A Basílica de São Geraldo, em Curvelo (MG), é reconhecida internacionalmente por ser a única no mundo exclusivamente dedicada ao santo irmão redentorista que nasceu na Itália.
A cada ano, cresce o número de romeiros em visita à cidade mineira conhecida como “Princesa Graciosa do Sertão”. Eles chegam de vários lugares, manifestando seu fervor diante da imagem do padroeiro na Basílica, na praça da igreja e na Sala dos Milagres, onde rendem graças, fazem súplicas e promessas e pedem sua intercessão diante de Deus, renovando sua devoção a um Santo tão humilde quanto estes que o abraçaram em seus corações.
A devoção a São Geraldo tem uma importância muito grande no coração do povo curvelano, de seus devotos e romeiros, justamente por ser um Santo popular que atende aos pedidos daqueles que a ele recorrem.
Beleza sagrada
O conjunto arquitetônico traz "um misto de neo-romano e nórdico da Europa" e possui um acervo de inestimável valor artístico. É um monumento de fé e piedade que convida e inspira a prece a todos que o visitam.
A luz exterior penetra através de seus vitrais coloridos, produzindo um ambiente místico e de elevação. Verdadeira “sinfonia de cores”. É de causar admiração ou surpresa a sensação de equilíbrio e de harmonia que o conjunto da pintura inspira. Nada de carregado, nada de pesado. O conjunto vai se desdobrando suave e discreto. O Santuário, como está, conseguiu um quase-milagre: agradar a todos!
Leia MaisOração de São Geraldo pelos doentes 3 frases de São Geraldo Majella cheias de resiliência e fé Orações de São Geraldo para as mães e gestantesA sua história teve início numa pequena capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário, no dia 1º de setembro de 1906, quase dois anos após São Geraldo ser canonizado pela Igreja, o que ocorreu em 11 de dezembro de 1904, por Pio X.Os Missionários Redentoristas começaram ali uma nova fundação, e para padroeiro escolheram São Geraldo.
A construção da atual basílica foi iniciada em 22 de março de 1912 e terminada em março de 1918. A “igrejinha do rosário" foi demolida um ano antes de sua inauguração.
São Geraldo
São Geraldo Majella é filho da modesta e pobre família do alfaiate Majella. Ele nasceu no dia 06 de abril de 1726, na pequena Muro Lucano, no sul da Itália. Tornou-se Irmão Redentorista em 16 de julho de 1752.
Este santo redentorista faleceu em Caposele, na Itália, em 16 de outubro de 1755. É o Protetor das Mães, Gestantes e das Crianças e padroeiro do Alfaiates.
:: Saiba mais sobre a Basílica em www.basilicasaogeraldo.org.br
Conheça a Basílica na visita 360º:
Fonte: Basílica de Curvelo.
Padre Pelágio Sauter: Apóstolo de Goiás
Converteu muitas vidas, tocou muitos corações, ajudou milhares de pessoas. Conheça sua história!
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.