Hoje, prestes a celebrar 289 anos de história (1732), a Congregação Redentorista se faz presente em 82 países do mundo, entre eles a Rússia.
No último dia 24 de outubro, foi consagrada uma igreja dedicada a São João Paulo II, na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, localizada na cidade de Togliatti, também conhecida como Tolyatti, na parte europeia da Rússia.
A Paróquia de Nossa Senhora de Fátima pertence à Diocese de São Clemente de Saratov, cujo bispo é Dom Clemente Pickel.
Importante lembrar que, na Rússia, bem como em vários países que se desmembraram da antiga União Soviética, os católicos romanos são minoria porque lá predomina a Igreja Católica ortodoxa, tendo como sede o Patriarcado de Moscou.
A Diocese de Saratov cobre a parte sul da Rússia e a paróquia redentorista foi assumida pela Província de Varsóvia, Polônia.
Leia MaisCentro de Peregrinações de Witten - Países Baixos (Holanda)A cidade de Togliatti foi fundada em 1737, como uma fortaleza para defender as fronteiras do sul da Rússia, com o nome de Stavropol do Volga, localizada na margem esquerda do rio que banha a região, mantendo esse nome até 1964. Hoje a cidade é florescente com os seus 700 mil habitantes.
Na década de 1950, a cidade velha foi abandonada para dar lugar à construção de uma represa para produzir energia hidroelétrica com o represamento das águas do rio Volga, sendo a nova cidade construída num terreno mais alto. A partir de 1964, a cidade trocou de nome para homenagear o comunista italiano Palmiro Togliatti.
Neste mesmo período, foram instaladas as montadoras de veículos para produzirem diversas marcas de automóveis, sendo a Lada a primeira.
O rápido desenvolvimento desta que hoje é uma cidade industrial passou a atrair imigrantes de várias regiões, sobretudo, aqueles vindos das ex-repúblicas soviéticas em busca de trabalho. A cidade passou a atrair também pessoas de outros países, entre as quais poloneses, surgindo daí a necessidade de um atendimento especial por serem esses católicos do rito romano.
Leia MaisPartilha Missionária: um irmão em missão além-fronteirasEm 1998, foi construída uma primeira capela de madeira em Togliatti, para o atendimento dos católicos poloneses. Nessa capela eram realizados todos os exercícios religiosos até julho de 2021, quando a capela foi demolida para que se pudesse concluir as obras ao redor da nova igreja.
Os redentoristas poloneses iniciaram seu ministério em Togliatti no ano de 2004, atendendo a comunidade polonesa e, com eles, cresceu o desejo de se construir uma igreja mais ampla, que pudesse comportar melhor o serviço litúrgico da comunidade. A construção da nova igreja foi bem rápida, tendo sido iniciada em 2014, sendo agora consagrada e dedicada ao culto.
Duas atitudes que a Virgem Maria ensina diante do sofrimento
Padre Domingos Sávio, missionário redentorista, listou duas atitudes de Maria diante do sofrimento, especialmente, diante da crucifixão de seu filho Jesus. Confira!
Conheça a União Nacional dos Ex-Seminaristas Redentoristas
Uneser visa promover continuamente sua conexão com a Congregação Redentorista, e a Igreja e com a sociedade. Saiba mais!
100 anos de presença redentorista na Venezuela
Imagem da Divina Pastora é carregada por milhares de fiéis pelas ruas de Barquisimeto, com vestes novas confeccionadas a cada ano. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.