O caminho espiritual vivido por São Geraldo é caracterizado por uma profunda fé e generosidade. Sua natureza mística se encontra com a cotidianidade e suas tantas exigências.
São Geraldo vive o sentido concreto do evangelho, como o povo. Mesmo em meio a tantas provações enfrentadas, tudo ele o faz com o coração cheio de esperança e alegria. Sempre guiado à luz da fé, os traços de sua piedade popular à qual foi sempre fiel vão sendo fortalecidos, através de um profundo relacionamento com o Redentor.
Ele é um santo que atrai a atenção de tantos devotos, por sua simplicidade e união amorosa com Jesus Cristo. Sua vida é uma inspiração para os cristãos de hoje, porque acentua o aspecto permanente da existência cristã: seguimento de Cristo e comunhão com o Ressuscitado, na simplicidade do cotidiano. Sua espiritualidade é uma verdadeira exegese da vida e ensinamento de Jesus Cristo.
Outro ponto de destaque que o faz ter Jesus como ponto central em sua espiritualidade é conformar a vontade de Deus em sua vida. Essa sempre foi a aspiração contínua de São Geraldo. Esse propósito se deu até seu leito de morte. Durante o período em que se encontrava enfermo, foi se conformando à vontade de Deus, aceitando sua doença. Ele soube dar um sentido profundo ao seu sofrimento: sofrer participando do mistério pascal de Cristo. Eis o sentido do sofrimento cristão. Com muita humildade, acreditava que se encontrar naquela situação de enfermidade era sua missão naquele momento, assim ele contribuía para a salvação dos seres humanos, sobretudo dos pecadores.
Leia MaisReze por 15 minutos diante de uma CruzO que entender sobre a Teologia e a Espiritualidade da CruzTendo conformado sua vida com a vontade de Deus, ele pediu que colocasse um aviso na porta de seu quarto, com os dizeres: “Aqui se faz a vontade de Deus, como Deus quer e pelo tempo que Deus quiser”.
São Geraldo nos mostra assim que os santos conseguem transcender os sofrimentos, isso se dá através de uma fé profunda, sincera e autêntica, na aceitação abnegada do propósito de Deus.
Com este pensamento de centralizar sua vida na vontade de Deus, Geraldo também se sintoniza com a visão da espiritualidade de Santo Afonso, fundador da congregação a que pertence, que também nos mostra que a perfeição está em amar Cristo. Santo Afonso afirma:
"Toda nossa perfeição consiste em amar o nosso amabilíssimo Deus... Pois toda perfeição do amor a Deus consiste em unir nossa vontade a sua santíssima vontade... Se, portanto desejamos agradar plenamente o coração de Deus, procuremos conforma-nos à sua divina vontade; e não só conformar-nos, mas a nos identificar com o que Deus quer", escreve o padre Sabatino Majorano, C.Ss.R., especialista em São Geraldo.
:: Conheça 9 livros de espiritualidade de Santo Afonso
Essa decisão de entregar a vida a Deus conformando-se à sua vontade de Deus aparece também na vida do fundador. O santo doutor afirma que, para realizar a própria vocação, faz-se necessária a identificação com a vontade do Pai, pois assim foi a vida do própria Jesus. O Filho de Deus se conformou em tudo à vontade do Pai, a ponto de entregar sua vida para a salvação de todos, no serviço desinteressado (cf. Mc 10,45).
Assim também foi a vida de São Geraldo, movido pelo Espírito Santo, conformou sua vida a Cristo, oferecendo-a ao Pai pela salvação de todos. O serviço desinteressado aos irmãos caracteriza a vida de Geraldo. Ele servia aos confrades da congregação redentorista e também aos pobres e abandonados.
Quando morreu, Materdomini encheu-se de pessoas simples e marginalizadas que encontraram no santo irmão redentorista apoio, misericórdia, amparo espiritual e material. Por isso, eles exclamavam: “Perdemos o nosso Pai!”.
:: Materdomini: lugar onde vive a memória de São Geraldo Majella
A vida de Geraldo foi, portanto, um constante conformar-se a Cristo e servir aos irmãos. Aqui está o núcleo de sua santidade.
:: Leia também o primeiro artigo do mesmo autor | A vida e a espiritualidade de São Geraldo Majella
Contemplar o mistério do Natal com o coração de uma criança
Santo Afonso Maria de Ligório tinha uma forma toda especial de contemplar o mistério do Natal. Entenda!
O mistério do Natal em Santo Afonso de Ligório
Santo Afonso nos ensina que o nascimento de Jesus na condição humana é fruto de sua total liberdade. Saiba mais!
Ouça o canto de Natal mais famoso da Itália, composto por Santo Afonso
Fundador da Congregação Redentorista compôs "Tu desces das estrelas" em 1754. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.