Ninguém está sozinho na vocação. Basta olhar para a história dos grandes profetas bíblicos e ver que muitos deles eram pessoas comuns com defeitos, dúvidas e medos, que conseguiram amadurecer sua vocação e hoje nos inspiram e encorajam a crescer na fé e nas decisões da vida.
Um desses exemplos foi Abraão, a quem chamamos ‘Pai na fé’. Ele tem esse nome porque foi o primeiro a acreditar em um Deus uno, quando em sua época era comum a crença em vários deuses.
Como todos nós, Abraão tinha seus projetos, sua vida, família, e de repente Deus o convida a sair de sua terra e deixar suas tradições para ir para uma terra desconhecida, porém uma Terra Prometida. Nesta terra ele seria o pai de uma nação incontável tal como as estrelas do céu.
Num primeiro momento, seria irresistível para Abraão ir para esta terra, mas ele já tinha lá seus 75 anos. E ainda tinha outra questão que poderia fazer com que fosse difícil para Abraão acreditar em Deus. Afinal, como ele iria ter uma grande descendência, se ele nem tinha filhos com Sara, sua esposa, que era estéril, e sendo ambos já idosos?
Foi aí que Deus então concedeu que Sara tivesse um filho, mesmo na velhice, e esse filho se chamou Isaac.
Leia MaisO que posso aprender sobre negação e confiança com a história de MoisésEm outro momento, Deus provou ainda mais o amor de Abraão, quando pediu que ele entregasse seu filho em sacrifício.
Ele obedeceu, mesmo com dor em seu coração de pai. No exato momento em que ia matar Isaac, Deus interveio para dizer que já havia provado ao extremo sua fé.
Hoje, Deus não nos pede nenhum sacrifício como este que pediu a Abraão, mas de outras formas.
No caminho da descoberta de nossa vocação, ou mesmo na caminhada enquanto cristãos, é fundamental ficar atento ao que Deus nos pede. Se por um lado pode parecer um "sacrifício", temos que aprender a confiar em Deus, porque Seus planos para nós são sempre amparados no amor. Basta rezar e confiar.
Abraão teve que enfrentar muitas provações e dificuldades, mas só assim pode formar uma nação santa!
Esta reflexão foi baseada no livro "Descobrindo a minha vocação - Acompanhamento Vocacional - 2ª Etapa", de autoria do missionário redentorista padre Geraldo de Paula Souza e Irmã Sandra de Souza do Instituto Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus. O livro faz parte de uma série de três volumes: "Despertando a minha vocação - Acompanhamento Vocacional - 1ª Etapa" e "Respondendo a minha vocação - Acompanhamento Vocacional - 3ª Etapa". |
A série pode ser adquirida no site da Editora Santuário.
Província cria articulação para refletir pautas da comunidade negra
Unidos pela fé e pela luta: Missionários Redentoristas Negros!
"A fé nasce da pregação", diz redentorista em Romaria das Santas Missões
Missionários Redentoristas realizam 34ª edição de romaria no dia 16 de novembro. Saiba mais!
O primeiro redentorista professo brasileiro
José Ferreira Caminha nasceu no dia 18 de novembro de 1841. Leia sobre sua história!
Boleto
Carregando ...
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.