Notícias

Bispo Redentorista da Ucrânia é nomeado Cardeal pelo Papa Francisco

Missionário Redentorista é o atual Bispo da Eparquia dos Santos Pedro e Paulo de Melbourne dos Ucranianos, na Austrália

Escrito por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R.

07 OUT 2024 - 11H12 (Atualizada em 07 OUT 2024 - 14H18)

Scala News

Na oração do Angelus do último domingo, dia 6 de outubro, o Papa Francisco anunciou a realização de um novo Consistório para a criação de 21 novos cardeais. Esse consistório deverá acontecer dia 8 de dezembro, festa da Imaculada Conceição. Entre os que foram indicados está o Missionário Redentorista Dom Mykola (Nicolau) Bychok, Bispo da Eparquia dos Santos Pedro e Paulo de Melbourne dos UcranianosLeia MaisO que é ser Oblato Redentorista?Saiba quem foi o 2º fundador da Congregação Redentorista na PolôniaA devoção mariana dos Missionários Redentoristas

A proveniência dos futuros novos cardeais expressa a universalidade da Igreja, que continua a anunciar a Boa Nova da Salvação a todos os povos da terra e, ao mesmo tempo, o vínculo inseparável entre a Sé de Pedro e as Igrejas particulares espalhadas pelo mundo”.

Dom Mykola (Nicolau) Bychok - Biografia

Nascido no dia 13 de fevereiro de 1980, em Ternopil, na Ucrânia, entrou para a Congregação Redentorista em julho de 1997, estudando na Ucrânia e na Polônia, obtendo a licença (mestrado) em Teologia Pastoral.

No dia 17 de agosto de 2003, emitiu os Votos Perpétuos, e em 3 de maio de 2005, foi ordenado sacerdote em Lviv, na Ucrânia.

Ao longo de sua vida apostólica foi Missionário na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Prokopyevs, na Rússia; foi Superior do Convento Redentorista de São José e Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Ivano-Frankivsk, na Ucrânia, Ecônomo da Província Redentorista de Lviv e, desde 2015, Vigário da Paróquia de São João Batista, em Newark, New Jersey, nos Estados Unidos, que é parte da Arquieparquia Ucraniana da Filadélfia.

Scala News
Scala News
Bispo se torna o sétimo cardeal redentorista da história e o segundo de uma igreja de rito oriental


Em 15 de janeiro de 2020, foi nomeado bispo da Eparquia dos Santos Pedro e Paulo de Melbourne dos Ucranianos, na Austrália, com jurisdição sobre outros países da Oceania e da Ásia.

Com sua nomeação, ele se torna o sétimo cardeal redentorista da história e o segundo de uma igreja de rito oriental.

Lista dos cardeais redentoristas na história:

01. Cardeal Victor Auguste Dechamps (1810-1883)

02. Cardeal Wilhelmus Marinus van Rossun (1854-1932)

03. Cardeal José Clemente Maurer (1900-1990)

04. Cardeal Varkey Vithayathil (1927-2011)

05. Cardeal Julio Terrazas Sandoval (1936-2015)

06. Cardeal Joseph William Tobin (1952)

07. Cardeal Mykola Bychok (1980)

Igreja ucraniana

A Igreja católica, podemos dizer, é dividida em dois grandes ritos, o romano e o ortodoxo. Na Igreja romana inexistem outras igrejas, mas existem também as chamadas Igrejas autocéfalas, quase todas orientais, próximas da ortodoxia, que se caracterizam por uma quase total independência, cada uma com seu rito específico e sua própria organização hierárquica. A maioria dessas igrejas, por estarem ligadas à Igreja Católica Romana, obedecem à autoridade do Papa como Vigário de Cristo na terra. Hoje, existem 24 Igrejas autônomas “sui juris”, sendo uma delas a Igreja Católica Ucraniana.

As Igrejas católicas orientais têm fiéis espalhados pelo mundo todo, que por razões históricas estão mais presentes nos lugares onde se concentram os descendentes de imigrantes nos diversos países. A Ucraniana, por exemplo, está mais presente onde se concentra a população de origem ucraniana, como no sul do Brasil. Elas possuem tradições culturais, teológicas e litúrgicas diferentes, como se pode ver pelas vestimentas e pelos ritos das celebrações, além da estrutura e organização territorial própria. Todas, porém, como a Igreja Romana, professam a mesma e única doutrina e fé católica, mantendo-se, portanto, em comunhão completa entre si e com a Santa Sé.

A Igreja, que é chamada de Greco-Católica Ucraniana, ou simplesmente de ucraniana, tem a sede de seu arcebispado maior em Kiev, na Ucrânia, com cerca de 10 milhões de fiéis espalhados pelo mundo, sendo considerada a maior Igreja Oriental em comunhão com Roma

Como parte do grande arcebispado existem as diversas eparquias em distintas partes do mundo. A Eparquia de Melbourne, que agora recebe o seu cardeal redentorista que já era o seu bispo, possuiu jurisdição sobre os cristãos ucranianos da Austrália, Nova Zelândia e outros países da Oceania.

.:: Conheça os mártires redentoristas ucranianos ::.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Pe. José Inácio Medeiros, C.Ss.R. , em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...