Os missionários redentoristas são conhecidos na Bahia como guardiões do Santuário do Bom Jesus da Lapa. A “Igreja de Pedra e Luz” recebe a visita de milhões de pessoas ao longo do ano, que procuram suas diversas grutas para agradecer e renovar os pedidos ao Bom Jesus, Nossa Senhora da Soledade e tantos outros santos e santas da Igreja. Leia MaisConheça a oração do Papa Francisco pelas vocaçõesDescubra o que está representado na Cruz RedentoristaA vocação de São José segundo o Papa Francisco
O carisma da Congregação fundada por Santo Afonso Maria de Ligório é percebido não somente nos arredores do Santuário, como por toda cidade de Bom Jesus da Lapa (BA). Um desses locais é o Lar de Idosos Bom Jesus, conhecido como “Abrigo dos Pobres”, que atende cerca de 40 idosos em situação de vulnerabilidade.
Atualmente, a administração e direção do Lar está sob responsabilidade dos missionários redentoristas, por meio do Padre Valdeneir Alves de Brito, o primeiro missionário redentorista nascido na “Capital Baiana da Fé”.
Caridade como vocação
Após uma infância e adolescência dedicadas ao estudo e à Igreja, o jovem Valdeneir conheceu os missionários redentoristas e decidiu entrar para a Congregação Redentorista como Irmão religioso. Professou pela primeira vez os votos de pobreza, castidade e obediência em 2014, estudou Teologia e trabalhou na Pastoral Vocacional.
O chamado de Deus e o trabalho das Santas Missões Redentoristas direcionaram a vocação do lapense ao sacerdócio. Após concluir os estudos da Filosofia, foi ordenado padre redentorista no dia 7 de novembro de 2020.
Ainda no contexto da antiga Vice-Província da Bahia (hoje Província Nossa Senhora Aparecida), recebeu o convite do então Provincial Pe. Roque Silva Alves, C.Ss.R., para assumir a administração do lugar conhecido como “Abrigo dos Pobres”:
“Vindo para cá, me deparei com uma realidade que ainda não chegava aos meus olhos. A necessidade de também continuar o carisma da Congregação nas obras sociais. Dei o meu ‘sim’ para assumir o Lar de Idosos Bom Jesus, conhecido como Abrigo dos Pobres. E foi uma alegria retornar para a minha casa, para a minha cidade natal. Hoje estou próximo dos meus pais, da minha família, dos meus amigos e da minha realidade. Dizem que um profeta não é aceito em sua terra natal. Agora, acho que está funcionando o contrário, está tudo bem, tudo ok, uma alegria! É uma alegria saber que o povo da minha cidade se orgulha de ter um sacerdote redentorista”.
O trabalho realizado pelo padre Valdeneir no Lar de Idosos tem o apoio das irmãs da Congregação dos Ministros Enfermos de São Camilo, além da contribuição de voluntários. Hoje, eles são sinais de esperança para os idosos, por meio do diálogo, atendimentos, celebrações de missas e na busca das famílias:
“Tem um outro ponto concreto, que é mostrar que o nosso carisma também é obra social. Santo Afonso cuidou dos pobres, cuidou dos doentes, e nós também temos que fazer isso. Somos Redentoristas e, afinal, todos merecem conhecer a Copiosa Redenção”.
Orgulho de ser “filho de Bom Jesus da Lapa”
O diretor do Lar de Idosos acredita que a mãe, dona Petrina, pessoa muito religiosa e devota de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, contribuiu diretamente para a sua vocação. Outro aspecto que influenciou em sua escolha de ser um missionário redentorista partiu do contexto da cidade de Bom Jesus da Lapa:
“Nós sempre tínhamos aquele negócio de que o pobre não consegue ser padre, o preto não consegue ser padre. Só que aí está o detalhe: Deus chama a todos, sem exclusão. E, às vezes, tem tantos jovens que têm a vocação, mas não conseguem dizer ‘sim’ porque acham que não vão conseguir”.
Que o Bom Jesus da Lapa ilumine inúmeros jovens a seguirem os passos do Pe. Valdeneir, o “Filho de Bom Jesus da Lapa”, como exemplo de caridade aos que mais necessitam!
Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, participação e missão
Pe. Marcos da Silva Santos, C.Ss.R., reflete sobre o compromisso de sermos sinais de fraternidade e unidade no mundo. Confira!
Padre Vítor Coelho: Catequista do povo
Redentorista soube empregar todos os meios que estavam ao seu alcance, para ensinar como viver em uma contínua sintonia com Deus. Saiba mais!
Projeto "Somos Todos Irmãos" alimenta pessoas carentes em Aparecida
Trabalho conjunto de alimentação e inclusão social promovido pelas Irmãs Mensageiras do Amor Divino acolhe em média 30 pessoas carentes por dia. Saiba mais sobre este trabalho!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.