Notícias

3 fatos para se tornar devoto de Nossa Senhora do Rocio

Devoção, que é legitimamente brasileira, tem mais de 300 anos de história

Escrito por Elisangela Cavalheiro

14 NOV 2024 - 11H30 (Atualizada em 14 NOV 2024 - 11H45)

Santuário do Rocio

Há mais de 300 anos, surgiu uma devoção em Paranaguá, no litoral do Paraná, que ganhou o título de Nossa Senhora do Rocio. Sua história se popularizou e ganhou o coração do povo paranaense, tanto que ela foi proclamada padroeira deste estado.

Anualmente, no mês de novembro, milhares de pessoas passam pelo Santuário dedicado à Padroeira e muitos são os relatos de curas e milagres por essa devoção.

Destacamos 3 fatos para você conhecer melhor a história e, quem sabe, até se tornar devoto dela. Veja a seguir:

1- É uma devoção única no mundo

Assim como Fátima, Lourdes e Aparecida, a devoção a Nossa Senhora do Rocio é única no mundo. A atual imagem de Nossa Senhora do Rocio é uma representação de Nossa Senhora do Rosário e, assim como em Aparecida, a imagem original remete à Nossa Senhora da Conceição.

Na Espanha, existe uma devoção a Nossa Senhora do Rocio, mas sem vínculo com a devoção brasileira. Lá a imagem foi encontrada dentro do tronco de uma árvore. 

:: Por que Nossa Senhora da Conceição virou Aparecida?

2- Também foi "pescada" em um rio como Aparecida

Exatamente como a Padroeira do Brasil, a imagem de Nossa Senhora do Rocio também ressurgiu das águas. Ela foi encontrada numa pesca milagrosa nas redes de um pescador, o pai Berê, no século XVII, na baía de Paranaguá. Isso ocorreu por volta de 1648, após a elevação do pelourinho em Paranaguá. 

Leia MaisOração à Nossa Senhora do Rocio3- Devoção tem aprovação papal

Com uma história tão singular como a fé de seus devotos, a devoção ganhou status, sendo proclamada padroeira do Paraná em 1939.

Depois, recebeu oficialização do Vaticano pelo Papa Paulo VI, em 1977. São poucos os estados brasileiros que têm essa oficialização papal.

FESTA ANUAL

A festa em honra a Nossa Senhora do Rocio acontece sempre no dia 15 de novembro. O santuário é dirigido por Missionários Redentoristas da Província de Curitiba – Regional Campo Grande. A igreja está localizada na Praça Thomáz Sheehan, nº 211, no bairro Rocio, em Paranaguá.

Durante todos os dias dos festejos chegam a circular pela cidade 300 mil pessoas. Para isso a equipe de missionários que atende o santuário recebe ajuda de muitos outros, vindos das demais comunidades da província. A festividade é considerada o maior evento religioso popular do sul do Brasil. 


3 Comentários

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...