Notícias

A presença Redentorista nos Estados Unidos

Pe. José Inácio de Medeiros, C.Ss.R, destaca a realidade da Paróquia de Santa Maria, na cidade de Anápolis

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

14 FEV 2023 - 16H31

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Interior da Igreja de Santa Maria, na cidade de Anápolis

A cidade de Anápolis é a capital de Maryland, estado localizado na costa leste dos Estados Unidos, contando com forte presença católica, graças a fé cristã, trazida pelos imigrantes.

O estado tem a cidade de Baltimore como a mais populosa, com cerca de 600 mil habitantes. A cidade de Anápolis tem uma população pequena, próxima a 40 mil habitantes

Baltimore abriga a sede da Província Redentorista que possui comunidades em quase metade do território leste norte-americano.

Uma igreja bicentenária

Em Anápolis os redentoristas marcam presença na igreja paroquial de Santa Maria que neste ano celebra o bicentenário de sua fundação.

No ano de 1823 foi fundada uma primeira capela, que abrigava não mais que 150 pessoas. Por quase três décadas a capela foi atendida pelos jesuítas, até que em 1852 a propriedade foi doada aos Missionários Redentoristas.

Na ocasião da doação, a capela foi transformada em paróquia e logo começaram os trabalhos para a construção de uma nova igreja, inaugurada quatro anos depois, em 1860. A data de 1823 foi mantida, todavia, como o ano de sua fundação.

A atual igreja matriz chama atenção pela imponência de sua construção, pelo seu campanário e pela beleza artística de seu interior, especialmente o altar principal em estilo gótico e a capela interna dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Obra evangelizadora

A igreja paroquial de Santa Maria é parte da Arquidiocese de Baltimore, abrigando em seu território mais de cinco mil famílias. No território paroquial, ainda existe outra capela, dedicada a São João Neumann, o santo norte-americano, e duas escolas ligadas à paróquia, uma primária e outra secundária. Leia MaisIrmão Joaquim Gaudiello, um dos primeiros RedentoristasJovem pertencente à Família Redentorista será beatificada em maio

Num final de semana normal são realizadas cerca de 13 celebrações eucarísticas nas duas igrejas, frequentadas não apenas pela população local, como também pelos muitos imigrantes hispânicos, que chegaram na cidade e região.

Uma evangelização que seja acolhedora, de todas as classes sociais e culturas, é justamente o grande desafio, uma vez que os Estados Unidos, assim como a Europa, enfrentam grandes desafios em sua vida eclesial, como a crescente secularização, envelhecimento da população e a diminuição das vocações nativas. A província redentorista de Baltimore, que já foi uma das mais ativas da congregação, tem passado por um marcante processo de encolhimento e diminuição de seus membros. A integração dos imigrantes, quem sabe, seja a possibilidade de uma renovação do quadro de vocações e de oxigenação da vida eclesial.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...