Nápoles é uma cidade notável pela sua beleza natural. Ali foi o berço de duas grandes almas, escolhidas por Deus para dar à Igreja uma numerosa família religiosa: Santo Afonso Maria de Ligório e Beata Celeste Crostarosa.
No dia 27 de setembro de 1696, nascia em Marianella, pequena aldeia de Nápoles, o primogênito de José de Ligório e Ana Cavalieri. Dois dias depois, na festa de São Miguel, a criança foi batizada na Igreja de Santa Maria das Virgens (Santa Maria dei Vergini). Recebeu 11 nomes: Afonso Maria Antônio João Francisco Cosme Damião Miguel Ângelo Gaspar de Ligório.
:: Conheça a história dos 11 nomes de Santo Afonso
São Francisco Jerônimo foi visitar a família Ligório e tomou o pequeno Afonso nos braços e profetizou: “Este menino viverá muito, muito; não morrerá antes dos 90 anos; será bispo e fará grandes coisas por Jesus Cristo”.
Santo Afonso Maria de Ligório viveu uma longa e intensa vida, como disse o santo. Acumulou grandezas por seu amor e dedicação à Igreja. Foi nomeado bispo de Santa Ágata, recebeu o título de Doutor da Igreja, é o cantor das glórias de Maria Santíssima, o defensor da infalibilidade papal, apóstolo e missionário zeloso, cujas obras e escritos foram traduzidos em dezenas de línguas, perpetuando assim seu apostolado e espiritualidade notáveis.
Debaixo deste mesmo belo céu de Nápoles, também uma outra criança nasceu em 31 de outubro de 1696: a futura Madre Maria Celeste Crostarosa, uma humilde virgem, escolhida pelo Senhor para ser a “terra em que será levantado o grande edifício de Sua Obra”.
Ela nasceu tão fraquinha que ficaram com medo de perdê-la e, por isso, apressaram o seu batismo sem as cerimônias tradicionais da Igreja.
No entanto, a preferida do Senhor tomou ânimo e, no dia seguinte, a família, tomada de alegria, a levou para ser batizada na Igreja de São José. Ali recebeu o batismo condicional com os nomes de Júlia Marcela Santa. Era quase a caçula; nasceu após seus 10 irmãos: Francisco, Miguel, Ágata, Rosa, Úrsula, Gertrudes, Úrsula Rosa, Tiago, Jorge e Braz. Só teve uma irmãzinha mais nova, Joana.
Desde a infância - conta mais tarde em sua autobiografia - foi abençoada pelo Senhor com graças extraordinárias. Com apenas cinco anos, o Senhor se manifestou a ela, dando a conhecer sua divindade. Depois, aos 11 anos, quando fez a primeira comunhão, teve uma visão do Senhor, dizendo que lhe dava o Seu Coração e seu Precioso Sangue e que a escolhia por Esposa. Desde esses dois momentos, ela não teve outro desejo, senão o de amar e servir ao Senhor.
Leia MaisConheça a Beata Crostarosa, que teve São Geraldo como diretor espiritualBeata Maria Celeste Crostarosa, fundadora das Monjas RedentoristasAos 20 anos, com sua mãe e sua irmã Úrsula Rosa, foi visitar uma religiosa no Carmelo de Marigliano, e ali ficou com sua irmã. Seis meses mais tarde, no dia 21 de novembro, na festa da Apresentação de Nossa Senhora, as irmãs receberam o hábito de Carmelitas e, no fim de um ano, fizeram a profissão religiosa. Quando foi nomeada mestra das noviças, pode ficar mais tempo em recolhimento e receber outras graças extraordinárias.
Em um dia, depois da Santa Comunhão, teve uma grande luz interior, e o Senhor lhe disse: “Quero fazer-te mãe de muitas almas, que desejo salvar por teu intermédio”, e mostrou muitas almas religiosas que ela não conhecia.
Com a colaboração do então padre Afonso Maria de Ligório, que era membro do Conselho de Teólogos Napolitanos, a religiosa fundou a Ordem do Santíssimo Redentor, em 1731.
Afonso seguiu o mesmo caminho e, no dia 09 de novembro de 1732, fundou a Congregação do Santíssimo Redentor.
Unidos pelos laços da cidade onde nasceram, Afonso e Maria Celeste construíram uma relação ainda mais forte, a de discípulos do Santíssimo Redentor.
.:: 6 curiosidades sobre a vida da beata Maria Celeste Crostarosa
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.