Os Missionários Redentoristas estão presentes em São Paulo desde o início do século passado. A primeira comunidade redentorista foi fundada em São Paulo no bairro da Penha, no ano de 1905. Ali exerceram um importante trabalho com o Santuário de Nossa Senhora da Penha e no seminário. Os missionários administraram este santuário até 1967.
1/2
Nos anos de 1950, a província fundou a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Jardim Paulistano, quando ainda era periferia da cidade. Nos anos de 1970, os missionários instalaram as casas de formação no bairro do Ipiranga, para acolher os jovens que vinham estudar Teologia.
:: Como surgiu e cresceu São Paulo
Seguindo os passos do seu fundador, Santo Afonso, os redentoristas assumiram uma maior presença na periferia paulista, a partir da década de 80. Os primeiros lugares de missão foram os bairros São Judas e Santana e, depois, na Zona Leste com o atendimento de vastas áreas pastorais na Cidade Tiradentes (que foi entregue para a arquidiocese no final de 2018) e no bairro Sapopemba, com a Paróquia Nossa Senhora da Esperança. Com o estágio pastoral dos Junioristas, os redentoristas passaram a atender comunidades do bairro Heliópolis (Igrejas Santo Antônio e Santa Ângela) e Cingapura (Igreja Santo Estêvão).
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo So...maisParóquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Jardim Paulistano menos Interior da igreja no Jardim PaulistanomaisInterior da igreja no Jardim Paulistanomenos Paróquia Nossa Senhora da Esperança ...maisParóquia Nossa Senhora da Esperança em Sapopembamenos Igreja Matriz de Sapopemba, na Zona L...maisIgreja Matriz de Sapopemba, na Zona Lestemenos Comunidade Santo Antônio no bairro He...maisComunidade Santo Antônio no bairro Heliópolismenos
1/5
- Foto: Google Maps
- Foto: Padre Marcelo Magalhães (reprodução Instagram)
- Foto: Fanpage da paróquia.
- Foto: Reprodução
- Foto: Reprodução.
As grandes festividades civis e religiosas do Quarto Centenário da cidade de São Paulo, em 1954, foram preparadas pelas Santas Missões pregadas na época em todas as paróquias da cidade. Foi um marco para a unidade redentorista de São Paulo.
Veja as comunidades onde estão presentes os redentoristas na capital paulista:
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Rua Honório Líbero, 90 - Jardim Paulistano - SP
Paróquia Nossa Senhora da Esperança
Rua Henry Fuseli, 49 - Parque dos Bancários – Sapopemba - SP
Comunidade Santa Ângela - Heliópolis - SP
Rua Michele Príncipe, 300 - Cohab Heliópolis
Comunidade Santo Antônio - Heliópolis - SP
Rua Comandante Taylor, 1347 - Ipiranga/Heliópolis
Comunidade Santo Estevão - Cingapura - SP
Rua Professor Roberto Mange, 237 - Vila Santo Estefano
As demais casas no bairro Ipiranga e Bosque da Saúde são apenas residência dos junioristas e padres formadores.
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.