Belize é um pequeno país localizado na Costa Leste da América Central, com cerca de 22,9 km² - mais ou menos o tamanho do estado de Sergipe. Isso significa que caberia, também mais ou menos, 22 deles dentro do estado de Minas Gerais, ou 370 dentro do território brasileiro. Leia MaisA presença Redentorista no MéxicoA presença Redentorista nos Estados Unidos
Sua população, majoritariamente negra, está por volta de meio milhão de pessoas, contingente formado por nativos e por muitos imigrantes que chegam dos países da América Latina e da região asiática, formando um complexo de culturas, tradições e línguas. Sua capital, Belmopan, tem pouco mais de 15 mil habitantes.
Vizinho ao México e Guatemala, Belize tem seu território formado por montanhas, áreas verdes e pântanos, mas o destaque maior são as bonitas águas do Mar do Caribe. O país tem mais de 290 km de litoral. As empresas turísticas, com seus resorts luxuosos, contrastam com a pobreza de grande parcela da população.
Assim como em quase todos os países latino-americanos, lá também é grande a corrupção, a violência, o desemprego e o comércio de drogas.
Presença redentorista
No ano de 2014, a Província da América Central iniciou sua presença em Belize, assumindo os cuidados pastorais da Paróquia Sagrado Coração, formada pelo centro paroquial e por cerca de 20 comunidades. No território da paróquia, existem ainda 12 escolas de educação fundamental e um colégio de educação secundária.
Diferentemente da maior parte da América Latina, o idioma oficial do país é o inglês e, com isso, 80% das celebrações são realizadas nesta língua, porém, uma vez por semana, se celebra nas línguas nativas, traduzidas do espanhol.
As estradas que cortam o pequeno país estão em boas condições, mas, para se chegar às comunidades mais distantes, se gasta até duas horas de viagem. Cada comunidade recebe pelo menos uma visita mensal, e, nas comunidades mais próximas, as visitas são mais constantes.
Apesar das dificuldades, o dinamismo missionário redentorista encontra em Belize um apropriado campo de ação, traduzido na evangelização explícita e na solidariedade. O principal enfoque pastoral é a formação de catequistas, o despertar da ação e liderança dos leigos, animando o processo de fé diante de muitas carências sociais.
O país é pequeno sim, mas conta com uma multicolorida diversidade cultural e social, o que somente enriquece a missão de anunciar neste contexto a Copiosa Redenção.
SEJA UM MISSIONÁRIO REDENTORISTA
Fonte: Pe. Bryan Arriola, C.Ss.R.
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.