Notícias

Beata Crostarosa: manter viva a memória do amor do Pai em Cristo

Espiritualidade da Ordem do Santíssimo Redentor procura viver a comunhão com Cristo de modo íntimo e transformador

Escrito por Mário Pereira

11 SET 2024 - 16H51 (Atualizada em 11 SET 2024 - 17H07)

Scala News

Os Missionários e as Monjas Redentoristas celebram no dia 11 de setembro, a memória da Beata Maria Celeste Crostarosa, fundadora da Ordem do Santíssimo Sacramento, fundada no dia 13 de maio de 1731, com a colaboração de Santo Afonso Maria de Ligório, que pouco mais de um ano depois, no dia 9 de novembro de 1732, fundaria a Congregação do Santíssimo Redentor. Leia Mais7 palavras de São João Paulo II sobre a Beata Celeste CrostarosaBeata Maria Celeste Crostarosa, fundadora das Monjas Redentoristas

O Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R., Superior Geral, escreveu uma carta à Família Redentorista, que celebra a memória da Beata. Confira abaixo alguns destaques da reflexão compartilhada pelo missionário redentorista.

Desejo de fundar um novo Instituto

Quando era ainda noviça, em 25 de abril de 1725, após a celebração da Eucaristia, começou a ter a intuição de fundar um novo Instituto. Encorajada por seu confessor e pela mestra das noviças, escreveu a regra, cujo centro é a comunidade como viva memória do amor do Redentor. Em 1730, encontrou Santo Afonso e, graças a seu auxílio, no dia 13 de maio de 1731, nasceu a Ordem do Santíssimo Salvador, cujas Regras foram aprovadas pelo Papa Bento XIV em 8 de junho de 1750, mudando o nome para Ordem do Santíssimo Redentor.

Amizade e comunhão com Santos Redentoristas

A história de Celeste é complexa e sua vida não foi fácil. Particularmente duros foram os momentos de tensão com Dom Tomás Falcoia devido à sua defesa da intuição originária na definição das regras da comunidade. Viu-se obrigada a deixar Scala. Permaneceu, porém, inalterada a amizade e a comunhão fraterna com Santo Afonso e os outros Redentoristas, inclusive São Geraldo. Com profunda fé em Deus e perseverança conseguiu, em Foggia, implementar o projeto original.

Memória viva do amor do Pai em Cristo

A espiritualidade de Madre Celeste procura viver a comunhão com Cristo de modo tão íntimo e transformador que a vida dos fiéis se torne uma prova viva do amor redentor de Deus. É uma espiritualidade de profunda contemplação, caracterizada sempre pela tensão a irradiar de maneira significativa o amor redentor de Cristo, sempre presente e ativo no mundo.

Luiz Oliveira/ A12
Luiz Oliveira/ A12
Em muitas realidades, os redentoristas assistem os mosteiros ajudando na celebração da Eucaristia, nas confissões, na direção espiritual e na formação


Reconhecimento da vida contemplativa

Desde os primeiros séculos a Igreja tem reconhecido o valor da vida contemplativa, caracterizada pela busca da união íntima com Deus através da meditação constante e da vida litúrgica centrada na Eucaristia, nos Sacramentos e na Lectio Divina, como também na ascese, na vida de clausura e comunitária, no silêncio, na solidão, na simplicidade e austeridade de vida, no trabalho, na vida de caridade, no estudo constante, na leitura espiritual e no autoconhecimento.

Pedido por novas vocações

Faço um apelo a todos os confrades e aos Secretariados para a promoção das vocações, afim de que tornem conhecida a vocação à vida contemplativa, sobretudo na Ordem do Santíssimo Redentor. A vida contemplativa das irmãs ilumina e sustenta espiritualmente o dinamismo da Congregação nas suas várias obras apostólicas. Através da contemplação, as Monjas nos recordam sempre que devemos manter o olhar fixo no Redentor, razão da nossa vida e ao qual nos consagramos para a sua missão.

Baixe a carta na íntegra!

Fonte: Carta do Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R., Superior Geral da Congregação do Santíssimo Redentor

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Mário Pereira, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...