As famílias de hoje enfrentam inúmeros desafios. As relações fluidas da modernidade líquida afetam o coração da instituição familiar: as relações. O alargamento do mundo digital desafia pais e filhos a não perderem a riqueza da presença, do diálogo face a face, do amor vivido com intensidade.
A exigente jornada de trabalho dos grandes centros urbanos exige que os pais se desdobrem para dedicar tempo aos filhos e, assim, educá-los bem. Dentro desse contexto, presenciamos a violência dentro da família, a qual vem ganhando espaço na mídia ao noticiar o crescente número de feminicídios.
Confira no terceiro vídeo da série "Catequese com Santo Afonso - os valores na família", com apresentação do padre Anísio Tavares, C.Ss.R.
Para uma sociedade com relações cada vez mais tênues, Santo Afonso indica a bondade e a mansidão. Inspirados em seus ensinamentos, podemos estar certos de que o caminho para resgatar a instituição familiar não passa pela imposição de normas rígidas, da obediência a todo custo. Menos ainda no uso de palavras ásperas para advertência entre pais e filhos ou entre os próprios cônjuges.
A mansidão e a bondade são dois elementos que não podem faltar nas famílias. Elas ligam coração a coração, abrindo caminhos para a transmissão dos valores fundamentais que formam a consciência.
A mansidão e a bondade desmontam a lógica da maldade, mostrando que um minuto de silêncio pode ser mais útil do que mil palavras ásperas; e que um gesto de carinho tem muito mais força que mil gestos violentos.
Mansidão e bondade, palavras-chave de Santo Afonso para a sua família! Que essa reflexão ajude você a colocar em prática os valores fundamentais da vida familiar.
Da mesma série Catequese com Santo Afonso: como viver em comunidade Catequese com Santo Afonso: Teologia Moral para o povo
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.