O conselheiro geral da Congregação do Santíssimo Redentor, Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R., publicou recentemente um novo livro pela Editora Santuário: “Provocações para sermos melhores: a vida que provoca a fé e a fé que ilumina a vida”.
A obra tem prefácio de Rita de Cassia Mendes Alvares, doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
O começo do livro traz o seguinte trecho:
“A possibilidade de ser bom e agir com bondade existe nesta vida, neste mundo. E foi para isso que fomos criados. Assim, cada momento da nossa vida se traduz em possibilidades de fazer algo melhor. Mesmo nossos erros têm um potencial pedagógico, pois possibilitam aprendizados que nos ajudam a ajustar nossas ações. É aqui que encontramos essa provocação... o que nossos erros nos ensinam? Viver neste mundo não é fácil. Enfrentamos desafios e desafios a cada momento. No entanto, é aí que construímos nossa história. Nenhuma história humana é uma tragédia, mesmo quando há adversidades. Há sempre a possibilidade de algo novo, de construir algo bom (p.9)".
A obra conta com 55 textos de meditação e reflexão que abordam questões existenciais de diversas formas.
O autor parte das coisas simples e da vida cotidiana para nos fazer refletir sobre nossa relação conosco mesmos, com os seres humanos, com Deus e com os diversos acontecimentos que nos cercam. Cada um dos temas toca a vida de uma maneira diferente. São temas existenciais e nos fazem refletir e aprofundar nossa vida de fé para melhorar nosso relacionamento com Deus e, portanto, aprimorar nossas ações.
Com uma linguagem simples e poética, o autor lança ao leitor algumas provocações com a intenção de que ele mesmo possa fazer seus próprios julgamentos e buscar suas próprias respostas.
Ao final do livro nos deparamos com esta pergunta:
“Quais foram as provocações que surgiram da leitura do texto? Este itinerário é procedimental e deve levá-lo a refletir sobre como você encara sua vida, como você professa sua fé, e como a profissão dessa fé qualifica suas ações cotidianas no mundo e as torna transformadoras e sempre tendentes ao bem. Este é um caminho difícil, mas bonito para viajar. Não se pode delegar responsabilidades pessoais a outros. Nesse sentido, o processo diário de conversão pessoal é pessoal e dependerá, antes de tudo, de cada um” (p. 127).
O livro “Provocações para sermos melhores” pode ser adquirido no site da Editora Santuário. Boa leitura!
Fonte: Scala News
Conheça a história do Irmão Simão, o marceneiro
Calcula-se que o redentorista tenha feito mais de 40 altares, entre eles o da Capela privativa do Convento Velho em Aparecida. Saiba mais!
As devoções marianas de Santo Afonso
Entre os elementos de sua espiritualidade mariana, temos alguns títulos que Santo Afonso usou com mais frequência ao tratar de Maria. Saiba quais!
Duas atitudes que a Virgem Maria ensina diante do sofrimento
Padre Domingos Sávio, missionário redentorista, listou duas atitudes de Maria diante do sofrimento, especialmente, diante da crucifixão de seu filho Jesus. Confira!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.