“Os homens são os primeiros a serem amados por Deus”, diz Santo Afonso. Entretanto, cabe a cada um de nós saber corresponder a esse amor.
Afonso acreditava — e não se cansava de acentuar — que mesmo o maior pecador deve começar sempre de novo com Deus, pois o amor de Deus não é um fenômeno abstrato, mas algo muito concreto.
Se Deus apostou tanto nos homens, não pode fazer outra coisa, senão ser misericordioso e indulgente com eles, partindo do pressuposto que os homens estejam prontos para se deixarem conduzir realmente pelo Deus misericordioso.
Ele diz que a presença de Deus é incondicional, ou seja, sua capacidade de perdão é infinita. “Deus não abandona ninguém. Portanto, quanto mais desconsolado você está, tanto mais deve se entregar em suas mãos”, dizia o santo.
Com outras palavras: “Deus não derramou de cima para baixo a abundância de seus dons para a humanidade, mas seu objetivo foi encontrar-se de frente com Ele e, com isso, mostrar que seu amor é realmente legítimo e honrado, pois o amor só pode se desenvolver em seu completo significado entre dois parceiros iguais”. Leia MaisA misericórdia na história redentoristaA Redenção em Santo Afonso e na Vida Redentorista
.:: A misericórdia e a poderosa intercessão da Virgem Maria
A citação acima é do missionário redentorista, Padre Martin Leitgob, C.Ss.R., Doutor em Teologia no livro que deu título a esta reflexão: “Afonso de Ligório: Mestre da Oração e da Misericórdia”.
Quando Deus se fez homem em Jesus Cristo, isto significa que ele deu uma dignidade extraordinária ao gênero humano. Então, o homem e a mulher não estão entregues cegamente ao pecado e à morte, mas são capazes de relacionar-se com Deus.
A publicação traz a história do santo fundador para lembrar que ele, mais do que nunca, foi alguém que desejou aproximar o homem de Deus, numa relação de amor que ajuda o homem a encontrar a sua felicidade.
Santo Afonso viveu em um contexto de crise na Igreja. O rigor moral fazia ter medo de Deus e de seu castigo aos pecados. A pastoral daquela época descuidava dos pobres. Santo Afonso, então, deixa-se tocar pelo amor misericordioso de Deus. Assume a tarefa de evangelizar os pobres e aprender com eles o caminho para Deus. Em vez do rigor, insiste na formação da consciência moral e no crescimento espiritual, guiado pela oração constante.
Esta publicação sintetiza muito bem a vida e a herança espiritual que nos deixa Santo Afonso: um programa de vida cristã, essencial e atual para nossos dias.
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.