Notícias

Comemoração modesta marca encerramento do Ano Clementino em Aparecida

Escrito por Elisangela Cavalheiro

12 MAR 2021 - 15H56 (Atualizada em 17 MAR 2021 - 09H48)

Thiago Leon

Quando o Ano Clementino foi aberto, em 15 de março de 2020, o mundo acabava de receber a informação da declaração da pandemia de Covid-19. Um ano depois, ao encerrar este Ano Jubilar em memória dos 200 anos de morte de São Clemente Maria Hofbauer, a humanidade continua a vivenciar os avassaladores resultados da pandemia. A celebração das comemorações que ocorreu de forma mais modesta do que foi preparada, e não sem razão, fez lembrar as grandes dificuldades que este santo redentorista vivenciou em seu tempo.

São Clemente vivenciou um período muito difícil do ponto de vista político e religioso. No entanto, mesmo com ações ordinárias, depois de sua morte a Congregação Redentorista pode colher conquistas extraordinárias de seu ministério a partir de Viena e Varsóvia.

“São Clemente experienciou na sua própria vida momentos difíceis e desafiadores com a experiência do fracasso que esteve sempre perseguindo a sua vida e suas ações, mas nem por isso ele se deixou desanimar e abater. Então, é com esse espírito que nós também celebramos. Havíamos pensado uma comemoração bastante intensa e tivemos que readaptar. Porém, a intensidade da nossa gratidão é a mesma, o desejo de queremos aprender de Clemente como evangelizar e como ser missionário nos tempos atuais, permanece, e é isso que importa!”, refletiu o superior da Província Redentorista de São Paulo, padre Marlos Aurélio da Silva, C.Ss.R., na missa solene de encerramento do Ano Clementino, realizada às 9h, desta sexta-feira (12).

:: Acesse A12.com/saoclemente

O animador da celebração padre Mauro Vilela, C.Ss.R., assinalou que São Clemente foi “um homem fiel e criativo para as horas favoráveis, e também, na maioria das vezes, para os momentos mais difíceis e desafiadores da evangelização”, e lembrou “que os obstáculos que apareceram em sua vida serviam de estímulo” junto de sua fé inabalável que o tornaram “cada vez mais um dedicado e zeloso missionário. Ele se reinventava e buscava meios de superação”, disse o missionário.

O superior provincial também enfatizou que ao recordar a vida São Clemente e seu dinamismo missionário ao expandir a presença redentorista para além da Itália, onde Santo Afonso a havia fundado, oportunizou que este carisma chegasse em terras brasileiras, como outras mundo afora.

“Somos devedores a Santo Afonso que iniciou o nosso grupo missionário na Igreja, todavia, temos que admirar igualmente a São Clemente Maria Hofbauer. Aliás, nem estaríamos aqui para dizer isso se não tivesse existido esse homem de estatura espiritual tão grande que expandiu a Congregação Redentorista no mundo tornando-a mais missionária e presente em realidades fora da Itália, seu berço, local de sua origem. Depois de 200 anos da morte de São Clemente percebemos que ele continua nos evangelizando, nos provocando e nos dizendo muito. Ele não fez coisas extraordinárias, mas ele foi simplesmente ordinário em tudo o que ele fez. Aí está o segredo da vida de Clemente!”, reforçou o superior.

Reveja a homilia do padre Marlos Aurélio: 


Comemorações modestas

As comemorações ao longo da semana, contaram com um tríduo celebrado no Santuário Nacional de Aparecida e na Basílica Velha em quatro horários diários, sob a presidência de quatro missionários. Os padres Vinícius Ponciano, Paulo Sérgio Carrara (Província do Rio), João Batista de Almeida e Ulysses da Silva, se revezaram em cada horário para compartilhar sobre a vida e espiritualidade de São Clemente.

No Seminário Santo Afonso, lugar da história da presença redentorista da província paulista, na presença de alguns missionários, foi realizado o plantio de uma árvore, Ipê Amarelo, para lembrar o florescimento da congregação no Brasil a partir de sua herança e o descerramento de uma placa comemorativa no hall do Auditório Pe. Geraldo Pires de Souza.

Na placa junto ao Ipê Amarelo, lê-se uma frase de São Clemente:

"O que parece impossível aos seres humanos, é sempre possível a Deus".

Confira fotos da celebração de encerramento e do momento no seminário:


Veja também | Melhores Momentos do Encerramento do Ano Clementino: 



Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elisangela Cavalheiro, em Notícias

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.

Carregando ...