Os Missionários e as Monjas Redentoristas celebram no dia 11 de setembro, a memória da Beata Maria Celeste Crostarosa, fundadora da Ordem do Santíssimo Sacramento, fundada no dia 13 de maio de 1731, com a colaboração de Santo Afonso Maria de Ligório, que pouco mais de um ano depois, no dia 9 de novembro de 1732, fundaria a Congregação do Santíssimo Redentor. Leia Mais7 palavras de São João Paulo II sobre a Beata Celeste CrostarosaBeata Maria Celeste Crostarosa, fundadora das Monjas Redentoristas
O Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R., Superior Geral, escreveu uma carta à Família Redentorista, que celebra a memória da Beata. Confira abaixo alguns destaques da reflexão compartilhada pelo missionário redentorista.
Desejo de fundar um novo Instituto
Quando era ainda noviça, em 25 de abril de 1725, após a celebração da Eucaristia, começou a ter a intuição de fundar um novo Instituto. Encorajada por seu confessor e pela mestra das noviças, escreveu a regra, cujo centro é a comunidade como viva memória do amor do Redentor. Em 1730, encontrou Santo Afonso e, graças a seu auxílio, no dia 13 de maio de 1731, nasceu a Ordem do Santíssimo Salvador, cujas Regras foram aprovadas pelo Papa Bento XIV em 8 de junho de 1750, mudando o nome para Ordem do Santíssimo Redentor.
Amizade e comunhão com Santos Redentoristas
A história de Celeste é complexa e sua vida não foi fácil. Particularmente duros foram os momentos de tensão com Dom Tomás Falcoia devido à sua defesa da intuição originária na definição das regras da comunidade. Viu-se obrigada a deixar Scala. Permaneceu, porém, inalterada a amizade e a comunhão fraterna com Santo Afonso e os outros Redentoristas, inclusive São Geraldo. Com profunda fé em Deus e perseverança conseguiu, em Foggia, implementar o projeto original.
Memória viva do amor do Pai em Cristo
A espiritualidade de Madre Celeste procura viver a comunhão com Cristo de modo tão íntimo e transformador que a vida dos fiéis se torne uma prova viva do amor redentor de Deus. É uma espiritualidade de profunda contemplação, caracterizada sempre pela tensão a irradiar de maneira significativa o amor redentor de Cristo, sempre presente e ativo no mundo.
Reconhecimento da vida contemplativa
Desde os primeiros séculos a Igreja tem reconhecido o valor da vida contemplativa, caracterizada pela busca da união íntima com Deus através da meditação constante e da vida litúrgica centrada na Eucaristia, nos Sacramentos e na Lectio Divina, como também na ascese, na vida de clausura e comunitária, no silêncio, na solidão, na simplicidade e austeridade de vida, no trabalho, na vida de caridade, no estudo constante, na leitura espiritual e no autoconhecimento.
Pedido por novas vocações
Faço um apelo a todos os confrades e aos Secretariados para a promoção das vocações, afim de que tornem conhecida a vocação à vida contemplativa, sobretudo na Ordem do Santíssimo Redentor. A vida contemplativa das irmãs ilumina e sustenta espiritualmente o dinamismo da Congregação nas suas várias obras apostólicas. Através da contemplação, as Monjas nos recordam sempre que devemos manter o olhar fixo no Redentor, razão da nossa vida e ao qual nos consagramos para a sua missão.
Fonte: Carta do Pe. Rogério Gomes, C.Ss.R., Superior Geral da Congregação do Santíssimo Redentor
Conheça a história da Congregação Redentorista em Honduras
Missionários da Congregação do Santíssimo Redentor são responsáveis pela Paróquia Santo Antônio de Pádua, erigida canonicamente em fevereiro de 1998.
Videocast das Santas Missões destaca o sacramento da Crisma
Convidado do episódio é o Pe. Ronaldo Divino, C.Ss.R., que compartilha sua trajetória vocacional e seu período missionário na África. Assista!
Retrospectiva CAS: celebrando as conquistas de 2024
Relembre os principais momentos que marcaram o ano das Obras Sociais Redentoristas
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.