Nápoles é uma cidade notável pela sua beleza natural. Ali foi o berço de duas grandes almas, escolhidas por Deus para dar à Igreja uma numerosa família religiosa: Santo Afonso Maria de Ligório e Beata Celeste Crostarosa.
No dia 27 de setembro de 1696, nascia em Marianella, pequena aldeia de Nápoles, o primogênito de José de Ligório e Ana Cavalieri. Dois dias depois, na festa de São Miguel, a criança foi batizada na Igreja de Santa Maria das Virgens (Santa Maria dei Vergini). Recebeu 11 nomes: Afonso Maria Antônio João Francisco Cosme Damião Miguel Ângelo Gaspar de Ligório.
:: Conheça a história dos 11 nomes de Santo Afonso
São Francisco Jerônimo foi visitar a família Ligório e tomou o pequeno Afonso nos braços e profetizou: “Este menino viverá muito, muito; não morrerá antes dos 90 anos; será bispo e fará grandes coisas por Jesus Cristo”.
Santo Afonso Maria de Ligório viveu uma longa e intensa vida, como disse o santo. Acumulou grandezas por seu amor e dedicação à Igreja. Foi nomeado bispo de Santa Ágata, recebeu o título de Doutor da Igreja, é o cantor das glórias de Maria Santíssima, o defensor da infalibilidade papal, apóstolo e missionário zeloso, cujas obras e escritos foram traduzidos em dezenas de línguas, perpetuando assim seu apostolado e espiritualidade notáveis.
Debaixo deste mesmo belo céu de Nápoles, também uma outra criança nasceu em 31 de outubro de 1696: a futura Madre Maria Celeste Crostarosa, uma humilde virgem, escolhida pelo Senhor para ser a “terra em que será levantado o grande edifício de Sua Obra”.
Ela nasceu tão fraquinha que ficaram com medo de perdê-la e, por isso, apressaram o seu batismo sem as cerimônias tradicionais da Igreja.
No entanto, a preferida do Senhor tomou ânimo e, no dia seguinte, a família, tomada de alegria, a levou para ser batizada na Igreja de São José. Ali recebeu o batismo condicional com os nomes de Júlia Marcela Santa. Era quase a caçula; nasceu após seus 10 irmãos: Francisco, Miguel, Ágata, Rosa, Úrsula, Gertrudes, Úrsula Rosa, Tiago, Jorge e Braz. Só teve uma irmãzinha mais nova, Joana.
Desde a infância - conta mais tarde em sua autobiografia - foi abençoada pelo Senhor com graças extraordinárias. Com apenas cinco anos, o Senhor se manifestou a ela, dando a conhecer sua divindade. Depois, aos 11 anos, quando fez a primeira comunhão, teve uma visão do Senhor, dizendo que lhe dava o Seu Coração e seu Precioso Sangue e que a escolhia por Esposa. Desde esses dois momentos, ela não teve outro desejo, senão o de amar e servir ao Senhor.
Leia MaisConheça a Beata Crostarosa, que teve São Geraldo como diretor espiritualBeata Maria Celeste Crostarosa, fundadora das Monjas RedentoristasAos 20 anos, com sua mãe e sua irmã Úrsula Rosa, foi visitar uma religiosa no Carmelo de Marigliano, e ali ficou com sua irmã. Seis meses mais tarde, no dia 21 de novembro, na festa da Apresentação de Nossa Senhora, as irmãs receberam o hábito de Carmelitas e, no fim de um ano, fizeram a profissão religiosa. Quando foi nomeada mestra das noviças, pode ficar mais tempo em recolhimento e receber outras graças extraordinárias.
Em um dia, depois da Santa Comunhão, teve uma grande luz interior, e o Senhor lhe disse: “Quero fazer-te mãe de muitas almas, que desejo salvar por teu intermédio”, e mostrou muitas almas religiosas que ela não conhecia.
Com a colaboração do então padre Afonso Maria de Ligório, que era membro do Conselho de Teólogos Napolitanos, a religiosa fundou a Ordem do Santíssimo Redentor, em 1731.
Afonso seguiu o mesmo caminho e, no dia 09 de novembro de 1732, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor.
Unidos pelos laços da cidade onde nasceram, Afonso e Maria Celeste construíram uma relação ainda mais forte, a de discípulos do Santíssimo Redentor.
.:: 6 curiosidades sobre a vida da beata Maria Celeste Crostarosa
A súplica de Santo Afonso à Mãe de Deus
Santo Afonso que amou profundamente a Mãe de Jesus escreveu muitas orações a ela para as mais diversas situações. Reze como ele para amar cada vez mais a Mãe de Jesus!
Por que fazer o bem como um propósito de vida
compromisso de um missionário é com Deus Pai e para quem Ele nos envia. Confira a reflexão!
Ano velho vai partindo, ano novo vem surgindo
Nesse nosso novo ano que o Espírito Alfonsiano seja a nossa inspiração. Confira um poema do Pe. José Anchieta Tavares!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.