Quem chega ao Santuário Bom Jesus da Lapa, na Bahia, faz a experiência do belo e do sagrado.
No grande penhasco às margens do rio São Francisco, suas grutas refletem a natureza; obra das mãos de Deus, enquanto em seu interior os devotos renovam sua fé ao pés do Cristo Sofredor.
Devoção ao Cristo crucificado e espiritualidade redentorista
Na imagem do Cristo da Paixão, apresentada no Santuário de Bom Jesus da Lapa em seus últimos momentos de vida, a caminho do Calvário e da morte na cruz, os devotos encontram a bondade de Deus e a sua compaixão e também a força que necessitam para suportar os sofrimentos e as dificuldades da vida.
Através da sua Cruz, Jesus conforta o coração de todos com esperança, afinal, a morte e a dor não tem a última palavra para aqueles que creem na ressurreição.
Quem fica ali diante da imagem de Jesus sente de perto sua compaixão e esse é um dos sentimentos que mais movem seus romeiros.
A espiritualidade redentorista que traz em sua essência o anúncio da Copiosa Redenção, ou seja, de que em Cristo a Redenção é abundante, indica que aos homens feridos pelo mundo a salvação dada por Jesus tem um projeto redentor e curador que alcança a todos.
É isso que partilha o reitor do Santuário Bom Jesus da Lapa, o Missionário Redentorista padre João Batista do Nascimento, quando recorda como os devotos expressam sua devoção ao Bom Jesus, bebendo da mesma fonte que brota a espiritualidade dos padres que administram o local.
“As pessoas que vêm aqui ao Santuário, se sentem em família, na própria casa, dialogando diretamente com o líder maior dessa família: o Bom Jesus. Então, é uma experiência de fé, que representa tudo aquilo que pregou Santo Afonso, de um Deus amoroso, afetuoso, misericordioso, compassivo e acolhedor”, assinala.
Leia MaisBom Jesus da Lapa: Meios de Comunicação são ferramentas fundamentais nesta pandemiaFesta do Bom Jesus da Lapa sem presença de fiéis e pela internetAssista à Novena e Festa do Bom Jesus da Lapa na TV AparecidaA Cruz de Jesus é a palavra com que Deus respondeu ao mal do mundo. Se muitos, às vezes, acreditam que Deus permanece em silêncio diante do sofrimento, na realidade Ele respondeu na cruz com a misericórdia, o perdão e o amor.
Para sentir a presença do amor de Deus, a mesma que Santo Afonso sentiu, basta olhar os devotos que chegam ao Santuário, enfatiza o reitor.
“Algo que chama a atenção é ver esta multidão de homens, mulheres, adultos, jovens, idosos e até crianças, unidos nas celebrações, cantando e rezando com devoção. É emocionante ver meninos com as mãos dadas a seus pais, alguns nos ombros, outros nos braços, todos com fé no Bom Jesus. Encontramos muitas esposas que agradecem pela conversão de seus esposos e filhos", completa.
Na imagem do Bom Jesus os devotos devem encontrar a resposta ao mal do mundo agindo com o bem, seguindo Jesus e carregando a sua cruz como Ele fez. Os devotos são convidados a ter os mesmos gestos de compaixão com o sofrimento do outro. O que se pode ouvir no hino cantado pelos devotos:
"Senhor Bom Jesus da Lapa, é Santo de caridade,
Ele dá esmola aos cegos e aos pobres aleijados.
Somos romeiros de longe, a fé é que nos conduz,
Vamos todos para a Lapa visitar o Bom Jesus".
:: Leia também: “A Lapa do Bom Jesus é feita de pedra e luz”
Conheça o Centro de Assistência Social, Perpétuo Socorro
Vídeo apresenta os serviços oferecidos na unidade de São João da Boa Vista, em São Paulo (SP)
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
"A fé nasce da pregação", diz redentorista em Romaria das Santas Missões
Missionários Redentoristas realizam 34ª edição de romaria no dia 16 de novembro. Saiba mais!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.