Notícias

Celebrações jubilares da Congregação Redentorista em Angola

Mesmo após os 70 anos de fundação, a comunidade católica naquela circunscrição ainda é ativa, dinâmica e participante

Escrito por Redentoristas

18 OUT 2024 - 15H14 (Atualizada em 18 OUT 2024 - 15H55)

Divulgação

Neste ano de 2024 a Congregação do Santíssimo Redentor celebra os 70 anos de presença missionária ininterrupta em Angola, na África. Em janeiro de 1954, vinda de Portugal chegava ao país a primeira equipe constituída por missionários portugueses e espanhóis, entre sacerdotes e irmãos coadjutores. Ponto de partida de sua atuação no país foi a Missão de Cúchi, pertencente então à vastíssima diocese de Silva Porto (Kwito-Bié). Leia Mais70 anos da presença redentorista em AngolaParóquia em Angola vive experiência das Santas Missões Redentoristas

Os redentoristas chegaram ao país convidados pelo pedido do primeiro bispo da diocese, Dom Idelfonso António. Como em Scala, berço da congregação localizada no sul da Itália, também em Angola o início da nossa missão se deu pelo sul. O lugar de fundação da Congregação em angola foi pelo sul, lugar de gente pobre, humilde, de gente marginalizada social e espiritualmente. 

Atividades comemorativas

Os Missionários Redentoristas em Angola começaram a celebração dos 70 anos de presença nesta parcela de África no mês de janeiro com a Profissão Perpétua e a ordenação diaconal de três junioristas (coristas) na província de Huíla, município da Humpata, onde temos uma comunidade.

Em agosto último ocorreu a emissão dos Votos Perpétuos e a Ordenação Diaconal de seis junioristas (coristas) bem como a Ordenação Presbiteral de três diáconos, na província de Huambo.

Celebrações Jubilares na Missão de Cúchi

Entre os dias 12 e 15 de setembro ocorreu a celebração dos 70 anos da chegada dos primeiros redentoristas à Angola na Missão de Cúchi. De fato, foi nesta missão de Cúchi onde começamos, em 1954, substituindo os missionários do Espírito Santo.

Muitas atividades foram realizadas durante os quatro dias: orações, reflexões, visitas às comunidade, mas o ponto mais alto foi a celebração da Santa Missa no domingo, dia 15 de setembro, que por coincidência era o dia da padroeira da Missão: Nossa Senhora das Dores.

Divulgação
Divulgação
Missão do Cúchi tem sua infraestrutura totalmente degradada devido à guerra civil que aconteceu em Angola dentro do processo de independência do país


A celebração eucarística foi presidida por Dom Leopoldo Ndakalako, bispo da diocese de Menongue, contando com a presença de Dom José de Queirós Alves, C.Ss.R., que foi primeiramente bispo de Menongue e atualmente é arcebispo emérito do Huambo; do padre Celino Ndulo, superior Vice-Provincial da Vice-Província de Angola; do padre Bento Katchingangu, pároco da missão e de outros sacerdotes redentoristas e diocesanos de Menongue bem como dos fiéis católicos da Missão.

Importa salientar que a Missão do Cúchi tem sua infraestrutura totalmente degradada devido à guerra civil que aconteceu em Angola dentro do processo de independência do país e por isso, atualmente a missão recebe assistência a partir da Missão de Menongue, onde reside o seu pároco.

Mesmo após os 70 anos de fundação, a comunidade católica naquela circunscrição ainda é ativa, dinâmica e participante. Com o apoio dos cristãos e com o acompanhamento dos missionários redentoristas abre-se um tempo novo para aquela missão. É hora de reconstruir, é tempo de recomeçar por onde começamos como missionários redentoristas em Angola.

Faça você também parte da nossa história contribuindo para a reconstrução da Missão do Cúchi: Templo, residência dos missionários, escola e hospital.

Fr. Baltazar Baptista, C.Ss.R.

Fonte: Colaboração do Pe. Inácio de Medeiros, C.Ss.R.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Redentoristas, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...