Notícias

Aspectos Mariológicos na eucologia de Nossa Senhora Aparecida

Frater Redentorista fala sobre estudo, em que destaca a teologia presente na eucologia da Missa da Padroeira do Brasil

Escrito por Fr. Caio Oliveira

25 ABR 2024 - 16H55 (Atualizada em 26 ABR 2024 - 09H19)

Thiago Leon

As celebrações marianas, como as demais celebrações do calendário santoral, têm o caráter pedagógico de nos conduzir e nos inserir no mistério pascal de Jesus Cristo. As celebrações marianas, renovadas à luz do Concílio Vaticano II, traçam-nos a vida de Maria em relação ao mistério de Cristo, evidenciando assim sua participação direta, nesse mesmo mistério, como mãe e companheira. Ao celebrar a memória de Maria, a Igreja deve ver nela um modelo e exemplo a ser seguidoLeia MaisReze pela intercessão de Nossa Senhora das MercêsConheça a devoção a Nossa Senhora da Soledade em Bom Jesus da Lapa (BA)Consagre sua família à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Sendo assim, de modo particular no Brasil, com a renovação litúrgica promovida pelo Concílio Vaticano II, a solenidade de Nossa Senhora Aparecida também passou por uma renovação, para que se compreenda o papel de Maria e a mensagem que ela nos traz, enquanto aquela que foi encontrada nas águas. É sobre a teologia presente na eucologia* da missa de Nossa Senhora Aparecida, que pude me deter em estudo e, assim, pretendendo considerar, com detalhamento, partes da referida eucologia.


* Eucologia: A palavra eucologia é um neologismo proveniente de duas palavras gregas: εὐχή (euché) = oração e λόγος (logos) = discurso, palavra, ciência, que juntas formam a palavra eucologia, que significa a ciência que estuda a oração.


Por meio da história do Brasil, principalmente do período colonial com a corrida do ouro, procurei conhecer a formação cultural e religiosa de nosso povo, que já se percebe, com grande ênfase, na presença da devoção mariana, herança portuguesa.

Nossa Senhora da Conceição tem um lugar privilegiado na formação religiosa de nosso país, tendo em vista que era a Padroeira de Portugal. Por meio do percurso histórico, chegamos à realidade do Vale Paraibano: entendemos o contexto em que se deu o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida e a rápida propagação de sua devoção.

Thiago Leon
Thiago Leon
Entronização da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, na Novena da Padroeira de 2023


No que diz respeito à devoção mariana, esta foi repensada pela reforma litúrgica do Concílio Vaticano II, que buscou entender Maria, à luz do mistério de Cristo e da Igreja. Maria foi entendida como aquela que tem uma conexão vital com o mistério da salvação, portanto, não atua sozinha na Igreja, mas se encontra inserida em um mistério, o Pascal. O vínculo que une Maria a Cristo deve ser o primeiro e fundamental critério com que se deve exprimir a veneração eclesial a Maria, ao se celebrar uma liturgia em sua memória.

A partir da Marialis Cultus, podemos afirmar que o culto dirigido a Maria tem a finalidade última de glorificar a Deus e levar os cristãos a aplicar à vida a vontade divina. Esse culto a Maria deve ser visto a partir de aspectos da vida da Mãe de Jesus: sua cooperação na obra da salvação; sua missão e condição única no povo de Deus, do qual ela é membro, modelo e mãe; sua incessante e eficaz intercessão. Portanto, essa exortação nos convida a nos revestirmos das virtudes de Maria, para assim traduzi-las em nossa vida.

Desse modo, pudemos nos ater às preces que compõem a eucologia da Missa de Nossa Senhora Aparecida, para assim entender toda a teologia que a embasa. Salta aos nossos olhos a teologia conciliar e pós-conciliar como fundamento teológico para os textos eucológicos. A oração da coleta traz em sua composição elementos relacionados à vida de maria, como: sua Imaculada Conceição, sua maternidade divina e sua maternidade eclesial

Thiago Leon
Thiago Leon
Trono de Nossa Senhora Aparecida no Altar Central do Santuário Nacional

Pela intercessão de Maria, pedimos a graça de Deus para sermos fiéis à nossa vocação: o batismo. Vocação aqui se refere ao batismo, pelo qual todos os cristãos são chamados à santidade, como registra a Lumen Gentium, dos números 39 a 42.

Desse modo, na oração da coleta, pedimos a Deus a graça de sermos fiéis ao nosso batismo, fiéis à santidade, e isso implica no compromisso e na vivência da justiça e da paz, que também é um apelo que encontramos na Lumen Gentium, n. 36, ao falar sobre os leigos.

Na oração sobre as oferendas, Maria é ressaltada em sua maternidade, com base na Marialis Cultus, pois seus méritos são válidos em vista de sua divina maternidade. O prefácio é enriquecido pela teologia da Sacrosanctum Concilium 103 e pelos números 53 e 65 da Lumen Gentium.

Esses três textos do Concílio Vaticano II mostram que Maria, unida à Santíssima Trindade e ao Mistério Pascal, é exemplo de santidade para nós, porque é cheia de graça e serva fiel do Senhor (cf. Lc 1,38; 2,48).

A oração pós-comunhão tem como base a propagação do Reino de Deus, por meio de todos nós, como encontramos na Lumen Gentium, em seus números 35–36, e também no Decreto Apostolicam Actuositatem, número 4.

Cada batizado, por sua vocação, é chamado a responder ao chamado de Deus: dilatar seu reino no mundo, até que cheguemos à pátria definitiva. Vemos, portanto, que este formulário eucológico convoca cada cristão a assumir sua missão e vocação de batizado, de renascido das águas.

Seguindo o exemplo de Maria, a Igreja se abre à realização de sua própria vocação, visto que Maria é a imagem daquilo que a Igreja é chamada a ser. Portanto, as memórias marianas exaltam Maria como participante do mistério de Cristo e celebra, em sua pessoa, a realização plena desse mesmo mistério pascal.

Cada celebração mariana deve ter um caráter pedagógico: deve levar o fiel a um comprometimento com a fé, à compreensão do mistério celebrado e suas implicações no cotidiano da vida; deve fazer, de fato, que cada fiel veja em Maria um modo concreto de colocar em prática a boa-nova do Evangelho.

.:: Semelhanças entre as imagens de Aparecida e de Altötting ::.

Fonte: Texto escrito originalmente para a revista "Focus Provincialis"

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fr. Caio Oliveira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...