do Instituto fizeram a profissão religiosa; o Reitor-Mór emitiu os votos nas mãos dos Capitulares e, depois, na qualidade de Superior Geral, recebeu a profissão dos demais padres e irmãos.
Eles professaram não apenas os três votos ordinários de pobreza, castidade e obediência, mas também se comprometeram a ir por toda parte, até mesmo para a missão em países para onde fossem enviados pelo Reitor-Mór ou o Sumo-Pontífice. Eles também acrescentaram um quinto voto: de não aceitar nenhuma dignidade eclesiástica, nem cargos, nem benefícios, ao menos que a isso fossem obrigados pela vontade formal do Papa ou do Superior Geral.
Base para o crescimento da congregação
A partir deste dia, a Congregação do Santíssimo Salvador, nome que seria depois mudado quando de sua aprovação, tornou-se uma estrutura religiosa ainda não aprovada pela Igreja, mas com grandes possibilidades de ser, quando tivesse consistência e desenvolvimento para merecer esta graça.
Na sessão seguinte, o capítulo tratou sobre as regras e constituições, cuja redação já estava bem avançada. A imitação de Jesus Cristo, através das doze virtudes, havia guiado a redação, sendo uma base que daria a estrutura de diferentes artigos da regra.
A partir destes primeiros textos, foi necessário elaborar toda a regulamentação relativa aos votos, às atribuições e cargos, missões, governo da Congregação e de cada uma das casas.
Nos últimos dez anos, desde a fundação, Afonso de Ligório não havia deixado de trabalhar, sob a direção e ajuda de Tomás Falcoia na composição das regras que guiariam a congregação.
O capítulo decidiu que, a partir das prescrições que já estavam em vigor, dos escritos deixados por Falcoia e das regras surgidas nas diferentes sessões, seria feito o trabalho de formar um corpo de leis bem organizado. Este ingente trabalho realizado por Santo Afonso é que será apresentado para a aprovação do Papa e do Capítulo Geral. (P. Berthe. Vie S. Alphonse, I, p. 247).
A sala do capítulo foi depois transformada em capela, preservada ainda hoje na casa de Ciorani (foto em destaque). Nela também seriam realizados outros Capítulos Gerais do Instituto Redentorista.
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.